quarta-feira, 8 de março de 2017

REGIÃO: Romaria Penitencial à Frei Bruno acontece neste domingo (12) e terá novidades




Pelo 27º ano, devotos de várias partes de Santa Catarina e até mesmo de outros estados do Brasil devem se reunir em Joaçaba para a Romaria Penitencial à Frei Bruno, o frade franciscano que passou seus últimos anos de vida em Joaçaba e marcou toda a região pelo seu exemplo de humildade, sendo reconhecido por muitas pessoas como provedor de graças. E para a romaria, ato no qual os fiéis percorrem o trecho entre a catedral Santa Terezinha e o cemitério Municipal Frei Edgar, onde o Frei está enterrado, haverá novidades na parte da liturgia desta celebração.

De acordo com Padre Pedro Manchini, Pároco da Catedral Santa Terezinha, Joaçaba, diferente dos outros anos, a missa começará junto com o início da caminhada. “Na concentração em Frente a Igreja, o bispo irá realizar o sinal da cruz, então todos seguirão caminhando e paralelo seguirá a missa com o ato penitencial e a via-sacra, fazendo alusão à Campanha da Fraternidade, que é sobre biomas brasileiros e a defesa da vida. Chegando no cemitério, os demais ritos da missa terão continuidade”. Explicou o Pároco.


Outro momento importante da missa está previsto para o ato que simbolizará o encerramento da etapa diocesana em prol da Beatificação do Frei. Para tal, uma urna com depoimentos e outros documentos sobre a vida de Frei Bruno e sua intercessão pelos fiéis, será fechada e finalmente encaminhada à Roma, para que o processo que visa tornar Frei Bruno beato tenha continuidade.


Preparativos sendo finalizados

A preparação para a Romaria de Frei Bruno está acontecendo desde o início do ano, quando as diversas equipes envolvidas na organização começaram as reuniões e planejamento das ações para esta que é uma das maiores demonstrações da fé católica aqui na região, e, faltando menos de uma semana para sua realização, tudo está praticamente finalizado.

“Em termos de estrutura, o som, apoio do Corpo de Bombeiros e Policia Militar, espaço para a acolhida aos romeiros, que chegam cedinho, barraquinhas com a venda das lembrancinhas, tudo está organizado. Também definimos a parte litúrgica, faltando apenas alguns detalhes da logística para a distribuição da Santa Hóstia, na hora da comunhão, já que é grande a concentração de pessoas”. Comentou Padre Pedro.

A procissão está marcada para ter início as 8h00 da manhã do domingo. A concentração será como os outros anos, em frente a Catedral Santa Terezinha. A expectativa é que mais uma vez, uma grande multidão de fiéis acompanhe a Romaria.

“Para os devotos, não há dúvida que Frei Bruno já é santo. Porém, precisamos dessa confirmação, deste reconhecimento perante toda a igreja. Esperamos que isso aconteça o mais rápido possível e enquanto isso que todos sigam em muita oração”. Finalizou Padre Pedro Manchini.

Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário