segunda-feira, 27 de março de 2017

Epagri/Ciram lançou sistema web e aplicativo mobile para vitivinicultura

A Epagri/Ciram lançou no último mês em São Joaquim, o Sysvitis, um sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura catarinense. Clique aqui para acessar o site.

Foi lançado também e já está disponível o aplicativo Sysvitis Mobile que vai ser usado pelos agricultores para coleta dos dados em campo. Esses dados poderão ser coletados mesmo de modo off-line e, quando o agricultor chegar com seu celular ou tablet a um local com internet, eles serão automaticamente adicionados ao Sysvitis. Clique aqui para baixar o aplicativo na Google Play.

O sistema poderá ser acessado por produtores de uvas ou pelo público geral, bastando para isso um login e senha, que devem ser solicitados pelo e-mail sysvitis@epagri.sc.gov.br.

Dentro do site, o agricultor vai cadastrar dados de sua produção, como fenologia, maturação e colheita. Ele também vai associar a localização de seu parreiral à estação meteorológica mais próxima e assim, cruzar seus dados com os de clima gerados pelo equipamento, agregando valor à informação final.

Caberá ao vitivinicultor decidir se seus dados ficarão públicos ou para seu uso restrito. Já o usuário comum poderá ver os dados publicados, mas não poderá cadastrar informações no sistema.

Na prática, o Sysvitis vai se tornar, ao longo dos anos, um arquivo histórico da produção de uvas em Santa Catarina, que permitirá ao produtor e aos entes públicos realizar comparações entre safras e tomar decisões mais assertivas. Ao serem lançados no sistema, os dados também ganharão mais valor graças ao cruzamento com dados climáticos. Esse cruzamento irá gerar informações importantes para a prática agrícola, explica Hamilton Justino Vieira, Gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram), que desenvolveu a tecnologia.

O Sysvitis é um dos resultados do projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense, desenvolvido desde 2005 numa parceria entre a Epagri/Ciram, a UFSC e o Instituto San Michele, localizado na Província Autônoma de Trento. A Província ofereceu apoio financeiro e suporte técnico-científico, permitindo o intercâmbio de técnicos e de conhecimentos que resultaram na produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina.


Em 2005, ano importante para a vitivinicultura estadual, foi firmado um convênio entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Trento, para colaboração técnica e execução do projeto "Tecnologias para o desenvolvimento da vitivinicultura catarinense"" com quatro Vinhedos no Planalto Catarinense, especificamente, nas regiões de São Joaquim, Campos Novos, Tangará e Água Doce. 
Deste projeto, originou o SysVitis que foi desenvolvido para organizar os dados e gerenciar os resultados vitícolas e enológicos da videira (Vitis vinífera L.) dos trabalhos desenvolvidos da parceria entre a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Fondazione Edmund Mach - Istituto Agrário di San Michele all' Adige, Trento (Itália). As informações são da Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário