segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Bandeira de escassez hídrica deve ir até abril, diz ministro

O Brasil vivenciou, no ano passado, a maior crise de escassez hídrica dos últimos 90 anos. Por conta disso, o país precisou comprar energia elétrica do exterior e acionar as usinas termelétricas que funcionam em solo brasileiro. Para financiar os gastos extras, foi criada uma nova bandeira tarifária de energia elétrica: a bandeira de escassez hídrica. A previsão do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, entretanto, é que ela deixe de ser necessária em meados de março ou abril.

Segundo Albuquerque, ainda não há como prever como será o cenário hídrico em 2022, mas há uma expectativa de que seja melhor do que o do ano passado. O ministro disse que as condições hídricas de 2021 foram 8% melhores que em 2020 graças às medidas adotadas pelo governo.

“A nossa expectativa para o fim do período úmido (março, abril) é estarmos em condições bem melhores do que estávamos no ano passado”. De acordo com ele, os consumidores – grandes , médios e pequenos – fizeram a sua parte. “Eu digo que foi um esforço coletivo”, garante.

Ainda segundo o ministro, o governo trabalhou para que não houvesse a possibilidade nem de racionamento nem de apagão. Bento Albuquerque citou que países como os Estados Unidos e a China tiveram que racionar energia, o que não ocorreu com o Brasil.

Em entrevista, Bento Albuquerque também falou sobre a matriz energética brasileira, sobre o avanço da energia solar – que cresceu 132% no ano passado – e sobre os leilões de petróleo. Segundo ele, a produção cresceu 14% nos últimos três anos.

Como o petróleo brasileiro tem baixo teor de carbono, ele se torna mais atrativo para investidores. O governo também colaborou, dando segurança jurídica e regulatória e previsibilidade ao processo. “E tudo isso só é possível com planejamento”, conclui.


Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação

REGIÃO: Buscas por filho de vereador desaparecido após naufrágio que matou político em SC são encerradas



As buscas por Michel Ricardo Barbosa, de 25 anos, que está desaparecido desde o naufrágio de uma lancha corrido em 14 de janeiro em Laguna, no Sul catarinense, terminaram, informou o Corpo de Bombeiros Militar nesta segunda-feira (31). Segundo a corporação, porém, caso haja algum indício do paradeiro dele, pode ser feita uma procura específica.


O pai de Michel, o vereador de Caçador Ricardo de Moraes Barbosa (do PSDB), de 48 anos, e o amigo do político Deyvid Fernandes, de 29, morreram no naufrágio. Outros quatro homens foram resgatados com vida. Ricardo Barbosa atuava como vereador em Caçador, no Oeste catarinense.

Michel Barbosa durante trilha em Laguna em 10 de janeiro — Foto: Reprodução/Redes sociais


O comandante Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, Henrique Schuelter, explicou que as condições do mar, com a água gelada, e a possibilidade de Michel ter caído de 10 a 20 metros de profundidade, estenderam as buscas, pois havia a chance de ele aparecer na superfície mais tarde, o que não ocorreu.

Os bombeiros também tiveram uma pista, dada por outra embarcação. "Sexta [28], recebemos a informação de um possível corpo visto na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em Passos de Torres, a 40 quilômetros da costa. Um barco pesqueiro passou a informação. Empregamos por três dias as aeronaves dos bombeiros e da Polícia Civil, além de embarcações, e fizemos uma varredura usando as coordenadas dadas pelo barco, mas nada foi constatado", explicou o comandante.

Às 23h de domingo (30), os bombeiros decidiram encerrar as buscas.

Fonte: G1 SC

Novas regras para tirar ou renovar CNH geram dúvidas


A renovação da CNH vem gerando dúvidas devido à mudanças na legislação. O tempo de validade, por exemplo, foi alterado. Pela lei anterior, a validade era de 5 cinco anos e agora pode chegar até 10 anos, conforme a idade do condutor. Com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as novas regras para tirar e renovar a CNH já estão valendo em 2022.

As novas regras aumentam prazos de renovação, alteram o modelo da CNH, entre outras alterações. Agora, existem novos prazos para renovar a CNH. Quem tirar o novo documento em 2022 e tenha até 50 anos, terá uma CNH com validade de 10 anos. Além disso, os motoristas são obrigados a quitarem todos os débitos que tiverem, sejam relacionados aos veículos em seus nomes ou aos próprios condutores.

