quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PROJETO RIOS – CUIDAR DA VIDA



Na última Assembleia Regional de Pastoral (CNBB – Sul IV) acontecida nos dias 25 e 26 de agosto, foi apresentado e acolhido o Projeto Rios. Na próxima Romaria da Terra ele deverá ser lançado em Santa Catarina e contará com a acolhida, o apoio e a participação de todas as entidades preocupadas com os rios, com a ecologia, com o meio ambiente e com a vida em todas as suas dimensões.

O Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.

A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.

Com uma postura inovadora de voluntariado ambiental, o Projeto Rios implementa iniciativas no âmbito da responsabilidade socioambiental, da gestão dos recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água, para além de promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço (ou trecho) de 500 m de um rio ou córrego. 

Este projeto foi lançado primeiramente na Catalunha pela “Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya” em 1997 e, desde então, tem-se revelado um sucesso. Atualmente, na Espanha, o projeto, com mais de 15 anos de experiência, desenvolve as suas atividades de voluntariado, contando com mais de 1000 grupos e comunidades. Em Portugal o projeto conta com 310 grupos inscritos de 100 municípios. No Brasil diversas entidades e instituições (câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, associações, organizações não-governamentais, institutos e centros de investigação, igrejas), empresas e a população em geral estão se envolvendo no projeto. A implementação do Projeto Rios conta com grupos que deverão ser constituídos por um responsável, um técnico de apoio, um mecenas e por outros participantes, perfazendo um mínimo de quatro pessoas. Todos os agentes sociais podem inscrever-se e participar ativamente no projeto. 

Pela metodologia que utiliza, o projeto pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global e da qualidade de vida das populações.

Pretende-se contribuir para um mundo melhor, formar novas mentalidades, indutoras de comportamentos favoráveis ao desenvolvimento sustentado, quer da população em geral quer das autoridades de decisão política, para a melhoria das zonas ribeirinhas e, assim, cooperar para a concretização dos princípios dos direitos do Homem.

O Projeto Rios conta com voluntários que são todos os que contribuem em atividades pontuais ou regulares do projeto, tais como: Encontros Nacionais; Saídas de campo; Caminhadas; Ações de limpeza de resíduos de rios.



Para ser considerado um Monitor do Projeto Rios, deverá realizar uma formação com o mínimo de 16 horas (Curso de Formação de Monitor do Projeto Rios) e ter um grupo a seu cargo, o qual deve realizar duas saídas de campo por ano (primavera e outono) e uma ação de melhoria. Para obter mais informações sobre o projeto pode-se pesquisar do site: www.projectorios.org ou enviar e-mail para projetorios@aspea.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário