sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Biblioteca Comunitária Alisson Zonta recebe outra doação



Ontem, 24, a Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta, recebeu a doação de mais quatro volumes, doados pelo professor Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. As obras doadas tem como tema o conflito social do Contestado, pois o professor Paulo Pinheiro Machado é um dos maiores especialistas nessa temática.

Os livros doados são: Lideranças do Contestado, 02 volumes do livro Nem fanáticos, nem jagunços: reflexões sobre o Contestado (1912 – 2012) e Simpósio Nacional do Centenário do Movimento do Contestado. Essa doação é especial, pois é a primeira realizada por pessoa ou entidade de fora de Fraiburgo, além disso, os livros foram doados por um dos maiores especialistas no Movimento do Contestado, e Fraiburgo foi e é um dos principais palcos desse conflito.

A Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta, é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, a mesma será instalada no bairro São Miguel no dojo da Associação Vital, situado na rua Angelim Grigolo, cruzamento com a av. Pedro Gianello. Os interessados em conhecer, doar livros e outros materiais a serem utilizados na Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta, os contatos podem ser feitos pelos fones: (0**49) 9113 – 2959 com o educador Luiz Coelho e (0**49) 9931 – 6598 ou (0**49) 8418 – 3450 com o professor Jilson.


Conheça mais do doador dos livros
O professor Paulo Pinheiro Machado é Coordenador do curso de graduação em História da UFSC, Pinheiro Machado graduou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase no período do Império e primeiras décadas da República, atuando em pesquisas sobre a história do campesinato, colonização, fronteiras agrícolas e internacionais e Revolução Federalista.

Ele é um dos principais pesquisadores do conflito do Contestado, que começou há 100 anos, em 1912, e se prolongou até 1916. Publicou os livros “A política de colonização do Império” (1999) e “Lideranças do Contestado” (2004) e organizou, com a professora Márcia Espig, da Universidade Federal de Pelotas, a coletânea “A guerra santa revisitada: novos estudos sobre o movimento do Contestado” (2007), com textos de 12 pesquisadores que agregam novos olhares sobre o tema.
fonte: Jilson Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário