terça-feira, 4 de junho de 2013

Padre Pedro defende vitivinicultura em pronunciamento na Alesc


                A vitivinicultura está presente em praticamente todas as regiões de Santa Catarina,  movimenta recursos no meio rural e urbano, e garante uma cadeia produtiva que começa na agricultura e segue até o turismo. Com estes argumentos, o deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) defendeu, na tarde desta terça-feira (4), uma atenção especial, por parte dos Poderes Públicos, ao setor vitivinícola.
                Nesta terça-feira (4) acontece a III Mostra do Vinho Catarinense, no Hall da Assembleia Legislativa, com mais de 40 vinícolas, de todas as regiões produtoras do Estado. Realizada pela primeira vez em 2011, a atividade marca a abertura simbólica do primeiro barril do vinho produzido no Estado e é uma das ações que busca valorizar a vitivinicultura catarinense e o enoturismo vinculado ao setor. A Mostra integra as comemorações do Dia Estadual do Vinho (primeiro domingo de junho), criado a partir de um projeto apresentado por Padre Pedro e transformado em lei em 2009.
                “Na Mostra estão, além de nosso mandato, a Cresol Tangará, prefeituras municipais de Tangará, Nova Trento, Urussanga, Pinheiro Preto, São Joaquim, SINDIVINHO, Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da região de Urussanga (PROGOETHE), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), todos mobilizados na valorização da vitivinicultura”, disse.
Medidas essenciais
                Padre Pedro destacou que o setor já teve vitórias significativas, como a criação do próprio Dia do Vinho, mas precisa avançar em temas essenciais. “Criar mecanismos de divulgação do vinho produzido em Santa Catarina, principalmente dentro do Estado, é fundamental, já que ainda é grande o número de consumidores que desconhece a qualidade de nossa produção”, destacou o parlamentar.
                Outras questões apontadas por Padre Pedro como essenciais são a criação do Fundo Estadual de Apoio à Vitivinicultura – projeto já apresentado por Padre Pedro com o apoio de integrantes da cadeia produtiva do setor; a revisão da política tributária, com mais igualdade diante dos importados; a criação de um mecanismo de apoio ao vinho colonial, que é produzido pela agricultura familiar; a realização de um censo da vitivinicultura, para mapear nossa produção e verificar onde precisamos avançar no apoio à cadeia produtiva do setor.
                “O vinho é um produto cujo consumo moderado apresenta diversos benefícios à saúde, que tem uma cadeia produtiva diversificada ao seu redor, na agricultura, no comércio, na gastronomia e no turismo; e é uma oportunidade impar para nosso estado. Por isso pedimos ao Estado que apóie, motive e incorpore ações como a Mostra no seu calendário turístico”, complementou. 

Assessoria de Imprensa do Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário