terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia de Campo sobre silagem é realizado em Ouro

  A silagem e o feno são duas alternativas de métodos de conservação de forragens para o período de inverno bastante conhecidas e utilizadas pelos pecuaristas. Recentemente surgiu uma alternati 
va intermediária entre estes dois métodos denominada simplesmente de "pré-secado" ou de "silagem pré-secada". Nos EUA esta técnica é conhecida como "haylage" ou, numa tradução literal, "feno-silagem". 
        Dessa forma, a Diretoria de Agricultura de Ouro promoveu um Dia de Campo, na tarde de quinta-feira, dia 28, na propriedade dos Irmãos Dambrós, na Vila São José, em parceria com a Empresa Agriculte que apresentou uma novidade em maquinário especializado na produção de silagem. 
        Segundo o responsável comercial da empresa, Jonas Amalcabúrio, foram apresentadas quatro máquinas que corta, espalha, enfarda e empacota o feno, além de apresentar o feno seco e pré-seco. 
        As orientações foram passadas pelo coordenador do Curso de Agronomia da UNOESC campus Campos Novos, Marcos Carrafa, onde ele afirma que esse tipo de feno é uma novidade no Brasil, mas muito utilizado nos países europeus, apresentando uma concentração maior de proteínas. 
        Ainda, essa alternativa é bastante interessante do ponto de vista técnico por permitir reduzir os riscos de incidência de chuvas sobre material cortado no campo durante a fase de secagem, pois esse período fica restrito - dependendo das condições climáticas e das características morfológicas da planta forrageira - a uma ou duas horas de duração. 
        Após o material ser enfardado, da mesma forma que fazemos para produzirmos fardos de feno redondos ou cilíndricos, essa técnica envolve o feno com um filme plástico para que a condição interna do fardo seja de anaerobiose (ausência de oxigênio) e, portanto, haja uma fermentação similar à encontrada nos silos quando se produz silagens convencionais de capins, milho, sorgo ou girassol. 
        A coordenação do Dia de Campo foi da Diretoria de Agricultura de Ouro, através do diretor Diego Baretta.
Fonte: Imprensa Our

Nenhum comentário:

Postar um comentário