segunda-feira, 29 de junho de 2020

Bombeiros de Concórdia salvam criança de apenas dois dias que se engasgou com leite materno


A ação rápida dos Bombeiros Voluntários de Concórdia salvou mais uma criança no município. Um bebê de apenas dois dias de vida se engasgou quando era amamentado pela mãe. O fato aconteceu na noite de sábado, dia 27, no Bairro Poente do Sol. Os socorristas foram ao local e conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança.

O chamado chegou à Central dos Bombeiros às 20h25. Um familiar pedia socorro, relatando que o bebê havia se afogado e não apresentava sinais de respiração. Uma guarnição foi até a residência da família e constatou que o bebê realmente não conseguia respirar. “Durante o tempo do nosso deslocamento a família foi sendo orientada pela Central, por telefone, recebendo as informações sobre os procedimentos que deveriam ser feitos até que a gente chegasse até a casa”, conta o bombeiro Felipe Vargas. “Quando chegamos, constatamos que a criança estava engasgada. Iniciamos as manobras de desobstrução de vias aéreas. Em poucos minutos a equipe teve êxito e a criança voltou a chorar”, relata ele.

Depois da ação os Bombeiros Voluntários levaram o bebê ao Hospital São Francisco para que ele também fosse avaliado por um médico.

O Bombeiro Felipe destaca que casos como este são comuns e explica aos pais, que, ao perceberam que a criança não consegue respirar, liguem imediatamente para os Bombeiros, no telefone 193. Ele também ressalta que é necessário que a pessoa que está na linha siga as orientações. “Toda vez que acontecer uma situação do gênero, que é comum com crianças recém nascidas, é importante que a família siga todas as orientações repassadas pelo telefone. A gente sabe que é muito difícil manter a calma no momento, principalmente quando se trata de um filho, mas é preciso ouvir e iniciar as manobras enquanto a viatura se desloca. Isso fará que tenhamos o melhor resultado no procedimento”, orienta.

Fonte: Diário Rio do Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário