segunda-feira, 17 de junho de 2013

Programa recruta 12 mil voluntários para ajudar torcedores, turistas e imprensa durante a Copa das Confederações


O programa de voluntários da Copa das Confederações selecionou mais de 12 mil pessoas para auxiliar torcedores, turistas e profissionais da imprensa durante a sua estada em uma das seis sedes do torneio, que começa neste sábado (15) e se estende até o dia 30 de junho. São voluntários de todas as partes do mundo que servirão de apoio para quem se deslocar até as cidades que receberão as partidas.
Quem for assistir a um dos 16 jogos em Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife ou Rio de Janeiro poderá recorrer a um voluntário para tirar dúvidas sobre, por exemplo, qual o melhor transporte para chegar até o estádio, qual será o seu lugar no estádio e as atividades culturais que ocorrerão nas cidades-sede durante o torneio.
O programa de voluntários foi dividido em duas frentes: uma sob coordenação da Fifa e outra de controle do governo federal. Apesar de pertencerem ao mesmo projeto, existem algumas diferenças entre eles.
A Fifa escolheu 5.652 pessoas quer irão trabalhar dentro dos estádios, nos centros e campos de treinamento oficiais, e também nos pontos de retirada de ingressos. O estudante de Direito Brenno Veloso, de 22 anos, participou do processo de seleção promovido pela entidade e será uma das 900 pessoas destacadas pela Fifa para trabalhar na Arena Fonte Nova, em Salvador, estádio que receberá os jogos Brasil x Itália, Nigéria x Uruguai e a disputa pelo terceiro lugar.
“Na verdade, eu queria participar de alguma maneira e esta foi a forma mais fácil que encontrei para estar em um evento tão grande e que não acontece com muita frequência aqui na América do Sul”, conta o estudante, que será responsável por auxiliar os torcedores a encontrar seus assentos.
Brenno se inscreveu para o programa de voluntários da Copa das Confederações e da Copa do Mundo junto a outras 99 mil pessoas. Nos primeiros meses de 2013, ele passou por treinamento geral e específico, à distância e presencial, além de testes de inglês e participação em dinâmicas de grupo, para só depois ser um dos escolhidos.
Brasil Voluntário - A outra frente, o programa Brasil Voluntário (www.brasilvoluntario.gov.br), coordenado pelo Ministério do Esporte, recrutou 7 mil voluntários para trabalhar nas áreas de mobilidade próximas aos estádios e áreas de fluxo (dando suporte à imprensa não credenciada), aeroportos, rodoviárias e pontos turísticos.
“Inicialmente eu encarei como um desafio para testar minha capacidade e também aprender mais. Eu já tinha atuado como voluntário anteriormente, mas em igrejas. O brasileiro é hospitaleiro e eu resolvi participar. Temos condições de fazer um bom trabalho”, afirma o aposentado Armando Maurmann, 66 anos, de Santa Catarina e radicado há dois anos em Brasília.
Na capital federal, Maurmann irá trabalhar como monitor dos voluntários no Aeroporto Internacional de Brasília. Ele participou do treinamento à distância – com aulas sobre a história do futebol, do esporte, das cidades-sede, voluntariado, inglês e espanhol - e do treinamento presencial – em que foram ensinadas noções de primeiros socorros, segurança, hospitalidade, receptividade e liderança. Além disso, o aposentado passou por treinamento junto à Agência Nacional de Aviação Civil e Infraero, para melhor atender os visitantes que estarão em Brasília para a cerimônia de abertura e o jogo entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho.
Equipes de saúde são treinadas para emergências
Os cerca de 80 médicos, fisioterapeutas e enfermeiros que irão trabalhar na Copa das Confederações realizaram, no início deste mês, treinamento para atender emergências cardiovasculares nos estádios que receberão os jogos. A ação foi financiada pelo Ministério da Saúde e promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. O objetivo é capacitar as equipes médicas para que, no caso de uma emergência nas praças esportivas, o diagnóstico e o primeiro atendimento sejam realizados rapidamente.
Os participantes do Brasil Voluntário receberam treinamento na área de segurança e primeiros socorros, sobre procedimentos básicos de primeiro atendimento, combate a incêndios e controle de pânico, além do manuseio de extintores de incêndio.

Fonte: Portal Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário