quarta-feira, 28 de junho de 2017

LUTO: Dom Oneres Marchiori morre aos 84 anos


Ele já foi bispo diocesano de Caçador e atualmente era bispo emérito de Lages
foto1
Faleceu aos 84 anos de idade na tarde desta terça-feira, 27, Dom Oneres Marchiori. O líder católico se tornou bispo da Diocese de Caçador em 1977 e atualmente era bispo emérito da cidade de Lages.

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages/SC, depois que sofreu uma parada cardiorrespiratória durante uma sessão de hemodiálise.
O bispo sofria com problemas de saúde há algum tempo e já vinha sendo submetido a múltiplas sessões de hemodiálise.

História
Dom Oneres Marchiori, é bispo emérito da Diocese de Lages, a qual comandou por mais de 20 anos, tornando-se assim umas das principais personalidades lageanas das últimas décadas. Com 80 anos completados recentemente, o bispo já dedica mais de 53 anos ao sacerdócio.
Filho de João Marchiori e Carlinda de Melo Marchiori, Dom Oneres nasceu em Carazinho no Rio Grande do Sul. Com aproximadamente quatro anos de idade perdeu a mãe. Já que seu pai não tinha condições de criá-lo, passou a morar com seus tios que eram também seus padrinhos. Por esta razão, considera-se filho adotivo.
foto2
"Minha familia era muito pobre. Meu padrinho, que me criou, era barbeiro e minha madrinha dona de casa. Meu pai se casou novamente, mas não fui morar com ele, embora minha madrasta fosse uma mulher muito santa. Era uma vida difícil, terminei os estudos só depois de padre", disse o bispo em entrevista ao CLMais em 2013.
De infância humilde, teve seu primeiro trabalho com 12 anos em uma gráfica. Sua madrinha exigia que ele frequentasse a igreja. Por isso, a partir dai, passou a interessar-se cada vez mais pela religião, descobrindo com o passar do tempo sua vocação sacerdotal. "Cheguei a ter um namorinho na adolescência, mas ela descobriu que uma mulher não poderia mudar o caminho de quem tinha vocação para o sacerdócio. Então, precisei fazer uma escolha: namorar ou ser padre. Quinze dias depois entrei para o Seminário", afirma.
foto3
Seus padrinhos não tinham condições de pagar seus estudos. Desta forma, quando chegou a Lages em 1950 com o sonho de ser padre recebeu ajuda financeira para isso. Alguns anos depois, retornou ao Rio Grande do Sul para formar-se em filosofia.
Posteriormente, viajou para a Itália e morou em Roma por quatro anos, onde estudou teologia e contou com a ajuda financeira de um casal de amigos alemães. Foi lá que se ordenou presbítero em 1961 e realizou sua primeira celebração. "Na minha primeira missa havia apenas cinco pessoas, quatro alemães e um português, meus amigos", recorda. Já no Brasil celebrou sua primeira missa com a igreja lotada em sua cidade natal. "Fiquei muito nervoso, pois tinha dificuldade de falar em público", acrescenta.
Em 1977, tornou-se bispo diocesano de Caçador. uma década depois, em 1987, foi ordenado terceiro bispo da história da Diocese de Lages, sucedendo Dom Honorato Piazzera. Permaneceu no bispado até 2010, quando deixou de ser o dirigente diocesano e passou a usufruir o status de bispo emérito.
Durante seu episcopado marcou a todos por sua bondade, simplicidade e diálogo constantes. Com sua aposentadoria, Dom Oneres poderia ir embora de Lages, já que não tem mais compromissos com a Diocese. Mas nenhum lugar o faz tão feliz como Lages. "E na cidade que me acolheu há 60 anos que eu quero passar o resto da vida", conclui emocionado.
CaçadorOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário