quarta-feira, 14 de agosto de 2019

REGIÃO:Fraiburgo sedia Copa Scherer 4x4 Carbon Free e já é chamada de “Terra do Rally”

Cidade recebeu a segunda prova do ano da competição no sábado, dia 10, no final de semana de Dia dos Pais


A segunda prova do ano da Copa Scherer 4x4 Carbon Free foi realizada em uma cidade que está cada vez mais acostumada com Trollers, Pajeros, Willys, Jimnys e outros carros 4x4 coloridos, bem preparados e adesivados circulando em suas ruas. Fraiburgo já é conhecida como a “Terra da Maçã”, mas agora também vem sendo chamada de “Terra do Rally de Regularidade”. Depois do Transcatarina realizar a abertura da competição pela 11ª vez no município, chegou a vez da Copa Scherer 4x4 Carbon Free levar seu espírito off-road para Fraiburgo. A prova aconteceu no sábado, dia 10 de agosto, e reuniu amigos e famílias de amantes do off-road nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light. E para comemorar o final de semana de Dia dos Pais, não faltaram pódios recheados de duplas de pais e filhos, uma marca da competição.
A prova de Fraiburgo foi válida pelas pela 3ª e a 4ª etapas da edição de 2019 da competição do Oeste Catarinense. Os competidores foram recepcionados ainda na sexta-feira, dia 9, em confraternização no Hotel Renar. No sábado, o desafio contou com trajetos realizados no Parque da Maçã e ao lado do Pórtico de Fraiburgo, além de fazendas da região. O diretor técnico, Alexandre Rech, prometeu sua melhor prova do ano aos competidores. “Usamos duas novas fazendas de pinus com estradas ótimas e tivemos um deslocamento inicial de 16 quilômetros e final de apenas oito. A cidade de Fraiburgo apoiou evento e me sinto a vontade para dizer que, além da Capital da Maçã, aqui também é a capital do rally”, diz Rech.
Novo Líder na Graduado
Depois da prova de Fraiburgo algumas duplas começaram a se destacar no ranking geral da competição. Com duas vitórias nas duas etapas do dia, o piloto Leandro Rodrigo Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC), assumiram a liderança da categoria Graduado. Os dois são os atuais campeões da Copa Scherer 4x4 Carbon Free. “A prova foi divertida, muito em conta das fazendas disponíveis para a gente andar na região de Fraiburgo. O resultado foi muito importante para o campeonato, mas apesar do primeiro lugar não estou satisfeito com a minha performance, poderia ter navegado melhor”, comenta Michael.
Dia dos Pais no pódio da Turismo
A categoria intermediária da Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem a cara da competição em 2019. As famílias estão dominando as disputas da Turismo e a comprovação disso foi o pódio de Fraiburgo que contou com três duplas de pai e filho em pleno final de semana de Dia dos Pais. Quem levou a melhor foi o piloto José Andrade Junior e seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade. A dupla é de Piratuba. “A prova de Fraiburgo foi muito esperada e pode-se dizer que vai ser a prova mais técnica e exigida da Copa Scherer em 2019. Essa prova colocou os navegadores à loucura, com muitos ‘pega bobos’ que exigiram o máximo dos navegadores. Já a parte dos pilotos não foi menos desafiadora, pois tivemos muitas mudanças de média. Mas o melhor desta e de outras provas é estar ao lado do meu melhor amigo, meu pai”, comenta Bernardo.
Os dois venceram a prova de Fraiburgo e assumiram a liderança da categoria deixando para trás outra dupla de pai e filho de Piratuba, o piloto César Leobet e o seu filho, o navegador Eduardo Leobet. “Como sempre, as provas elaboradas pelo Alexandre Rech são muito bacanas. A prova de Fraiburgo estava técnica, o que fez os navegadores pensarem e mostrarem a direção rapidamente. Para a diversão dos pilotos, contamos com muitas mudanças de médias de velocidade, mas sempre médias desafiadoras”, pontua César.
Com os resultados acumulados os Andrade têm apenas dois pontos a mais que a família Leobet. Ainda vibrando pelos desafios impostos em Fraiburgo, as duplas já contam os dias para a próxima prova que acontece em Curitibanos no dia 14 de setembro. “A primeira etapa de Fraiburgo foi mais longa e em linha. Eu cometi um erro, o que comprometeu nosso desempenho no dia, mas estava tudo show. As médias estavam altas e boas para acelerar. Já na segunda etapa fomos melhores e conseguimos a primeira colocação, acertamos todas as pegadinhas e conseguimos andar mais concentrados. No Parque da Maçã também foi muito legal, com médias altas em um terreno de brita. A prova estava perfeita, já estamos aguardando a próxima em Curitibanos”, vibra Eduardo.
O pódio da Turismo ainda contou com uma dupla local de pai e filho. O piloto Paulo Lacowicz e seu filho, o navegador Ramon Lacowicz, representaram Fraiburgo no quarto lugar da categoria. No entanto, mais do que subir ao pódio em família, a dupla comemorou a realização do evento em sua cidade. “Foi muito gratificante receber o pessoal do rally da Copa Scherer aqui em Fraiburgo e ver nas expressões dos participantes a comprovação que a organização estava legal e que a prova foi uma das melhores dos últimos tempos. Tivemos uma prova em piso seco, mas com uma variedade de tipos de pisos que deixou a prova muito técnica e divertida. No entanto, o que me deixou mais feliz foi o título que estão dando a Fraiburgo de ‘Terra do Rally’, é muito emocionante”, comenta Paulo.
Disputas acirradas na Turismo Light
Além de reunir famílias, a Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem a tradição de formar novas duplas de competidores e a categoria Turismo Light está mostrando o motivo desta fama em 2019. Até agora o ranking conta com 15 duplas disputando o título e a pontuação está acirradíssima nas primeiras colocações. Em Fraiburgo quem conquistou o primeiro lugar foi uma dupla que não conseguiu competir na primeira prova do ano e chegou com tudo para recuperar os pontos perdidos.
O piloto Giovani Modolon, de Jaguaruna (SC), e o navegador Fábio Conte, de Joaçaba (SC), foram os campeões do Transcatarina deste ano e chegaram na Copa Scherer para apimentar ainda mais as disputas da Turismo Light em 2019. “A prova foi muito divertida. Depois da experiência que tivemos com o Transcatarina viemos mais confiantes. A prova decorreu bem, com médias justas e pegadinhas bem feitas. Conseguimos terminar felizes, pois sabíamos que tínhamos conseguido fazer todo o percurso sem erros. Estamos prontos pra próxima prova em Curitibanos, onde queremos repetir a posição e assim chegar bem na final do campeonato”, conta Fábio.
Compromisso ambiental
A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.
Calendário 2019
25 de maio | Joaçaba
10 de agosto | Fraiburgo
14 de setembro | Curitibanos*
12 de outubro | Caçador
23 de novembro | Final a definir

