quinta-feira, 24 de outubro de 2019

CAÇADOR: União do conhecimento científico com os saberes populares


O deputado estadual Padre Pedro Baldissera e o ambientalista catarinense Alesio dos Passos Santos visitaram o Horto Municipal nesta quarta-feira (23) e conheceram detalhes do projeto Farmácia Verde da UNIARP. Eles foram recebidos pelo presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin, reitor Anderson Antônio Mattos Martins e pelos professores: Talita Regina Granemann Nunes, Tiago Borga, Liane da Silva Bueno, Caroline de Fátima Esperança e Eduardo Bueno. O projeto foi elogiado pelos visitantes. Alesio levou sementes de malva e de outras plantas que ele encontrou somente aqui.


Com a visita, novas ideias surgiram para promover ainda mais o trabalho e fortalecer a cultura do uso racional das plantas medicinais, unindo o conhecimento científico com os saberes populares. O uso de plantas no tratamento e cura de doenças é tão antigo quanto a espécie humana, representando muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas comunidades.

O projeto da Farmácia verde teve início em 2011, com o objetivo de resgatar o uso de plantas medicinais pela população e associar o conhecimento etnobotânico ao estudo científico.

No horto municipal são cultivas várias espécies de plantas medicinais, como: melissa (Melissa officinalis L), capim-limão (Cymbopogon citratus DC. Stapf), Hortelã (mentha piperita), Espinheira Santa (Maytenus aquifolium Mart) entre outras, além de temperos. As plantas medicinais são distribuídas para a população do Município de forma gratuita.

Fonte: Diário Rio do peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário