quinta-feira, 22 de junho de 2017

TANGARÁ: CETA faz homenagem à Machado de Assis

Machado de Assis, 1896, fotógrafo desconhecido,


Machado de Assis 



Nós, direção pedagógica e professores de Língua Portuguesa do CETA, Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto, homenageamos o grande mestre da literatura brasileira. Machado de Assis , considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor afrodescendente brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores como um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Curiosidade : Machado de Assis era apaixonado pelo jogo de Xadrez, seu interesse levou-o a ocupar posição destacada nos círculos enxadrísticos do tempo doImpério.

Casado com Carolina Machado. O casamento só terminou depois de 35 anos, com a morte de Carolina. Dizem que era ela quem revisava os textos do escritor.



Assinatura 



Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor afro-descendente[4] brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores como um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil.[5][6][7][8][9] Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.[10][11] Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.[12]


Esta homenagem é do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto.
Com dados históricos e créditos de seus publicadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário