quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Deputado Padre Pedro encontra-se com o ex-presidente Lula em São Paulo



O Deputado Padre Pedro esteve nesta quarta (29) reunido com o ex-presidente Lula em SP, juntamente com o presidente do PT/SC e ex-deputado Décio Lima, o Deputado Federal Pedro Uczai, o ex-prefeito de São Domingos - SC, Alcimar Oliveira (Kiko), além da presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann.


Lula quis saber como está o quadro eleitoral em SC e após debater o cenário e as perspectivas eleitorais, deixou uma mensagem de otimismo para nossas lideranças, dizendo que as eleições municipais são uma chance de mostrar as propostas do Partido e os programas desenvolvidos pelo PT para a sociedade.

Ao final do encontro, o Deputado Padre Pedro presenteou Lula com pitaias cultivadas na propriedade de sua mãe dona Rosa, Lula gostou muito e pediu dicas de cultivo da fruta.


Fonte: Assessoria de Imprensa







Protesto por reajuste salarial da segurança pública reúne mais de 3 mil pessoas





Na tarde desta quinta-feira (30), um grupo de policiais e bombeiros militares participaram de um protesto por reajuste salarial em frente à sede do Centro Administrativo do governo do Estado. A mobilização acontece após meses de manifestações pela reposição em eventos públicos, na mídia e na Assembleia Legislativa. O evento, convocado pela Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc), reuniu mais de 3 mil pessoas, entre policiais e bombeiros ativos e inativos e familiares.

A manifestação começou com uma assembleia geral da Aprasc. Os associados reuniram-se na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM) para discutir assuntos internos. Ao fim da assembleia, policiais e bombeiros rumaram para o Centro Administrativo e fecharam uma pista da SC-401.

"O intuito, além de proteger seus membros, que é a PM e a BM, é também quer conscientizar o pagador de imposto, porque ele quer segurança pública de qualidade. Com esses seis anos sem reposição e quase 40% [de perda inflacionária], isso afeta o desempenho o trabalho do policial lá na rua, porque ele tem que fazer outro trabalho para manter o padrão", disse o presidente da Aprasc, João Carlos Pawlick. 

A expectativa é de que a categoria possa ter uma boa notícia nesta sexta-feira (31). "As portas sempre estiveram abertas para o governo. Queremos agora que ele acene positivamente com alguma coisa, com uma tabela, alguma coisa que traga um alento para quem já está sangrando há seis anos", afirmou.

"O governo se aproveita de lei de responsabilidade fiscal para poder se desviar desse compromisso. Amanhã (30) teremos uma reunião às 14 horas aqui na secretaria da Administração e esperamos que ele acene positivamente", concluiu.

O encontro teve a presença de dois parlamentares. O deputado Sargento Lima (PSL), que é da diretoria da Aprasc, e o deputado Coronel Mocellin (PSL). O primeiro é policial e o segundo ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. 

No início do ano, o governador Carlos Moisés da Silva disse que "qualquer movimento de reposição salarial seria um ato de irresponsabilidade". Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Eli, os reajustes ficarão para uma segunda fase dentro das prioridades do Estado. "Primeiro nós estamos trabalhando na reposição da máquina. Aí não tem limite para dar aumento. Encerrando essa fase de recomposição, vamos estudar a questão dos reajustes", disse.









Homenagem

Durante o evento, os praças realizaram uma homenagem ao Policial Militar Estevão Rovaris, que faleceu nesta quinta-feira (30), após um acidente com sua viatura na BR-101. Segundo a PRF, a hipótese é de que o veículo aquaplanou por causa da chuva, o que causou resultou em capotamento. Outro PM estava no veículo, mas teve ferimentos leves.

Fonte: RCN

Placa do Mercosul passa a ser obrigatória na segunda-feira



A nova placa de identificação de veículos que atende ao padrão do Mercosul passa a ser obrigatória para novos emplacamentos e mudança de município ou de Estado a partir da próxima segunda-feira (3).


A adesão de Santa Catarina e dos demais Estados que ainda não haviam aderido à nova placa estava prevista para o final de junho do ano passado, mas foi adiada por sete meses por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A nova placa passa a ser obrigatória em cinco situações: no primeiro emplacamento de veículos zero quilômetro, na transferência de propriedade de veículos em que haja mudança de município ou de Estado, na alteração da categoria do veículo, em casos de furto, extravio, roubo ou dano à placa, e, por fim, em casos que seja necessária uma segunda placa traseira, para identificar reboques, por exemplo.


Nas outras situações a troca da placa cinza pela placa padrão Mercosul não é obrigatória. O proprietário que ainda assim quiser optar pela substituição da placa cinza deve procurar a Ciretran/Citran do município onde o veículo está licenciado, levando o certificado de registro de veículo e o laudo de vistoria, e abrir o processo de conversão para a nova placa. O valor da mudança será de R$ 151,44.

Nos processos abertos e não concluídos até o dia 31 de janeiro a conversão para a nova placa com padrão Mercosul será automática.


Mudanças nos dígitos

O novo modelo de placa também tem três letras nos primeiros dígitos, mas a principal diferença é que o segundo número das placas antigas é substituído por uma letra. Com isso, as novas identificações ficam com três letras, um número, uma letra e mais dois números.

Segundo o Detran-SC, a adoção da nova placa busca resolver o problema da falta de combinação de caracteres para as placas do país, que no modelo anterior começavam a ficar limitadas. Além disso, a mudança também deve auxiliar na integração regional, garantindo a livre circulação de veículos e de atividades produtivas, além de combater delitos entre as fronteiras por conta de um sistema de consultas em comum.

Fonte: Noticia Hoje

Ibicaré: Caminhonete, computadores e cheques são furtados de empresa



Conforme a Polícia Militar de Ibicaré, o furto ocorreu durante a madrugada de quinta-feira (30), em uma empresa situada às margens da SC 465, em Ibicaré.

O furto só foi percebido quando da chegada dos proprietários na manhã de quinta, momento em que comunicaram a Polícia Militar.

Do local foram furtadas uma caminhonete Nissan Frontier, de cor branca, ano 2016, placas QHP 9690 de Treze Tílias, além de dois computadores e cheques, que estavam no escritório, que foi arrombado.

A Polícia Militar realizou rondas, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado. A suspeita é de que os mesmos autores sejam responsáveis por um furto registrado em Luzerna, também durante a madrugada.

Fonte: Tropical FM

TREZE TÍLIAS – Secretaria de Saúde emite alerta sobre a dengue



O alerta é para conscientizar a população para tomar cuidados com o objetivo de evitar focos do mosquito aedes aegypti na cidade.

De acordo com o Agente de Endemias, Ronaldo Silva, até o momento não foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, mas mesmo assim, ele recomenda a tomada de cuidados para que não ocorram o surgimento de larvas.

Ronaldo Silva diz que o município realiza por meio do Programa de Controle da Dengue, coletas periódicas de lavras através de armadilhas localizadas em pontos estratégicos.

O agente de endemias ressalta a importância de eliminar qualquer recipiente com água parada, como pratos nos vasos de plantas, ou usá-los colocar areia até a borda, guardar garrafas com o gargalo virado para baixo, manter lixeiras tampadas, deixar os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água.

Também é importante ter cuidados com plantas, como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água, tratar a água da piscina com cloro e limpar uma vez por semana, manter ralos fechados e desentupidos, lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana, retirar a água acumulada em lajes, dar descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados e manter fechada a tampa do vaso sanitário, evitar acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue.

Em caso da existência de possíveis focos de Aedes aegypti, comunicar para a Secretaria Municipal de Saúde.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias e dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. 

Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. 

Outra orientação é para as pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Na Região duas cidades têm registros de larvas do mosquito da dengue: Água Doce e Catanduvas.

Fonte: Tropical FM

Confira os jogos da 2ª rodada do Regional da LAC para este final de semana


Neste final de semana acontecerá a 2ª rodada do Regional da LAC.

Confira os jogos, horários e local da partida:

Data: 02 de fevereiro de 2020
Horário: às 16 horas

Local e jogos:

Em Tangará: CME Tangará x Placidio/Kioday

Em Fraiburgo: FEC/SuperViza x Palmeirinha

Em Videira, no Estádio Municipal: Atlético Videirense/Coxa x Vila Nova

Em Joaçaba: Dynamo x Frei Bruno

Em Caçador: Juventude x Anta Gorda

Fonte: Com informações do Blog La Pelota

Motorista que faria entrega de ração morre ao tombar caminhão










Foto:Corpo de Bombeiros/Divulgação


O condutor de um caminhão graneleiro com placas de Rio Verde/GO morreu após tombar o veículo na manhã desta quinta-feira (30) na comunidade de Barra do Retiro, interior de Ipumirim. De acordo com informações, o acidente ocorreu por volta das 5h, quando ele chegava em uma propriedade para fazer a entrega da ração.

O avicultor Ademir Bortoletti conta que ouviu o motorista buzinar para avisar que estava chegando e logo em seguida ouviu o barulho do tombamento. O caminhão caiu próximo a residência, após deslizar. 

Bombeiros chegaram a se deslocar ao local, mas já encontraram Vilmar Antônio Novello, 60 anos, sem vida. O corpo estava preso do lado do carona, com possível fratura de tórax e crânio.

A Polícia Militar registrou a ocorrência e acionou o IGP para recolher o corpo da vítima.



Fonte: Rádio Sintonia FM de Ipumirim

Aprovado no Sisu já pode se inscrever na faculdade de sua preferência


Os estudantes classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 têm até o dia 4 de fevereiro para enviar às instituições de ensino a documentação necessária para se matricular no curso para o qual foram aprovados.

O período de matrículas começou hoje (29), um dia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter liberado a divulgação do resultado do Sisu, que chegou a ser temporariamente suspensa devido às queixas de estudantes que alegavam ter sido prejudicados por problemas na atribuição de notas.

Na semana passada, o próprio Ministério da Educação reconheceu que houve erros na atribuição de notas para cerca de 6 mil estudantes que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Foram classificados os estudantes mais bem posicionados, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. As vagas são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e de políticas de ações afirmativas, que podem variar de instituição de ensino para instituição.

Fonte: EBC

OMS declara estado de emergência global em razão do coronavírus

Reuters/Denis Belibouse/direitos reservados


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus. A entidade fez o anúncio à imprensa em sua sede, em Genebra, na Suiça, após uma reunião com especialistas.

Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.

De acordo com a entidade, os casos abrangem pessoas que viajaram para Wuhan, foco do surto, ou que tiveram contato com pessoas com histórico de passagem pela cidade.
Crianças no Nepal assistem aula com máscaras de proteção depois que o país confirmou o primeiro caso de coronavírus, na cidade de Thimi, Bhaktapur, no Nepal - Reuters/Navesh Chitrakar/direitos reservados


Os representantes da OMS, contudo, negaram que o anúncio signifique uma manifestação de desconfiança com a China.

“A China está tendo um novo patamar para este surto. Meu respeito e agradecimento para os profissionais de saúde que, no meio do Festival de Primavera, estão trabalhando por 24 horas, durante sete dias por semana, para salvar vidas e colocar o surto em controle”, afirmou o diretor da organização, Tedros Adhanom.

A OMS afirmou que não há necessidade de medidas para evitar viagens ou comércio internacional com a China. Além disso, apresentou um conjunto de recomendações, como apoio a países com sistemas de saúde mais precários, combate a rumores e desinformação, desenvolvimento de recursos para identificar, isolar e cuidar dos casos, além do compartilhamento de dados e conhecimento sobre o vírus.

“Países devem trabalhar juntos no espírito de solidariedade e cooperação. Estamos nessa juntos e só podemos parar juntos. Este é o tempo de fatos, não medo, para ciência, não rumores, para solidariedade, não estigma”, destacou Adhanom.

Ala de hospital na Índia preparada para receber pessoas com coronavírus, 
na cidade de Chennai - REUTERS/P. Ravikumar/Direitos Reservados


Histórico

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.

Um homem com seu filho, ambos de máscara, em Seul, na Coreia do Sul - 
Reuters/Heo Ran/direitos reservados


A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da OMS na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês.
Emergência global

Uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC, na sigla em inglês) é uma declaração formal da Organização Mundial da Saúde (OMS) de “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública a outros países por meio da disseminação, e que requer uma resposta internacional coordenada”.

Segundo o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), do qual o Brasil é signatário, os países que fazem parte do grupo devem atender prontamente às recomendações e práticas publicadas pelo documento de emergência, e os governos e autoridades responsáveis devem organizar e colocar em prática planos de ação para conter a ameaça sanitária. De acordo com o RSI, as declarações são temporárias e devem ser reavaliadas a cada três meses.

De acordo com o diretor-geral da OMS, o coronavírus (2019-nCoV) atende aos critérios da declaração de emergência.

Essa é a sexta vez em que o recurso é usado. A declaração de emergência havia sido emitida no surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars), em 2002/2003; na pandemia de 2009 de H1N1 (também chamada de febre suína); na declaração de emergência de poliomielite, em 2014; na epidemia de ebola na África Ocidental, também em 2014; no surto de vírus Zika, cujo principal foco de infestação foi o Brasil, em 2015/2016, e na epidemia de ebola em Kivu, no Congo, em 2019.

Das vezes em que foi instituída, apenas a declaração de emergência sobre a epidemia de Kivu continua ativa.

Fonte: EBC

Previsão do Tempo para este final de semana



Sexta-feira e sábado (31/01 e 01/02):
Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, sol com muitas nuvens e pancadas de chuva de verão (isoladas e passageiras) na tarde e noite. Do Planalto ao Litoral, nebulosidade variável com chuva ocasional, devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar), e com trovoadas isoladas à tarde.
Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.
Vento: noroeste, passando a sudeste a partir da tarde de sexta-feira, fraco a moderado, com rajadas no Litoral na sexta-feira.
Sistema: baixa pressão no litoral do PR e SC, com formação de áreas de estabilidade à tarde no Oeste e Meio Oeste de SC.

Domingo (02/02):
Tempo: instável, com variação de nuvens e chuva por alguns momentos, do Planalto ao Litoral e no Vale do Itajaí, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas de chuva de verão (isolada e passageira) na tarde e noite
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste do estado.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Segunda-feira (03/02):
Tempo: na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, nebulosidade variável com chuva no início e fim do dia, associada à circulação marítima. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas de chuva de verão (isolada e passageira) na tarde e noite
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste e Litoral do estado.
Vento: leste e nordeste, fraco a moderado.

Fonte: Epagri/Ciram

Secretaria de Educação de Videira lança Edital para concessão de Bolsa de Estudos



A Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Educação, lançou nesta semana o edital do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos deste ano, destinado a estudantes economicamente carentes e portadores de necessidades especiais residentes em Videira.  Podem se candidatar alunos do ensino superior ou curso técnico profissionalizante que receberão auxílio de até 30% do valor da mensalidade durante o ano. As inscrições serão realizadas de 9 a 13 de março, na Secretaria de Educação.
Em 2020, os recursos destinados ao programa são de R$ 390 mil. Para participar do processo de seleção o candidato deve entregar a ficha de inscrição, juntamente com a documentação solicitada no edital. Os estudantes classificados, após análise de uma comissão especial, serão contemplados com o subsídio até se esgotarem os recursos destinados ao programa. A lista preliminar de classificados será publicada no dia 14 de abril.
SERVIÇO: A Secretaria de Educação está localizada na Rua Antônio Pinto, nº 249, Bairro: Alvorada. O edital está disponível no site da Prefeitura ou através do link http://bit.ly/2QNSc52.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Muitos gols na 1ª rodada do Regional da LAC

Uma chuva de gols na 1ª rodada do 3º Regional de Futebol Amador da Liga Atlética Caçadorense (LAC). Seis jogos, abriram oficialmente a competição, no ensolarado domingo, dia 26 de janeiro.

Placidio e Juventude ficaram no empate em 2 a 2, jogando em Rio das Antas, no Campo do Avaí

Resultados 1ª Rodada
Anta Gorda 5 x 2 Dynamo FC
Jogando no Estádio Municipal Luiz Leoni, em Videira, o atual campeão, Anta Gorda abriu 4 a 0, diante dos haitianos do Dynamo, que descontaram para 4 a 2, em poucos minutos. O Anta Gorda marcou mais um e deu números finais na partida.
Michel, Gima, Ildemar e Fumaça (duas vezes), foram os nomes da emoção da equipe de Anta Gorda.
  • GOLAÇO-AÇO! Ildemar, em cobrança de escanteio, marcou um Gol Olímpico. É mole, ou quer mais?
Palmeirinha 1 x 3 Atlético Videirense/Escola Coxa
No Estádio Municipal Doutor Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador, o Atlético Videirense/Coxa, venceu o Palmeirinha pelo placar de 3 a 1, e somou seus primeiros e importantes três pontos na competição. Thiago, Jack e Diego marcaram os gols da equipe videirense.
Real Rocha 2 x 2 Vila Nova
No Estádio Municipal de Pinheiro Preto, o Real Rocha esteve por duas vezes atrás do placar. Daril, abriu a contagem, em cobrança de pênalti para os caçadorenses; Júlio Maciel empatou ainda no primeiro tempo, para o Real Rocha, em chute de fora da área.
No segundo tempo, o Vila Nova voltou a ficar na frente, após vacilo da defensiva pinheiropretense. Mas de cabeça, já na reta final de jogo, Cristianinho deu números finais a partida: um ponto para cada lado, na estreia.
Real Rocha e Vila Nova ficaram no empate em 2 a 2, em Pinheiro Preto.

FEC Fraiburgo 4 x 2 Internacional Macieira
No Estádio Macieirão, o FEC abriu 4 a 0 (gols de Paraguai, Kojo, Blévio e Jackson): dois gols no primeiro tempo, dois no segundo. O Internacional até marcou duas vezes (com Bugrão e Renan), nos minutos finais do segundo tempo, mas já era tarde e reação parou por aí.
Em 2019, o FEC terminou o Regional da LAC, na terceira colocação

Frei Bruno 0 x 1 CME Tangará
Em Joaçaba, no campo do Frei Bruno, a CME Tangará venceu os donos da casa pelo placar mínimo de 1 a 0, gol marcado por Seco, em cobrança de pênalti. Importante salientar, que o Frei Bruno, teve também, uma cobrança de penalidade máxima, esta defendida pelo goleiro Chulé de Tangará, ainda no primeiro tempo.

Placidio/Kioday 2 x 2 Juventude
Em Rio das Antas, no Campo do Avaí, Placidio/Kioday de Videira e Juventude de Caçador, ficaram no empate em 2 a 2.
Placidio/Kioday


JOGOS 2ª RODADA -  02 de fevereiro de 2020, às 16 horas

Em Tangará: CME Tangará x Placidio/Kioday
Em Fraiburgo: FEC/SuperViza x Palmeirinha
Em Videira, no Estádio Municipal: Atlético Videirense/Coxa x Vila Nova
Em Joaçaba: Dynamo x Frei Bruno
Em Caçador: Juventude x Anta Gorda
Fonte: Blog La Pelota

Rede municipal de Tangará tem aumento de matrículas


Um levantamento mostra aumento de matrículas na rede municipal de ensino de Tangará para o ano letivo de 2020, principalmente na creche e nas séries iniciais. Com a inauguração da nova escola Crescer e Aprender, alguns espaços do Centro Educacional Tangaraense Mara Regina Simionatto – CETA estarão vagos, onde poderão ser realocadas turmas de pré escola e creche.

Fonte: Rádio Tangará

Zortéa tem vagas abertas em processo seletivo




Foi aberto na segunda-feira, 27 de janeiro, o prazo de inscrições no processo seletivo da prefeitura de Zortéa, que poderão ser realizadas até o dia 10 de fevereiro, às 16 horas.


São 13 vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos de agente comunitário de saúde, agente de serviços operacionais, professor II (anos iniciais, artes, ciências, educação infantil).

A remuneração varia de R$ 1.062,81 até R$ 2.811,64 conforme a função e a carga horária. O processo seletivo simplificado terá prova escrita objetiva e prova de títulos para todos os cargos de professor.

As datas prováveis das provas serão dias 15 e/ou 16 de fevereiro de 2020, em local a ser confirmado pela Sigma, empresa sediada em Capinzal, contratada para realização do seletivo.

Inscrições podem ser feitas no site http://sigma.concursos.srv.br. O valor da inscrição para quem possui ensino superior é de R$ 100, ensino médio R$ 80 e alfabetizado R$ 60.

Bombeiros Voluntários de Caçador alertam sobre afogamentos




No verão, muitas famílias optam por lazeres que envolvem mar, rios, piscinas ou açudes. Muitas famílias até mesmo realizam acampamentos em ambientes assim, porém, partes desses passeios acabam em afogamento. Segundo os Bombeiros Voluntários, é comum durante o verão muitas pessoas se afogarem. Em Santa Catarina já foram registrados 32 mortes e cerca de 1.900 salvamentos feitos pelos guarda-vidas neste verão.


“Muitas pessoas optam por viagens para o litoral durante as férias, mas isso não significa que essas ocorrências acontecem somente lá. Existe uma grande parte da população que vai para os interiores, e escolhem açudes ou rios, onde o afogamento se torna mais perigoso, pela forte ausência de guarda-vidas”, informa o Bombeiro Voluntário de Caçador, Jackson Mandelli.

Inclusive, no dia 26 de janeiro em General Carneiro, cinco pessoas da mesma família morreram afogadas no Rio Jangada. Segundo os Bombeiros da cidade, uma adolescente teria caído no rio e afundado em um buraco. Em seguida, um adulto e outra adolescente tentaram salvar a jovem, mas foram levados pela água. Na sequência, mais duas crianças tentaram ajudar e também foram carregadas pela correnteza.

“Toda a vítima quando está se afogando, ela perde a consciência e o subconsciente dela faz com que ela segure tudo que estiver na frente e puxe, para tentar se salvar. Pedimos para as pessoas que chegarem a essa situação, como a dessa família, quando não se tem técnica, pegue algo que seja flutuante, como garrafa pet e galho de árvore e arremesse para a pessoa segurar. Inclusive recomendamos para sempre que for realizar essas atividades, leve uma bóia e corda por prevenção”, orienta Bombeiro Voluntário Jackson.

Segundo o Bombeiro Voluntário, os casos mais comuns de afogamento são as tentativas de salvar, atravessar o rio nadando, uso indevido de bebida alcoólica, inatividade física e pular de lugares altos. “Muitas pessoas não tem o conhecimento da profundidade do local e acaba realizando atividades inadequadas, como, pular de barrancos ou árvores. Com essa atitude, além de se afogar, a pessoa pode sofrer lesões graves, que podem levar a vítima a óbito, ou ficar paraplégico ou tetraplégico. Essas recomendações servem para todas as idades, em especial crianças e jovens”, enfatiza.

O Bombeiro alerta também aos cuidados na própria casa. “Existem muitos casos de afogamentos na própria casa também. Uma criança de um ano pode se afogar em um balde de água. O cuidado não é só nos rios, mar e açudes, é dentro de casa também, pois basta um palmo de água, para acontecer um afogamento com uma criança”, afirma.

No ano de 2019, ocorreram dois afogamentos em Caçador, e neste verão, até o dia 29 de janeiro, os Bombeiros Voluntários não atenderam nenhuma ocorrência. “Desde novembro estamos trabalhando com a prevenção, então acredito que isso ajuda as pessoas a se conscientizarem”, finaliza o Bombeiro Voluntário, Jackson Mandelli.

Fonte: Jornal Extra

IPVA 2020: Pagamento em cota única para placas com final 1 vai até dia 31 em SC



Os donos de veículos com placas com final 1 podem pagar o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) em cota única até sexta-feira (31). Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, a cobrança está, em média, 2,4% a menos do que no ano passado, o que representa desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).


A tabela Fipe é usada pela SEF como base de cálculo para o IPVA. Em Santa Catarina, o tributo varia entre 1% e 2% do valor venal do veículo, e sua quitação é um dos requisitos para conseguir o licenciamento. O não pagamento implica ainda em notificação fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros Selic.

Veja abaixo as alíquotas vigentes:

2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (coletivos), nacionais ou estrangeiros;
1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.
2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (coletivos), nacionais ou estrangeiros;
1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

Fonte: G1

Motorista foge após atropelar mulher em Catanduvas





O motorista de um veículo fugiu após atropelar uma mulher na noite desta terça-feira (28) na Rua Venceslau Brás, centro de Catanduvas. O acidente ocorreu por volta da meia-noite.

De acordo com informações, a vítima deixava o posto Begnini quando foi colhida pelo carro, próximo a rodoviária. A jovem, de 20 anos, foi socorrida pelos Bombeiros com suspeita de fratura no braço e na perna, além de escoriações pelo corpo. Ela foi imobilizada e conduzida ao Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba.

Testemunhas relataram para a Polícia Militar que o veículo era um VW/Gol cinza. Os policiais confeccionaram o boletim da ocorrência para identificar e responsabilizar o proprietário do automóvel pelo crime.

Fonte: Caco da Rosa

Atletas fraiburguenses participam de Workshop em Jaboticabal/SP


Entre os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, acontece em Jaboticabal/SP, o 5º Workshop de Karatê Hayashi-há Shitoryu, 03 (três) atletas fraiburguenses participam do evento, são eles: Sensei Mariane Santos Ribeiro, o estudante Gerson Fischer (Studio Apple), o educador marcial Luiz Antônio Laudelino Coelho, responsável do Karatê-dô Fraiburguense e um dos coordenadores da Associação Hayashi-há Vital de Karatê-dô, mantenedora do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô.
Gerson Fischer, ou dos integrantes da delegação que participará do evento, prestará exame para a faixa preta - 1.Dan.
“Vamos em busca de novos conhecimentos e de aperfeiçoamento, em um dos eventos que mais cresce no país, devido à preocupação constante de seus idealizadores com a excelência das informações oferecidas, bem como a qualidade dos palestrantes e a satisfação dos participantes”, explica o professor Luiz Coelho.

