sábado, 14 de julho de 2018

Uczai formaliza convênio entre HUST e governo federal

De passagem por Joaçaba, onde esteve nesta sexta-feira (13) para formalizar o convênio de quatro milhões de reais ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), o deputado federal Pedro Uczai (PT) também esteve na Câmara de Vereadores de Joaçaba onde foi recebido pelo vereador Sergio Favretto (PT). Trata-se de uma emenda parlamentar do deputado no valor de R$ 3.999,202 (três milhões, novecentos e noventa e nove mil e duzentos e dois reais), cujos valores ainda aguardam liberação através do Ministério da Saúde.
  “É importante ressaltar que investir no hospital, que é regional, foi uma decisão coletiva entre os representantes do nosso partido dos municípios vizinhos. Deixamos de destinar cerca de 100 mil para cada uma das 40 cidades mais próximas daqui para investir quatro milhões no HUST. É uma dupla gratificação pois, de um lado há o investimento em saúde, no tratamento e na cura das milhares de pessoas que ali são atendidas. No outro, estamos investindo também no aperfeiçoamento de tecnologias que vão colaborar para melhorar ainda mais a formação dos profissionais da área da saúde – médicos, enfermeiros e outros – que tem o hospital como base na formação para os respectivos cursos da Unoesc de Joaçaba”, disse ele.        
                                                               Flexibilização no uso de agrotóxicos
Questionado sobre a lei que tramita na Câmara dos Deputados prevendo à flexibilização no uso de agrotóxicos, o deputado disse ‘ser contra o pacote dos venenos’. Ressaltou que, em Joaçaba são feitas em torno de 117 cirurgias mensais devido à existência de câncer. Deste total, em cerca de 15 a 20% dos casos a doença foi provocada por origem genética. O restante é provocado pelo estilo de vida e neste cenário, a água pode estar contaminada, o ar que respiramos e, principalmente o alimento pode estar contaminado pelo uso de agrotóxicos.
“Precisamos de uma política nacional de redução de uso de agrotóxicos, não de flexibilização. Não basta colocarmos quatro milhões de reais no hospital (HUST) sem pensar na saúde preventiva. É uma atitude criminosa que não pode ser aprovada. O Brasil é o campeão mundial de uso de agrotóxicos desde 2008. A população precisa se manifestar, seja pelas redes sociais, seja buscando o contato com seus representantes no congresso”, enfatizou.
O projeto de lei já foi aprovado pela comissão especial da Câmara dos Deputados mas, precisa passar pelo plenário da Câmara. Para entrar em vigor, também terá que passar pelo Senado e receber a sanção presidencial.

Fonte: CMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário