terça-feira, 28 de março de 2017

SEMENTE: Colheita de pinhão será liberada a partir de sábado


A Polícia Ambiental de Caçador orienta a população a respeitar o prazo legal

foto1
Com a volta do clima frio no outono, é tradicional o início do consumo do pinhão em Santa Catarina. Mas, a Polícia Militar Ambiental de Caçador alerta que a colheita e comercialização do alimento somente são permitidos a partir do próximo sábado, dia 1º.

Segundo o comandante do grupamento de Polícia Ambiental, sargento Marcos Antônio Spoczak, a data é estipulada pela Lei Estadual nº 15.457, que desde 2011 proíbe a comercialização, transporte e colheita de sementes de araucária (pinhão) antes do prazo.
“O objetivo desta lei é garantir a alimentação da fauna e consequentemente a dispersão da semente pelos animais gerando novos pinheiros”, explica o sargento.
Até agora a Polícia Ambiental não registrou ocorrência relacionada à venda ou colheita antecipada em Caçador, mas o comandante pede a colaboração de todos para respeitar o prazo estipulado. Quem for flagrado cometendo o ilícito será penalizado.
“Até o dia primeiro de abril quem for flagrado colhendo, transportando ou comercializando pinhões antes da data será autuado e responderá um processo administrativo ambiental”, explica. A multa varia de acordo com a quantidade.

Caçador Online  

Nenhum comentário:

Postar um comentário