terça-feira, 9 de abril de 2013

Candidatos já podem requerer devolução do valor investido na inscrição do concurso cancelado pela Prefeitura de Videira


Candidatos inscritos no Concurso Público, referente ao Edital nº 001/2012, promovido pela Prefeitura de Videira, no ano passado, e cancelado oficialmente no último dia 1º de abril, já podem requerer a partir desta segunda-feira (8) a devolução dos valores da inscrição. A informação está contida no Decreto nº 10.380/13 assinado pelo prefeito interino – Lourenço Becker. Segundo o documento que decretou o cancelamento do concurso e institui a data para a devolução do dinheiro, de 8 de abril a 8 de maio as 4.400 pessoas inscritas no concurso poderão requerer a devolução do valor investido na inscrição.

O secretário de Administração – Valmor Dall´ Agnol explica que a solicitação de devolução do valor das inscrições deverá ser feita, pelo próprio candidato, através do preenchimento do formulário que está disponível no site da Prefeitura de Videira (www.videira.sc.gov.br) no link “Concursos” ou já impresso no setor de protocolos da Prefeitura. O formulário deverá ser protocolizado na Prefeitura de Videira, no período de 8 de abril até 8 de maio de 2013.  A solicitação de devolução do valor também poderá ser feita por meio de procuração com firma reconhecida e poderes específicos para este fim.

Dall´Agnol destaca que também é permitido o envio da solicitação de devolução através de SEDEX, com data de postagem até 08 de maio de 2013, para o seguinte endereço: Prefeitura Municipal de Videira, A/C Departamento de Expediente, Avenida Manoel Roque, nº 188, Bairro Alvorada, CEP 89560-000, Videira/SC. “Decidimos acatar a recomendação do Ministério Público para cancelar concurso porque tanto a assessoria jurídica, quanto o setor de Controle Interno da Prefeitura também entenderam que o procedimento apresentou não apenas meras irregularidades, mas nulidades insanáveis, que comprometem todo o procedimento. Como nossa intenção é agir sempre de maneira transparente com a sociedade, a medida é a mais indicada”.

Empresa que realizou o concurso foi penalizada

Por conta da série de problemas encontrados no processo de realização do concurso, por parte do Instituto de Desenvolvimento Intelectus, de Brusque, que foi a empresa contratada através de licitação para realizar o concurso, a Prefeitura rescindiu o contrato e  não realizou o pagamento de R$ 80 mil previstos, portanto, o município não teve nenhum prejuízo financeiro.

Além disso, pelos próximos dois anos o Instituto Intelectus não poderá realizar contrato com o serviço público em todo o Estado. De acordo com o secretário de Administração a contratação da Intelectus se deu através de licitação por menor preço e a empresa estava legalmente habilitada para atuar. No entanto, no decorrer do processo uma série de fatores apontaram que faltava estrutura para realizar um concurso com as proporções do da prefeitura de Videira que teve cerca de 4.400 inscritos. “Infelizmente no processo licitatório não podemos prever quem será contratado e que tipo de serviço vai prestar”.
Novo concurso em breve

À comunidade e aos participantes do concurso nº 001/12, o secretário de Administração explica que em breve um novo concurso será aberto. A exemplo do que aconteceu neste processo cancelado serão  oferecidas 180 vagas em 53 cargos. “O quadro de funcionários do município continua deficitário. De forma emergencial fizemos processos seletivos e contratos temporários, por isso nossa intenção é realizar esse concurso o mais breve possível”, concluiu Dall´Agnol.

Silvia Palma
Assessora de Comunicação Prefeitura de Videira

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