*As inscrições para a prova de Curitibanos já estão abertas no site www.copascherer4x4.com.br.
Acompanhe a Copa Scherer!
Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4x4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova. A competição também conta com Canal no YouTube, acesse e assista nossas aventuras.
A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4x4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Batata Chips STRIKE, Cup Noodles, Berg Bier Cervejaria e Prefeitura de Fraiburgo. A etapa local contou com apoio de Hotel Renar e Polpa Brasil.
Confira abaixo os pódios completos de cada categoria em Fraiburgo:
PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)
1º Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Leandro de Macedo Ferreira (Curitiba-PR)
3º Dirceu Potrich e Arlon Savaris (Ipira-SC)
4º Renato Uliana e Álvaro Uliana (Joaçaba-SC)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)
1º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
2º César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
3º Edson Ziolkowski (Fraiburgo-SC) e Luciano Felipe Pasqual (Videira-SC)
4º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
5º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)

PÓDIO TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Giovani Modolon (Jaguaruna-SC) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
2º Telmo Ferreira Bastos e Leonardo Bastos (Curitibanos-SC)
3º Ramon Oliveira de Souza (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
4º Altair Maziero (Ouro-SC) e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)
5º Eduardo Fuccino e Sônia Aparecida Lacowicz (Fraiburgo-SC)

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4/foto -Henrique Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário