quarta-feira, 26 de maio de 2021

Terceira Onda: Infectologista prevê superlotação de UTIs em cerca de duas semanas


De acordo com o médico infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da USP, é “inevitável” a disseminação no Brasil da nova variante do coronavírus descoberta na Índia. Além dos casos registrados no Maranhão, o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pará e Ceará também investigam casos suspeitos. Apesar de discordar da classificação de uma “terceira onda”, ele prevê que as UTIs devem chegar ao limite da capacidade em diversos estados – incluindo São Paulo – nas próximas semanas, devido ao agravamento recente da pandemia.

Boulos destaca que a escalada recente no número de casos está ocorrendo mais lentamente, em função do número já elevado de infecções. Além disso, a vacinação, mesmo caminhando a passos lentos, também começa a surtir efeito. Por outro lado, a capacidade de atendimento das redes de saúde foi ampliada nos últimos meses. Ainda assim, não será suficiente, alerta o médico.

“Nesse último período, entre fevereiro e março, só em São Paulo foram criados 4 mil leitos extras de UTI. Mesmo assim não foi possível dar conta e muitos morreram sem atendimento especializado”, explicou Boulos, em entrevista a Marilu Cabañas no Jornal Brasil Atual desta quarta-feira (25).

“Estamos com uma capacidade assistencial muito maior. Ainda assim, não deve ser suficiente. É possível que em duas semanas, ou um pouco mais, a gente chegue outra vez à lotação máxima das UTIs em São Paulo, assim como já ocorreu em outros estados”, acrescentou.

Fonte: RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário