quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Salário das domésticas tem ganho real, mas ainda é um dos mais baixos


O salário das empregadas domésticas vem aumentando nos últimos oito anos. De 2004 a 2012, o ganho real dessas trabalhadoras subiu quase 56%. Enquanto que para os demais empregados os ganhos foram de cerca de 29%. Mesmo assim, o salário das domésticas no último ano correspondeu a 40% da remuneração média do conjunto dos trabalhadores do país. Os dados são de pesquisas realizadas pelo IBGE.
De janeiro a novembro de 2012 o salário de uma doméstica girava em torno de R$ 721. Já a renda mensal de todos os ocupados do país esteve na média de R$ 1.780.
A mudança maior na renda das domésticas é apontada como consequência da diminuição do número de trabalhadoras no setor. Desde 2009, última vez que a mão de obra cresceu, quase 130 mil pessoas deixaram o trabalho doméstico, somente em seis regiões metropolitanas do país.
Apesar de ainda estar em desvantagem na questão salarial, as domésticas têm o que comemorar. No último ano foi aprovada na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição 478/10, a PEC do Trabalho Doméstico. A medida inclui 16 direitos para a categoria, que possui apenas nove dos 34 direitos trabalhistas.
Cerca de 6 milhões de pessoas estão ocupadas no trabalho doméstico, segundo o IBGE. O setor é composto por 92% de mulheres.
Fonte:  www.radioagencianp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário