quarta-feira, 17 de maio de 2017

Cidasc abre inscrições para Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC


Estão abertas as inscrições para participar do “Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC”, organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Santa Catarina – CPOrg-SC. O evento ocorrerá durante a Semana Nacional do Alimento Orgânico, no próximo dia 1 de junho, a partir das 8 horas, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, em Florianópolis.

Na oportunidade, serão apresentados os resultados do Programa de Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos – MPOrg-SC. Esse monitoramento é uma das atividades desenvolvidas pela Cidasc mediante o Programa SC Rural (Projeto 127), da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR, que foi desenvolvido com êxito desde 2012 e concluído em 2017.

Por meio do Programa SC Rural, a Cidasc realiza coletas, na produção e no comércio, de amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis, em 90 municípios, que chegam ao consumidor sob o rótulo “orgânico”.

O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em conformidade com a legislação. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017 foram examinadas cerca de 1.700 amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda.

Também serão apontados os resultados do Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos, por meio dos quais saberemos o que pensam os produtores, técnicos, público consumidor e outros agentes envolvidos com o alimento orgânico. Essas informações serão úteis para a proposição de políticas públicas para o setor.

O Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que as informações orientarão os trabalhos de análise de resíduos, identificando os pontos fortes e fracos na produção de orgânicos em Santa Catarina.

Inscreva-se para participar do Seminário clicando aqui.

Programação:Dia 01/06/2017
Local: Auditório da Epagri, Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Itacorubi, Florianópolis, SC, Brasil.

Manhã
(Mesa Redonda Mapa, Cidasc, resultados do monitoramento MPOrg-SC)
8 às 9h – Credenciamento
9 às 9h15 – Abertura
9h15 às 10h – Resultados do MPOrg-SC Cidasc, SC Rural – Eng. Agr. Matheus M. Fraga
10 às 10h30 – Resultados das atividades do Mapa – Eng. Agr. Eduardo Amaral
10h30 às 11h – Pesquisa Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos – Eng. Agr. Mario A. A. Verissimo
11 às 11h30 – Debate

Tarde
(Palestras sobre Produção/Produtos Orgânicos)
13h30 às 14h30 – Qualidade do alimento orgânico e segurança alimentar – Profa. Nutricionista Elaine de Azevedo (UFES)
14h30 às 15h30 – Mercados de alimentos orgânicos e os desafios de aproximar produtores e consumidores – Eng. Agr. Oscar Hover (Professor UFSC)
15h30 – Intervalo
15h50 às 16h40 – Apresentação de experiências dos agricultores da Rede Ecovida
16h40 – Debate

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.


Assessoria de Comunicação – Cidasc

Nenhum comentário:

Postar um comentário