quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ministra destaca principais objetivos do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas



Na manhã desta quarta-feira (23), a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, apresentou a programação do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável, evento realizado pelo Governo Federal.  Durante o café da manhã com jornalistas, Ideli destacou também os principais objetivos do evento, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).

“A diretriz da presidenta é muito clara: ela não quer prestação de contas, ela não quer palestra. Ela quer, bem objetivamente, que os inúmeros programas do governo federal sejam explicitados, esclarecidos, desde as diretrizes até a situação em cada município”, afirmou a ministra.

O evento tem como objetivo apresentar aos novos gestores municipais os programas do Governo Federal que têm reflexo direto nas Prefeituras com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.

“A determinação da presidenta é do geral ao específico para cada município e que todos possam sair daqui animados e com perspectivas de poder não só viabilizar parcerias já em andamento, mas de ampliá-las”, disse Ideli.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, fará a abertura do evento, na tarde de 28 de janeiro. Depois, até o dia 30, os participantes poderão assistir palestras com 28 ministros. No total, o Encontro terá cinco auditórios onde ocorrerão as palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação.

Também estarão à disposição dos gestores municipais 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNDES, o Sebrae, os Correios e a Infraero. As pastas presentes nesse espaço de atendimento direto aos gestores estarão com todo o corpo técnico presente para esclarecer dúvidas e fornecer informações.


Novos investimentos
A ministra Ideli disse que o Governo Federal deve anunciar novos recursos aos municípios. “Deveremos ter anúncios, provavelmente de ampliação de programas ou outras novidades”.


Principais Programas ocupam painéis da Programação Principal
Dentro da programação principal, que ocupará os auditórios Master e Planalto, estarão contemplados aqueles ministérios que executam políticas mais descentralizadas e com contato maior com os executivos municipais. “A ordem foi muito clara: ser objetivo, direto e concreto”, define Ideli.

Serão discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura. Na segunda-feira (28), o destaque do evento são as políticas públicas voltadas para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. No segundo dia (29), com programação mais extensa, serão abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, além de ações desenvolvidas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde.


No último dia (30), a agenda será voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário