quinta-feira, 26 de setembro de 2019

VIDEIRA: Lançamento da Bienal do Livro acontece na quarta-feira

Na próxima quarta-feira (2), às 19h30, acontece na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha o lançamento oficial da Bienal do Livro de Videira, maior evento literário do município e da região, que será realizado de 6 a 9 de novembro, no Centro de Convenções do Parque da Uva e integra o calendário de eventos dos 75 anos do município. O lançamento é voltado para convidados, patrocinadores, expositores e parceiros do evento, onde será oficialmente apresentada a programação completa. A Bienal do Livro de Videira deste ano é uma realização da Prefeitura de Videira, Associação do Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC), Otimiza e Sesc. 
Videira realizou oito edições da Feira do Livro, evento que se tornou referência para toda região. Visando ampliar as atrações e atender a demanda, a partir deste ano o evento ganha maior estrutura, contando com a ampliação no número de atrações e de expositores e oferecendo melhor estrutura aos participantes, migrando de feira para bienal. Os ingressos para as palestras noturnas estarão disponíveis na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, a partir do dia 21 de outubro. Para participar das palestras é necessário a doação de 5Kg de alimentos não perecíveis ou dois livros de literatura em bom estado. 
A programação inicia no dia 6, pela manhã, com uma capacitação voltada para professores do ensino infantil e fundamental, com a escritora Leia Cassol, que acontece durante todo o dia. À noite, acontece a abertura oficial com homenagem ao patrono da Bienal do Livro de Videira, o escritor Jorge Bernardi e a palestra com o poeta Bráulio Bessa que terá como tema “A poesia transforma”. No dia 7, nos períodos matutino e vespertino, serão realizadas atividades culturais lúdico pedagógicas, voltada para estudantes do ensino fundamental. Durante a noite será a vez do escritor Eduardo Shinyashiki, com a palestra “As emoções como fator de sucesso nos negócios”.
As atrações seguem no dia 8. Durante todo o dia acontece a palestra “O jovem e a leitura: paixão à primeira vista”, do ator e produtor Kenni Rogers Closs, voltada para estudantes do Ensino Médio. No período noturno, a apresentação fica por conta do grupo Reverb, com o espetáculo "Poesia e Música”. No último dia da programação aberta ao público, a Cia de La Curva apresenta, às 15h, o espetáculo “Conto do Corte”. O evento encerra à noite, com o Concerto Madrigal Som da Pessoa e Camerata Videira, do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura.
Durante a programação, está prevista ainda uma mostra do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), bem como exposição e comercialização de livros feitas por empresas locais e regionais. Além disso, visando socializar o conhecimento, a cultura e promover a integração, em todas as edições um município vizinho é convidado para participar, trazendo sua história, tradições e conhecimento. Neste ano, o município convidado foi Salto Veloso.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário