quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Dois Fraiburguenses conquistaram o título de Mestres Nacionais de Xadrez


Mestre Nacionais de Xadrez
Os atletas João Eduardo Orlandi Félix (15 anos) e Ruan Lucas Alves Gonçalves (21 anos) são os primeiros enxadristas da Terra da Maçã e Berço do Taquaruçu a alcançarem tal façanha. Já são 19 anos de história do Xadrez Fraiburguense desde a época do saudoso professor Alvino Junior, e muitas barreiras ultrapassadas. O primeiro campeão Catarinense, o primeiro campeão Brasileiro (apenas em 2017) e agora os primeiros Mestres Nacionais, e dois ao mesmo tempo.
João Félix foi campeão da categoria sub 1600 pontos com uma campanha invejável e jogando muito firme, obteve 5 vitórias e 1 empate. Já Ruan Gonçalves foi vice-campeão na categoria sub 2000 pontos e também poderá solicitar o título de MN, pois o campeão em sua categoria já é mestre nacional.
Conforme Juliano Zonta o professor Pena, atualmente desenvolvendo suas atividades profissionais em Fraiburgo e Monte Carlo, enfatizou a conquista dos dois estudantes, que agora podem solicitar os títulos de Mestre Nacionais.
“Essas conquistas representam uma emoção muito grande. Eu e minha esposa Thaís assumimos oficialmente as aulas de Xadrez em Fraiburgo no ano de 2010 e enfrentamos muitos desafios. Nesse tempo formamos atletas que conquistaram títulos estaduais, nacionais e agora temos os primeiros Mestres Nacionais de Xadrez, o João com somente 15 anos e o Ruan que é o Fraiburguense recordista de títulos Estaduais. É um incentivo para todos os atletas que continuem se dedicando, já que o xadrez é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de crianças, jovens e até de adultos. O segredo desse sucesso é a união e apoio das famílias, pais, estudantes, professores e patrocinadores. Vamos continuar nos dedicando e torcer para que logo avancem e conquistem títulos ainda maiores como de Mestre Fide (MF)”, comemorou o professor Pena.
Delegação de fraiburguense que participou da competição em Lages
O torneio foi disputado em quatro categorias/divisões, de acordo com a pontuação no ranking internacional: sub 1600, 1800, 2000 e 2200 pontos. Realizado de 18 a 20 de outubro em Lages/SC, ocorreu em paralelo ao torneio principal o Congresso Sul-Brasileiro de Xadrez que contou com simultânea e palestra com o Grande Mestre (GM) e presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darcy Lima além de curso de arbitragem e seminário de xadrez escolar. A premiação total do evento foi de R$ 4,6 mil.

Com informações e fotos da ACXF

Nenhum comentário:

Postar um comentário