Fonte: Esportes em Debate

Previsão do Tempo para esta Quinta-feira



Quinta-feira (30/01):
Tempo: instável com chuva no decorrer do dia do Oeste ao Sul do estado. Nas demais regiões, muitas nuvens e pancadas de chuva na tarde e noite. Risco de temporal localizado com granizo.
Temperatura: elevada, calor intenso no Litoral e norte do estado.
Vento: nordeste a noroeste, com variação para sul no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: baixa pressão no RS influencia SC. Aproximação de uma frente fria no fim do dia.

Fonte: Epagri/Ciram

Infectologista tira dúvidas sobre o Coronavírus



Segundo ela, o coronavírus existe desde 1960 em vários animais. Mas ainda não há informações do 1º caso que infectou o ser humano

O Nacional Jovem desta quarta-feira (29) foi conversar com a infectologista Helena Brígido sobre o novo coronavírus que já dizimou 132 vítimas, e deixou mais 5.974 casos confirmados na China continental (sem contar Hong Kong, Macau e Taiwan). O Brasil já confirmou suspeitas do vírus.

A médica conta que "ele já existe desde 1960. Só que agora ele realmente é novo para a comunidade científica e por isso não sabemos ainda, com segurança, como lidar com ele. Parece que ele é bastante agressivo quando causa a doença. A maioria dos pacientes acompanhados não tem sintomas, mas quanto tem é bastante agressivo e a pessoa pode morrer".

Segundo ela, o vírus tem um nível de transmissão mundial. "As pessoas sem sintomas, que são a maioria, também transmitem. Mas como vamos saber isso? Só com uma vigilância muito grande nos portos e aeroportos", aponta a especialista. Na entrevista, Helena cita os principais sintomas do novo coronavírus: febre, tosse e falta de ar. A principal complicação do coronavírus é uma pneumonia grave que pode levar à morte. 

A transmissão se dá por gotículas. Ou seja, quando uma pessoa tosse, espirra, coça o nariz. Por isso, ela recomenda álcool e gel em todos os lugares possíveis, em aglomerações.

Fonte: EBC

Nove casos suspeitos de coronavírus são registrados em seis estados do Brasil



Subiu para nove o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. São Paulo lidera com três casos, seguido por Santa Catarina, com dois. Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e Minas Gerais registraram um caso suspeito cada.


O secretário executivo do Ministério da Saúde, José Gabbardo, acredita que a tendência é que as notificações aumentem no Brasil, mas reforçou que ainda não há nenhum caso confirmado no país.


“Nenhum deles ainda tem classificação de provável, não temos caso provável. E não temos caso confirmado de coronavírus no Brasil. O Brasil vem fazendo junto à Organização Mundial da Saúde o acompanhamento, então temos participado de reuniões restritas, temos esse treinamento para laboratório acordado, que a gente vai apoiar a Organização Pan-americana de Saúde na próxima semana para capacitar países do Mercosul. Este é o cenário atual”.


A partir desta quinta-feira, o Ministério da Saúde vai divulgar um boletim diário, às 16h, para atualizar a situação epidemiológica no Brasil.


Na terça-feira a pasta elevou o grau de alerta em relação à doença. Antes era de “atenção” e agora é de “perigo iminente” para presença do coronavírus. O terceiro grau é de “emergência”, que será acionado somente se houver contágio de pessoa para pessoa dentro do Brasil.


De acordo com o secretário executivo do Ministério, José Gabbardo, caso é considerado suspeito quando o paciente apresenta febre, algum sintoma respiratório e viajado à China nos últimos 14 dias.


“Na medida em que nós ampliamos o escopo da notificação, ou da definição de casos, passando a considerar todo e qualquer paciente que apresente febre e sintomas respiratórios, e nos últimos 14 dias estava na China, se ele se enquadra nesse caso, é suspeito”.


Como medidas de prevenção, o Ministério da Saúde recomenda observar regras de higiene, como lavar as mãos e cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar.


O Ministério também desaconselha viagens à China. O governo informou ainda que não fará qualquer restrição à entrada de chineses no Brasil.


Questionado sobre o Carnaval, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que, por enquanto, o Ministério da Saúde não pensa em adotar medidas que altere de alguma forma as festas de ruas. Mas serão adotadas ações preventivas. Esse planejamento pode mudar caso o quadro da epidemia comece a evoluir no Brasil.


O secretário lembrou que é verão no Brasil, e por isso muito pequena a possibilidade de uma doença respiratória se alastrar por aqui nos moldes do que ocorre na China.

Fonte: EBC
Imagem: Pixabay

Workshop gratuito “Como tirar sua ideia do papel” terá duas turmas em Videira

Devido à grande procura de interessados em participar do workshop “Como tirar sua ideia do papel”, que será ministrado pelo professor Dr. Luiz Salomão Ribas Gomez na próxima terça-feira (4), foram disponibilizadas inscrições para uma nova turma, que será realizada na quarta-feira (5) às 8h, ambas na sede da Aciav. O evento visa auxiliar interessados em transformar uma ideia em um modelo de negócio através de ferramentas e metodologia específica. A participação é gratuita e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet.
A iniciativa é da Prefeitura de Videira, através do Centro de Inovação Videira em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, Cocreation Lab, Sebrae, Fapesc e Aciav. De acordo com o chefe do Centro de Inovação Videira, Leandro Hupalo, as inscrições são limitadas e estão disponíveis somente para o evento do dia 5. “Essa é uma excelente oportunidade para todos que têm interesse em empreender em algum momento. Não há restrições quanto à formação ou idade. Serão cerca de três horas de conhecimento e prática que aliam empreendedorismo e inovação ministrados por um especialista nestas áreas”, acrescenta.
Ele destaca ainda que esta iniciativa vem para contribuir para os interessados em inscrever projetos no Programa Nascer tirarem as suas dúvidas. “Esse é o maior programa de pré-incubação do Brasil. Em Videira serão selecionadas de oito a 11 ideias de grupos formados por até cinco pessoas, que passarão por um processo de capacitação, utilizando a metodologia TXM Business (Think, Experience, Manage). O objetivo é fomentar e incorporar novas tecnologias aos setores econômicos, a fim consolidar os ecossistemas da inovação em todo o estado. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de fevereiro e o programa será desenvolvido no Centro de Inovação”, completa.
SERVIÇO: As inscrições podem ser feitas através do link abre.ai/workshop_nascer.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Professora organiza Vakinha pela Internet, para comprar cadeira de rodas para uma estudante!




Vitória seu nome faz jus a sua história

A inclusão social é a expressão usada para definir toda política de inserção de pessoas ou grupos que estão, por algum motivo, excluídos na sociedade. Nas vaquinhas de inclusão social, as pessoas se mobilizam e, coletivamente, viabilizam campanhas que terão, de alguma maneira, um impacto bastante positivo para a sociedade. É assim é reduzida a brecha entre intenção e ação.
Por isso, e preocupada com as dificuldades de uma estudante sua, a professora Patrícia Marini, moradora do bairro São Miguel em Fraiburgo/SC, lançou uma Vakinha pela internet, com o nome: Ajude a Vitória! O site utilizado é o Vakinha, para doar qual valor, basta clicar no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-vitoria-patricia-marini
Vitória nasceu com problemas nas suas articulações, e não poderá caminhar. Ela já tem 11 anos e usa a mesma cadeira desde os 6 anos, ela está ficando com problemas na coluna pela cadeira ser muito pequena. Vitória precisa de uma cadeira juvenil, para assim, seguir sorrindo e indo a escola todos os dias.
“Ajudem a pessoa mais incrível que já conheci, trabalho com ela há mais de dois anos, ela se chama Vitória, o nome dela faz jus a sua história”, explica a professora Patrícia!

Fonte: Esportes em Debate

Postos da Polícia Rodoviária de Calmon e de Lebon Régis recebem novas viaturas



Os postos da Polícia Militar Rodoviária de Calmon e de Lebon Régis receberam nos últimos dias duas novas viaturas cada. Trata-se de quatro camionetes Ford Ranger. Além disso, as unidades também receberam fuzis de última geração, armas de choque, Smartfones e equipamentos de informática.

Toda a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina está sendo reequipada, o que contribuirá para uma melhor prestação de serviço e maior segurança nas rodovias estaduais.

Fonte: Divulgação Polícia Militar Rodoviária

TANGARÁ: Transporte universitário: estudantes devem fazer cadastro



Ano letivo de algumas instituições de ensino superior já está iniciando. Como ocorreu nos anos anteriores, a Secretaria de Educação de Tangará continuará com o transporte para estudantes de cursos técnicos e universitários. Os ônibus estão disponíveis para quem frequenta universidade, Senai e IFC, nos municípios Videira, Luzerna, Joaçaba e Campos Novos.

A secretária da área, Marlene Valesan, explica que os interessados devem fazer um cadastro. Comparecer na secretaria com os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de vínculo com a instituição de ensino.

Fonte: Jornalismo Tangará AM