quarta-feira, 26 de junho de 2013

Participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática são premiados no Legislativo

Pais, professores e autoridades prestigiaram, na tarde desta terça-feira (25), a cerimônia de premiação dos estudantes catarinenses medalhistas na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em 2012. Representando o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Dóia Guglielmi (PSDB) conduziu a solenidade salientando a importância da atividade no incentivo aos estudos das crianças e adolescentes. “A olimpíada representa muito mais do que a dedicação e interesse dos alunos, mas o empenho dos professores, que apesar de todas dificuldades encontradas na área da educação não medem esforços para ensinar as futuras gerações”, destaca.      
Instituída desde 2005, a olimpíada estimula o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país, além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade. Considerada um projeto que verm crescendo a cada ano, a Obmep, além do estímulo, revela novos talentos.  Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da Obmep a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Sob a coordenação do professor e diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lício Hernanes Bezerra, Santa Catarina contou com18 estudantes medalhistas com ouro, 15 com medalha de prata e 50 de bronze, além de 300 estudantes gratificados com certificado de participação e dedicação à matemática.
Representando os estudantes catarinenses participantes da 8ª edição, a aluna Aniela Milena Scheuermann, do município de Capinzal,  destacou que a matemática é indispensável e fundamental na educação. Apaixonada pela disciplina, a estudante considera a matemática mais importante que o próprio português. “A cada dia a matemática traz para sociedade novas descobertas. Ela já ajudou no passado e vem contribuindo muito para o futuro”, frisou.     

Reconhecimento aos estudantes
Para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio, a Obmep oferece bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), para medalhistas que estejam se graduando.

Ao participar do PIC Jr. os alunos recebem bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com duração de um ano, a participação no PIC Jr. visa aprofundar o conhecimento matemático dos participantes expandindo o gosto pela matemática e pela ciência em geral, além de estimular a criatividade por meio do confronto com questões interessantes da disciplina.
fonte: Agência AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário