quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Administração Municipal de Pinheiro Preto inicia campanha de combate ao mosquito borrachudo



Nesta semana a administração municipal de Pinheiro Preto iniciou através da Secretaria de Agricultura, a campanha de combate ao mosquito borrachudo na zona rural.
O objetivo é intensificar as atividades de prevenção aos males causados pela expansão do borrachudo, e promover orientações para reduzir a proliferação do inseto, principalmente na área agrícola.
Nos próximos dias os servidores estarão percorrendo os distritos e áreas mais afastadas, realizando o trabalho de conscientização e orientando aos agricultores que possuem propriedades, para aplicarem o larvicida biológico (BTI), principalmente em beiras de arroios e rios, para combater a larva e evitar a disseminação.
O secretário da Agricultura de Pinheiro Preto Edson Rabuske, reforça a importância desta ação, visto que o mosquito é transmissor da febre oropouche e a oncocercose, além de doenças que podem causar febre alta, dores articulares e musculares, meningite, lesões na pele e até cegueira.
- "É uma importante campanha, pois nessa época do ano, existe a maior propagação do mosquito e o índice mais elevado de transmissão de doenças, principalmente na zona rural. É um mosquito que se alimenta de matéria orgânica e se cria próximo as costas dos rios, devido as pedras que mantem a larva submersa".
Edson esclarece também que hoje o município tem um custo que gira em torno de R$140,00 por litro de larvicida biológico (BTI), e que os mesmos são entregues aos agricultores para que eles façam o despejo do produto no rio próximo a sua localidade.
É importante estar sempre atento e seguir as seguintes orientações para a prevenção da proliferação do borrachudo:
- Não jogue lixo ou restos de comida nos rios
- Prefira as roupas de algodão fino e de mangas compridas
- Use telas nas portas e janelas de casa
- Faça uso de repelentes ou cremes perfumados nas partes descobertas do corpo, como mãos, pernas e pés, principalmente em locais ao ar livre
- Evite o desmatamento de áreas próximas aos rios, que abrigam pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos
Em caso de algum dos sintomas, procure a Unidade de Saúde Básica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário