sexta-feira, 21 de junho de 2013

Semana Nacional Antidrogas é comemorada em Videira

 O Brasil comemora de 19 a 26 de junho a  Semana Nacional Antidrogas. A iniciativa busca sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação ao índice de consumo abusivo de drogas (lícitas e ilícitas). A finalidade é contribuir com a transformação dessa triste realidade, com foco, sobretudo, nos jovens, a fim de que eles possam ser agentes multiplicadores da luta contra as drogas. Em Videira a semana será marcada pela intensificação da divulgação dos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Saúde e do centro de Atenção Psicosocial – CAPS.


De acordo com Jociane Oliveira Dutra, coordenadora dos grupos de apoio oferecidos pelo município, a equipe do CAPS  desenvolve um trabalho que visa não somente o tratamento através de grupos apoiadores, medicamentoso e psicológico, mas também  com ações de  prevenção, por meio de palestras em empresas, escolas e para o Poder Judiciário. O CAPS também é responsável pelas vagas de internamento voluntário e ou involuntário, nos casos de interdição.

Ela explica que os grupos de apoio são o S.O.S Vida Resgate a sua, baseado na metodologia do amor exigente que segue 12 princípios e tem como lema: “Eu amo você, mas não aprovo o que esta fazendo de errado”. Este grupo tem por objetivo tratar os familiares dos usuários que são co-dependentes. As reuniões acontecem todas as quartas feiras das 19h30 as 21h30 e todas as semanas, uma média de 50 pessoas participam dos encontros. Outro grupo é o A.D grupo de álcool e outras drogas que é direcionado ao usuário. As reuniões acontecem todas as sextas-feiras das 14h as 16h e conta com uma média de 20 participantes. “Devemos nos conscientizar de que sozinho não é possível quebrar o ciclo da dependência química, por isso, as pessoas que convivem com o dependente precisam sugerir o tratamento e se necessário o internamento”.
 Interessados podem obter mais informações no telefone 3533-5701 ou visitar o CAPS que está localizado no loteamento Vinhedo do Velho Antonio, na rua Prefeito César Augusto Filho s/nº .

Fonte:  Silvia Palma - Assessora de Comunicação Prefeitura de Videira

Nenhum comentário:

Postar um comentário