segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Postos do Sine disponibilizam serviços ao trabalhador


Os 104 postos de atendimento ao trabalhador do Sine/SST em Santa Catarina existem para facilitar a inserção ou reinserção da população no mercado de trabalho. Em Santa Catarina o Sine é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). 
São 24 postos de execução direta do governo do Estado e outros 80 postos conveniados. “Fazer com que o trabalhador consiga o primeiro emprego ou um novo emprego é um de nossos principais objetivos”, afirma o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.
Emprego – As vagas disponíveis no Sine/SST são para trabalhadores de nível fundamental, médio e superior. “Por intermédio do Sine, o trabalhador tem acesso às vagas de acordo com o seu perfil e ainda pode ser indicado para cursos de qualificação para adequá-lo ao mercado de trabalho, o que reduz o tempo de espera por uma vaga”, explica o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.
Em algumas funções há dificuldade de se encontrar candidatos interessados. Para o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho, a falta de escolaridade ainda é um dos fatores que dificultam a contratação. “Os trabalhadores precisam buscar a elevação da escolaridade e a qualificação em cursos mais curtos para conquistar a inserção no mercado de trabalho”, pondera.
Qualificação - Os trabalhadores que procuram uma unidade do Sine também têm a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Social). Estes cursos já estão em 232 municípios do Estado.  Os cursos são oferecidos por instituições como os Institutos Federais (IFSC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat, e atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Psicossocial – Para dar suporte aos serviços oferecidos nos postos do Sine/SST foi criado o atendimento psicossocial em 15 dos 24 postos de atendimento ao trabalhador que são vinculados à SST. As equipes de atendimento dão dicas sobre como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Também é feita a intermediação de vagas para pessoas com deficiência, por exemplo. Nesse caso há uma negociação com a empresa para que o candidato participe do processo de seleção para uma vaga que não é específica para pessoas com deficiência. De acordo com o caso, os trabalhadores são encaminhados para a rede de assistência social, educação, saúde, entre outros.
Seguro-desemprego – Também é possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego nos postos do Sine/SST. Mas com a edição da lei que instituiu o Pronatec Seguro-Desemprego foram exigidos outros documentos, além dos habituais, como o comprovante de residência e o comprovante de escolaridade.
Os demais documentos são o termo de rescisão, carteira de trabalho, CPF e RG, comprovante de depósito ou do extrato do FGTS, e as duas guias de requerimento do seguro-desemprego. A concessão do seguro-desemprego para os trabalhadores que solicitaram o benefício pela terceira vez em 10 anos ficou condicionada à frequência nos cursos de qualificação desde julho em Santa Catarina. 
Sine móvel – Os serviços oferecidos nos postos fixos também podem ser encontrados na unidade móvel. Neste ano o Sine móvel esteve em quatro eventos no Estado nos últimos três meses, dentre eles: Operação Alegria, no município de São Pedro de Alcântara; Ação Social realizado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, no Mutirão do Emprego, em Lages.  No Sine Móvel é possível fazer o cadastramento de vagas, o encaminhamento para o mercado de trabalho, além de fornecer informações sobre qualquer dúvida sobre questões de emprego.
Os empregadores também podem procurar o Sine para cadastrar as vagas das empresas.
Fonte:   www.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário