terça-feira, 25 de junho de 2013

Brasileiros usam mais cartão de crédito, mas 72% não sabem valor de juros

cartoes-de-credito-uso-imagens
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Apesar do cartão de crédito ser utilizado por 83% da população, sete em cada dez brasileiros não sabem o quanto pagam em taxas de utilização. As informações fazem parte de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada nesta terça-feira (25).
De acordo com o estudo, 72% dos consumidores não sabem quanto pagam pelos juros quando deixam de quitar o valor integral da fatura do cartão. O levantamento também apontou um aumento significativo no número de consumidores que dividem os gastos em parcelas.
No ano passado, 11% da população dividiu em mais de dez vezes as compras de eletrodomésticos, esse percentual passou para 50% em 2013. Situação semelhante ocorreu em relação aos gastos com imóveis e aparelhos eletrônicos.
A pesquisa destaca ainda que o descontrole financeiro é o principal motivo para a inclusão de dívidas em atraso nos serviços de proteção ao crédito, correspondendo a 41% dos casos. A falta de planejamento dos gastos aparece até mesmo na frente do desemprego.
Segundo o estudo, 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído em cadastros de inadimplência. Para a elaboração do levantamento foram entrevistadas 604 pessoas de todas as capitais do país.
fonte: Radioagência NP, Daniele Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário