quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Risco de choque e curto circuito motivou desligamento das luzes da Praça Central de Iomerê


A ausência de iluminação pública na Praça Central de Iomerê também foi tema de esclarecimento na sessão plenária da última terça-feira (22). Na tribuna, o  vereador Aleomar Penso (PMDB) esclareceu aos iomerenses presentes e aos vereadores, o que motivou a Administração a desligar e energia no local. Segundo ele, pelo menos 10 irregularidades funcionais foram encontradas na obra, o que estava colocando em risco a vida das famílias que freqüentam a praça.

Entre os principais problemas detectados está o acúmulo de água nas caixas de passagens dos fios de eletricidade, causando choques e possibilidade de curto circuito a qualquer tempo nos freqüentadores. Além disso, a umidade estava fazendo com que as luzes ficassem acesas 24 horas por dia, sendo que um dispositivo deveria desligá-las ao amanhecer. “O desligamento da energia foi uma medida acertada, porque visa preservar a vida das crianças e dos adultos que freqüentam a praça. O risco de um choque elétrico era claro, podendo inclusive tirar a vida de alguém”, disse Penso, apontando, ainda, os gastos desnecessários com as luzes ligadas o dia inteiro.

De acordo com o vereador, no último dia 15, o prefeito Luciano Paganini também liderou uma vistoria no local acompanhado dos representantes da construtora Videirense, que é responsável pela obra, além de um engenheiro civil da AMARP e do secretario de Administração - Douglas Zardo e da assessora Jurídica do Município - Paula Pasqual. Na ocasião, além dos problemas elétricos  foram detectados problemas de empoçamento de água no piso da praça de alimentação, descolamento do deck de madeira, falta de drenagem na quadra de areia, fragilidade da tabela de basquete que não suporta a freqüência de uso, necessidade de substituição por postes adequados nas quadras de basquete e futebol, acúmulo de água no portal de entrada, meios fios danificados, infiltração de água nos banheiros e cozinha e ausência de fixação do pilar central da quadra de spiriboll.

“Sabemos do inconveniente que é ter as luzes apagadas, mas pedimos a compreensão da comunidade, porque é uma medida de segurança. Em consenso dos presentes na  vistoria, ficou acertada  uma reunião com os arquitetos responsáveis pelo projeto, para fins de ajustes e questionamento quanto ao projeto original da obra. Além disso, a construtora se comprometeu a sanar os problemas levantados, o mais breve possível, permitindo que as luzes voltem a ser acesas, sem oferecer risco aos iomerenses”.

Requerimento para a Celesc

Um pedido de esclarecimentos à Celesc, também foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta terça-feira (22). De autoria do vereador Aleomar Penso, o documento quer que a empresa de energia elétrica esclareça o motivo de estar ocorrendo tantas oscilações, apagões ou falta de energia no município de Iomerê, nos últimos meses.

No pedido, Penso aponta que os problemas vem sendo registrados  quase que todos os dias, no final da tarde e também em alguns finais de semana.” Tenho falado: as vem se agravando.  Alguns contribuintes estão tendo prejuízos financeiros inclusive, além de queima de aparelhos eletrônicos e diminuição da sua vida útil”, apontou.

Fonte: Silvia Palma - Assessora de Imprensa PMDB Iomerê

Nenhum comentário:

Postar um comentário