sexta-feira, 12 de abril de 2013

Em Iomerê gripe: Vacinação começa segunda-feira

 Vacinação começa segunda-feira, dia 15 e idosos estão entre público-alvo-foto ministério da saúde

Começa na próxima segunda-feira, dia 15, a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza). As doses serão aplicadas na Unidade de Saúde de Iomerê. A campanha é direcionada para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas e mulhers puéperas, até 45 dias após o parto.
            Segundo o secretário de Saúde, vice-prefeito Milto "Maneco" Borga, a equipe está pronta para atender a demanda do público que deverá receber as vacinas e a expectativa é que mais de 90% dela seja vacinada. "Esperamos ultrapassar a meta de vacinação, imunizando o público-alvo e oferecendo a ele mais qualidade de vida neste período de outono e inverno", enfatizou.
            O horário de vacinação é o mesmo de funcionamento da Unidade de Saúde. Entretanto, no sábado, dia 20 de abril, será realizado um dia D, quando a vacinação será intensificada das 8 às 17 horas. "O nosso pedido é que todos venham se vacinar o quanto antes, porque a imunização é muito importante", destaca o secretário

QUEM DEVE SE VACINAR?
 Além das mulheres puérperas, e dos portadores de doenças crônicas, principalmente os idosos com mais de 60 anos, crianças a partir de seis meses a menores de dois anos e gestantes em qualquer período devem se vacinar. A influenza (gripe) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse para a saúde pública no Brasil, podendo apresentar complicações graves e levar ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco .
            Os sintomas são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores com congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores musculares e dor de cabeça.
            A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente mais graves, evoluindo para um quadro de pneumonia.
fonte Edelcio Lopes-assessoria imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário