segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Seminário discutiu inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

ilustrativa/reprodução - alesc

Aprofundar as discussões sobre a inclusão profissional da pessoa com deficiência e suas implicações atuais relacionadas ao contexto social, legal e ético. Com essa proposta, foi realizado na última sexta-feira (9) o V Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, no Centro de Eventos de Itajaí. De iniciativa do Centro de Apoio Profissional, Acompanhamento e Inclusão no Mercado de Trabalho (Capacit), o evento contou com a parceria da Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Segundo,Janice Steidel Krasniak, coordenadora do colegiado, salientou que o Parlamento catarinense, após receber várias reivindicações referentes ao tema, criou, a partir da Resolução n° 6.7/2003, o Programa Alesc Inclusiva, que tem como propósito a contratação de pessoas com deficiência para estágios no Legislativo.
“A principio, o contrato será de um ano, renovável por mais um ano, se houver interesse de ambas as partes. Essa é uma conquista em parceria com o Coned e a Fundação Catarinense de Educação Especial. Queremos tornar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina referência no modelo de inclusão da pessoa com deficiência”, revelou.
Presente no seminário, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Volnei Morastoni (PT), destacou a importância do Legislativo estar integrado às entidades da região do Alto Vale de Itajaí que atuam nessa causa. “Cada vez mais aproximamos esse debate, que está no contexto dos direitos humanos e do direito da pessoa com deficiência, especialmente o direito de acesso ao trabalho. Apesar do preconceito, iniciativas como essa vêm mostrando à sociedade em geral a importância da inclusão e, assim, vamos vencendo barreiras”, destacou.
Fonte:ALESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário