segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR ESTÁ ACONTECENDO HOJE NA ALESC

imagem reprodução/ebbpz.blog

Entre as décadas de 1940 e 1960 no Brasil, inúmeras profissões foram regulamentadas a partir das crescentes demandas e reivindicações dos trabalhadores por melhores condições de vida e ampliação de seus direitos. Infelizmente, algumas ainda amargam a dura realidade de não ter definido o estatuto legal da sua profissão e não poder se apresentar de fato e direito como profissional de determinada área ao conjunto da sociedade, a exemplo do Historiador.

É incompreensível a contradição do Estado brasileiro que exige critérios que avaliam, regulamentam e reconheçam os cursos de graduação, mestrado e doutorado em história, e que ao mesmo tempo não autentica a regulamentação dos profissionais que foram qualificados para uma determinada área correspondente ao universo do trabalho.

É nesse contexto que o projeto de lei n. 368/2009 aprovado no Senado passará pela análise e aprovação na Câmara através do PL 4699/2012. Por isso, é preciso pressionar os parlamentares para que o projeto entre na pauta da Câmara para ser aprovado.

Para discutir a pauta, em Santa Catarina, está acontecendo hoje, dia 05 de agosto, às 14 horas, no Plenário Paulo Stuart Wrhigth – ALESC, uma Audiência Pública para tratar da regulamentação da profissão. Na mesa de debate estarão presentes representantes da UDESC, ANPUH – Associação Nacional de História, UFSC, SINTE/SC e Secretaria de Educação de SC.
fonte/envio:Dandy dos Santos/Popular FM

Um comentário:

  1. Infelizmente, não convidaram para a audiência pública nenhum representante das muitas entidades que criticam esse projeto de lei, como a Academia Brasileira de Letras, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, etc. Uma "audiência pública" onde apenas um dos lados é ouvido não tem validade. Ver: http://profissao-historiador.blogspot.com.br/2013/08/deputado-pedro-uczai-organiza-audiencia.html

    ResponderExcluir