terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Agricultura familiar terá primeiro box no Ceasa exclusivo para orgânicos

imagem ilustrativa: cacimbaweb

 A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina) do município de São José terá o primeiro box no país destinado à venda exclusiva de produtos orgânicos provenientes de agricultores familiares. O incentivo vale para produtores que abandonarem o tabaco para cultivar alimentos agroecológicos.
A previsão é que o espaço de 75 metros quadrados seja inaugurado dentro de um mês. A implantação do box é de responsabilidade do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Um dos objetivos do projeto é criar alternativas viáveis à produção de fumo, como prevê a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinada pelo Brasil. Produtores rurais que trabalham nesse tipo de lavoura estão sujeitos a diversos riscos, entre eles o de intoxicação por nicotina e agrotóxicos.
Além de viabilizar a comercialização dos produtos, a universidade fará estudos sobre o rendimento gerado na produção de frutas, hortaliças e leite em sistema orgânico. Segundo informações publicadas pela Agência Brasil, somente em Santa Catarina, há mais de 45 mil famílias que cultivam tabaco em terras que poderiam estar produzindo alimentos. Cerca de 200 mil agricultores familiares estão envolvidos na atividade na região Sul do país.
fonte: Radioagência NP, Jorge Américo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário