quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeito e lideranças articulam agência do INSS em Iporã do Oeste


Numa reunião com a superintendente estadual do INSS, Raquel Gadea na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Iporã do Oeste, Ilton Vogt, prosseguiu a articulação para implantar uma agência do INSS no município. Acompanhado dos deputados estaduais Padre Pedro Baldissera, Dirceu Dresch e Luciane Carminati, e do vereador Nilson Werlang e a secretária de Educação, Itamara Bagatini, o prefeito apresentou dados que mostram a necessidade e a viabilidade para implantação da estrutura em Iporã.
            O pedido foi apresentado para o Ministério da Previdência Social em fevereiro deste ano, e o objetivo da reunião desta quarta é acrescentar ainda mais argumentos à solicitação. A prefeitura também já confirmou a disposição de ceder, imediatamente, um imóvel para a implantação da agência do INSS.
            A superintendente Raquel Gadea garantiu que discutirá o projeto de Iporã com o Ministério na próxima semana, no entanto, uma resposta concreta deve ser apresentada ate o início de maio.
            “Fizemos um estudo em que apontamos diversos dados para a superintendência. Um, em especial, é a disponibilidade da agência de Iporã atender a outros seis municípios (Descanso, São João do Oeste, Mondaí, Riqueza, Santa Helena e Tunápolis), o que diminui a distância também para estas cidades e desafoga a agência de São Miguel do Oeste”, defende o prefeito. As distâncias seriam reduzidas significativamente; no caso de Itapiranga, por exemplo, seriam 38 km a menos. 
            O deputado Padre Pedro afirma que a Superintendência do INSS em SC compreendeu a importância de mais uma unidade na região. “Nós precisamos desafogar São Miguel do Oeste e esta medida também aproxima o atendimento destes municípios menores. A tendência de aumento na população com mais de 50 anos na nossa região também é um dado que pressiona pela ampliação”, disse o parlamentar. Padre Pedro buscou o Ministério da Previdência em diversas ocasiões, na articulação pela ampliação do número de procuradores atuando na agência do INSS em São Miguel do Oeste e pela resolução dos problemas com filas e a ausência de peritos.  
            A agência atenderia a uma população superior a 50 mil habitantes e, para Iporã, representa um avanço em razão da própria configuração demográfica do município. Segundo o prefeito Ilton, mais de 25% dos habitantes da cidade (2,1 mil habitantes) tinham mais de 50 anos de idade, segundo o Censo do IBGE de 2010. 
fonte:Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário