quinta-feira, 20 de junho de 2013

Junho é mês de festas para idosos de Videira





Integrantes do Programa de Atenção à Pessoa Idosa do Departamento de Ação Social da Prefeitura de Videira estão aproveitando as tradicionais festas juninas comemoradas durante  todo o mês. No último dia 7, centenas de idosos participaram de um baile junino, nas dependências do Centro de Eventos Vitória – CEVI. Já no dia 12 o grupo seguiu para Rio das Antas onde apresentaram a dança da quadrilha sob a coordenação dos professores Carla Santin Manenti e Luiz Eduardo Bondan. Seguindo a tradição, em todos os eventos foram servidas comidas típicas como pipoca, pinhão, amendoim, canjica, bolo de milho, batata doce e quentão.


Professores que atuam com idosos participam de curso de aperfeiçoamento

Coordenadores e professores dos grupos da Terceira Idade que fazem parte da Comissão Regional do Idoso participaram nos dias 13 e 14 de junho, em Garuva, de um curso de Dança Circular.  Gláucia Perazzoli – presidente da Comissão Regional do Idoso explica que as Danças Circulares são feitas em grupos, na maioria das vezes de mãos dadas. Sãos originais da cultura de vários povos ou regiões, ou inspiradas em diversas tradições, ou ainda chegaram através de pessoas ligadas profundamente à dança e que vêem nesta um veículo de comunhão, reconexão  com a fonte de vida, alegria e oração.
           
Há dois anos esse estilo de dança vem sendo aperfeiçoado para ser trabalhado com os grupos da região de Videira. Capacitações já aconteceram em Iomerê e Videira. O curso foi ministrado por Vilmar  Conzatti formado em Serviço Social e professor de dança circular. “Essa viagem foi como um presente, pois sempre trouxemos para nossa região os profissionais para trabalharem com os coordenadores e com os grupos da terceira idade e desta vez nós nos deslocamos até um espaço especial de aulas, em Garuva, o que promoveu um momento de contato direto com a natureza, com paisagens maravilhosas, ambiente próprio para a dança e uma alimentação que preserva o sabor, a nutrição e promove a desintoxicação, pois a maioria da dos produtos são cultivados no próprio local e sem agrotóxicos”,  ressaltou Gláucia.


Silvia Palma
Assessora de Comunicação Prefeitura de Videira

Fotos: Departamento de Ação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário