quarta-feira, 11 de julho de 2018

TANGARÁ: Iniciado mais um Grupo de Apoio e Combate ao Tabagismo

O tabagismo integra o grupo dos transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substância psicoativa na Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, 1997) e é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.
É reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.
De acordo com o art. 196, da Constituição Brasileira: a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A promoção da saúde é uma das estratégias do setor Saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. 
Nessa perspectiva, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolve três ações centrais: prevenir a iniciação e incentivar a cessação do tabagismo e à promoção de ambientes livres de tabaco. 
O programa de combate ao tabagismo já existe no nosso município, trabalhamos com a formação de grupos de pessoas que se interagem com um único objetivo sob a coordenação enfermeira Ivonete Aparecida Lisboa Meneguzzi e psicóloga Andreia Piccinin.
Inicio julho de 2018
1º sessão dia 10/07/18
2º sessão dia 17/07/18
3º sessão dia 24/07/18
4º sessão dia 31/07/18
Inicio às 19h e término às 20h30min
Local :  Posto de Saúde Central
Interessados deverão entrar em contato com o posto de saúde, deixando nome e telefone para contato ou ligar para uma das coordenadoras pelo número
3532-1217 ou 3532-7470

 Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário