terça-feira, 16 de maio de 2017

Texto do Professor Universitário do TEXAS em El Paso, o Brasileiro dialoga com Dilma



Querida Presidenta Dilma Rousseff,

Nos viemos desda fronteira do Texas com Mexico para apoiarla. Sou professor universitario na   Universidade do Texas em El Paso. Sou brasileiro e com muito orgulho.
Gostaria de começar dizendo que sem verdade não há democracia, nem no Brasil, nem nos EUA, e nem em qualquer outro lugar. Como cientista e professor, dependo da verdade e evidência para praticar a minha melhor análise científica crítica de fatos e eventos históricos, para fazer uma revisão autentica da realidade e não ingenua, como ja dizia o grande mestre Paulo Freire.
Então como cientista eu sei que a presidenta Dilma foi eleita democraticamente pela segunda vez consecutiva, com 54 milhões de votos e foi afastada do poder injustamente sob falsas premissas por políticos patriarcais brancos corruptos. Como homem minha presença aqui é testemunhar a importância dos homens na desconstrução do patriarcado do qual nos beneficiamos.
Eu tive que deixar o Brasil por causa da perseguição durante a ditadura militar, no entanto nosso trabalho deu resultado. Eu participei de muitas manifestações do PT, Teologia da Libertação... Eu estava na Praça da Se’ em São Paulo na maior manifestação pras Diretas Já. Orgulho-me de dizer que nosso esforço é um testemunho e prova de que um mundo diferente, mais justo e mais humano é possível. A Presidenta Dilma juntamente com o governo Lula deram origem a inúmeras novas iniciativas e transformaram o status quo e provaram que o impossível é apenas aquilo que não tinha sido tentado antes.
Meu colega Professor William Medina Jerez (2017) diz que o Brasil é o país que mais investiu em ciências do que todos os países da América Latina. E eu diria ainda mais do que o Japão.
A minha universidade recebeu mais de 200 brasileiros com bolsa de estudos completo, pago pelo governo brasileiro. E aproveito a ocasião para extender meu convite a Presidenta Dilma a nos visitar, pois gostariamos de agradecer-la pessoalmente pela magnifica obra e realização.
Estou escrevendo um livro sobre os movimentos sociais, e a narrativa dominante neste livro é o legado histórico positivo deixado pelo governo do Brasil nos últimos 12 anos, que com o apoio e alianças de diversos movimentos sociais chegou a fazer muito pelo nosso povo, obviamente agora culminando com o golpe parlamentar, judiciário, mídiatico e apoiado pelo imperialismo predador Norte Americano. A população brasileira esta anestesiada, domesticada, indotrinada pela midia da classe dominante.
Presidenta Dilma como vivo na fronteira dos EUA / México, esta região serve como um termômetro para sentir a turbulência internacional. No final da administração de Cardoso e no início de Lula nós tínhamos muitas pessoas cruzando a fronteira e sendo deportadas de volta ao Brasil, especialmente depois da novela América.
Como o Brasil teve uma grande prosperidade e avanço econômico, social, muitos brasileiros no exterior retornaram ao Brasil. Por 12 anos não ouvimos muito sobre imigração brasileira, mas agora novamente uma grande onda deimigração brasileira resurgiu, 5 brasileiros são detidos por dia cruzando a fronteira, 150 estão detidos no centro de detenção de imigração Americana. A maioria aplica por asilo polico, mas são ao deportados ao Brasil.
O Brasil parece passar por um periodo de luta contra a transparencia publica. E se fala de politica como se fala de futebol, como se fosse um jogo, nós contra eles. Mas na verdade se trata de decições sérias que afetam a vida das pessoas permanentemente, por isso eu como educador defendo a importancia da afalbetização politica, o desenvolvimento da consciencia critica, pois a qualidade da democracia depende da qualidade de educação do povo.
Tenho pesquisado aqui nos Estados Unidos como as religiões foram exportadas ao Brasil e com um grande apoio financeiro americano, por exemplo as religiões mormans, evangelicas, protestantes...com intuito de dominação e estão conseguindo.
O afastamento da Presidenta Dilma foi por causa de acertos e não por causa de erros. Principalmente pelos feitos e esforços contra a corrupção. O governo PT foi o que mais passou leis contra a corrupção, mas isso encomodou muito principalmente aos coruptos mais poderosos, pois anteriormente somente ia pra cadeia os mais pobres.
Neste momento atual ja se nota claramente o aumento da violencia no Brasil e por isso eu digo: quando os liders de um pais não respeitam as lei, o povo se questiona porque eles então precisam respeitar a lei?
O governo Lula e Dilma foi o governo que mais construiu universidades, moradias pros sem tetos, desenvolveu ações affirmativas para eleminar a racismo e fazer uma correção racial...
Nunca o governo brasileiro teve um avanço economico neste patamar, de chegar a ser a quinta maior economia mundial. Levar agua às regiões secas do Nordeste brasileiro...
Por isso pergunto a presidenta Dilma como nós brasileiros transnacionais vivendo no exterior podemos ajudar o Brasil a reconquistar a democracia?
Como podemos voltar a sonhar por um Brasil mais solidario, menos feio, mais justo, onde se pode ultrapassar as diferenças e assim sendo poder amar mais e odiar menos?


por: César Augusto Rossatto, Ph.D.
Sociocultural Foundation of Education
Associate Professor
Critical Pedagogy & Multiculturalism and Social Justice
The University of Texas at El Paso

Nenhum comentário:

Postar um comentário