terça-feira, 11 de junho de 2013

Videira poderá receber serviços de atendimento cardiovascular a partir de outubro

Se as articulações se confirmarem, em quatro meses, a macro região do Meio Oeste  vai dar um dos mais importantes passos na oferta de serviços de alta complexidade no setor de saúde. Prefeitos e membros da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR), formada por secretários de saúde e gerentes regionais de Saúde das SDR’s de Videira, Curitibanos e Caçador  aprovaram na última sexta-feira (7), a habilitação do Hospital Salvatoriano Divino Salvador de Videira (HSDS) para oferecer atendimento gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), na área de cirurgia cardiovascular.

O documento que pleiteia a vinda do serviço para Videira, e que foi assinado por prefeitos e membros da CIR, foi encaminhado ao Conselho Gestor de Saúde do Estado, que deverá aprovar em assembleia e encaminhar ao Ministério da Saúde para o cadastramento. Caso aprovado a previsão é que os serviços comecem a ser oferecidos já a partir de outubro de 2013. “Há grandes chances de Videira ser beneficiada por esse serviço, porque as comissões foram coerentes e dividiram os serviços por toda a região. Caçador, por exemplo, ficará com a área de ortopedia, Joaçaba com a oncologia, Curitibanos com os serviços neonatal e Videira com o cardiovascular”, explicou a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde-CIS/AMARP e que  também presta Apoio Administrativo à Comissão Intergestores Regional-CIR/Saúde - Beatriz Maria Perotto Preto.

A implantação desse serviço de alta complexidade faz parte da implantação da Rede de Atenção à Urgência e Emergência na região, prevista pelo Ministério da Saúde. A indicação de Videira para receber o serviço, aconteceu pela estrutura física adequada  do Hospital Divino Salvador e após a realização de um estudo feito por um grupo de médicos cardiovasculares que atuam no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e que está implantando uma extensão dos serviços em Santa Catarina. Segundo um levantamento feito pelo HSDS, de 2010 a 2012, as doenças cardiovasculares corresponderam à principal causa de óbitos na macro região. No Alto Vale do Rio do Peixe foram 1.117  mortes e no Meio Oeste outras 2.570 pessoas morreram por problemas no coração, nesses dois anos.

Durante a reunião, na última sexta-feira, o diretor administrativo do HSDS, Flamarion da Silva Lucas explicou que representantes do grupo dos  médicos cardiovasculares de São Paulo já estiveram no hospital e apresentaram um amplo projeto que prevê o investimento de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e materiais para implantar o serviço em Videira. “Essa é uma oportunidade única para Videira receber esse serviço de alta complexidade. Sem a parceria com esse grupo de médicos, o HSDS não teria condições de equipar suas instalações, pois somente um dos aparelhos que deverá ser instalado aqui, custa mais de R$ 4 milhões, o que vai tornar Videira referência nacional no atendimento cardiovascular”, aponta o diretor.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP e prefeito de Macieira, Emerson Zanella a partir de agora, os prefeitos dos 20 municípios da região de saúde da Associação deverão concentrar esforços na articulação política, para a habilitação de Videira ser aprovada no Conselho Gestor Estadual. “Fizemos a parte legal de aprovação junto ao CIR e agora vamos nos movimentar no sentido político para sensibilizar o Conselho Estadual sobre a importância desse serviço para nossa região”.

Caso aprovado o atendimento cardiovascular do HSDS vai atender toda a macrorregião Meio-Oeste, que abrange 55 municípios e 601.280 habitantes. Os serviços serão destinados a continuidade no tratamento de urgência  à pacientes com infarto agudo do miocárdio, além de outras patologias cardiovasculares, evitando assim, a exposição de pessoas passíveis de intervenção cardiológica em tempo oportuno ao risco de morte. “Nossos pacientes também passarão a ter atendimento mais rápido, sem a necessidade de se deslocar para outros centros de atendimento como Curitiba, Xanxerê, Rio do Sul, Florianópolis, como acontece atualmente”, apontou Flamarion da Silva Lucas.


Veja como vão funcionar os serviços na área cardiovascular em Videira

Para abrigar o atendimento cardiovascular o HSDS vai destinar 10 leitos exclusivamente para essa especialidade; O grupo de médicos vai oferecer os seguintes serviços: Cirurgia Cardíaca Adulto,  Implante de Marca – Passo, Cirurgia Endovascular: de Aorta e TAVI,  Implante de Ressincronizador Multisitio e Implante de CDI;

Serviços hospitalares a serem oferecidos:
Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular: 420 cirurgias/ano
Procedimentos de Cardiologia Intervencionista: 960 cirurgias/ano
Marcapasso: 300 cirurgias/ano

Serviços ambulatoriais a serem oferecidos pré e pós-operatório:
Consulta de cardiologia: 360 consultas/mês e 4.320 consultas/ano
Ergometria: 1680 exames/ano
Holter: 600 exames/ano
Ecocardiograma: 2.160 exames/ano
Ecocardiogramatransesofágico: 120 exames/ano
Eletrocardiograma: demanda regional
Cateterismo: 200 exames/mês 2.400 exames/ano
Avaliação de marcapasso: 360 exames/ano
Ultra-sonografia com doppler colorido de três vasos: 480 exames/ano
Serviços Referenciados: Cintilografia

Outros Compromissos assumidos pelo grupo de médicos cardiovasculares:
- Atendimento integral em cardiologia (consultas, diagnóstico, tratamento, atendimento ambulatorial pré e pós-operatório) pelo SUS, sem qualquer ônus ao paciente. 
- Garantia da reabilitação, suporte e acompanhamento por meio de procedimentos específicos que promovam a melhoria das condições físicas e psicológicas do paciente atuando no preparo pré-operatório ou como complemento pós-cirúrgico no sentido da restituição da capacidade funcional.
- Garantia de atendimento de urgência/emergência em cardiologia 24 horas.
-Garantia de leitos clínicos e cirúrgicos específicos para o serviço de cardiologia.

Quadro de profissionais que irão atuar em Videira:
Cirurgião Responsável: Dr. Miguel Angel Maluf -Prof. Associado – Cirurgia Cardiovascular – UNIFESP, Dr. Ruy Guilherme Rodrigues Cal - Doutor em Cirurgia Cardiovascular - UNIFESP  com título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular, Dr. Artur Lorenção -Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular, Dr. Karlos Alexandre Vilarinho de Souza -Doutor em Cirurgia Cardiovascular com título de Especialista e Dr. Martin Otero - Cirurgião Residente -
Finalizou a Residência em Cirurgia Cardiovascular em 2012.


Silvia Palma

Assessora de Imprensa AMARP

Nenhum comentário:

Postar um comentário