Conforme o especialista em trânsito Valmir Esquina, a validade máxima depende de motorista para motorista conforme avaliação médica e infrações gravíssimas cometidas pelo motorista. Esquina lembra ainda que a partir de junho, possivelmente entrará em vigor a nova CNH 2022, que adotará mudanças no design e especificações. Entre as novidades está as novas classificações de categorias disponíveis.

Fonte: RBV notícias

Previsão do Tempo para esta Terça-feira

         

Terça-feira (01/02):
Tempo: do Planalto ao Litoral, sol com pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste o sol predomina.

Temperatura: elevada, mais alta no Extremo Oeste e Oeste.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: convecção isolada à tarde na faixa leste do estado, associada ao aquecimento e aproximação de uma nova frente fria.


Fonte: Epagri/Ciram

domingo, 30 de janeiro de 2022

Não é Hora de descuidar. A Covid ainda está no ar


Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Mortes pela covid-19 seguem em alta e país acumula recorde de casos


São Paulo – O Brasil se aproximou nesta sexta-feira (27) de 270 mil casos de covid-19 em 24 horas. É o terceiro recorde seguido, em função da variante ômicron. Assim, a média móvel de diagnósticos avançou para 183.289 casos por dia na semana, maior índice registrado desde o início da pandemia no país, em março de 2020. Os registros oficiais de óbitos saltaram para 799 em um dia, maior número em cinco meses. E desse modo a média móvel diária de óbitos também subiu para 474 nos últimos sete dias, a maior desde outubro. Ao todo, o país se aproxima de 626 mil mortes pela covid-19 e ultrapassou a marca dos 25 milhões de casos. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Números de casos e mortes pela covid-19 no Brasil. Fonte: Conass

O Instituto de Métricas em Saúde (IHME) da Universidade de Washington alertou na semana passada para o aumento do número de óbitos. O órgão estimou que Brasil deve atingir a marca de 1.200 mortes oficialmente registradas na próxima sexta (4).

Nesse sentido, o aumento abrupto do número de casos aumenta a pressão sobre os sistemas de saúde. O coordenador-executivo do Comitê Científico de Combate à Covid-19 do Estado de São Paulo, João Gabbardo, prevê que o pico de internações deve ocorrer em até três semanas. Por outro lado, ele disse à CNN que espera uma situação “mais tranquila” em março.

Atualmente, São Paulo conta com 5 mil leitos de UTI para pacientes de covid em todo o estado. No SUS, são 3.770 leitos. Destes, 70,5% já estão ocupados, com aumento de 17% nos últimos sete dias, de acordo com a plataforma Info Tracker (USP/Unesp).


Vacina e mais

Para o microbiologista e divulgador científico Átila Iamarino, é preciso avançar na vacinação para conter a atual alta de casos e de óbitos. Contudo, conter uma doença tão séria quanto a covid-19 “depende de muita ação conjunta”. Ele criticou, por exemplo, a falta de uma “campanha massiva” para as pessoas que estão com doses de vacinação em atraso.

Além disso, de acordo com o especialista, apenas as vacinas não são capazes de conter a transmissão da doença. Ele afirmou que os imunizantes nem sequer foram desenvolvidos com esse objetivo, mas, sim, para evitar os casos graves da doença.

Espantado com os recordes diários de novos casos, ele diz não saber como “ainda não batemos no teto de testes”. “O caminho imediato mais direto é ter crianças vacinadas e todo adulto na terceira dose e educado a usar máscara direito (PFF2), tuitou Átila. “Quanto mais minimizarmos o que o vírus pode causar, mais ‘normal’ será o ‘novo normal’.”

Fonte: RBA

Professores da educação básica terão um reajuste de 33,24% do piso salarial


Os professores da educação básica terão um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal , desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou. Em 2022, o valor será corrigido e o piso da categoria será de R$ 3.845,63.

O aumento leva em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério. Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados.

Fonte: Agência Brasil

Quem tem direito ao teste rápido de detecção de covid-19 pelo plano de saúde?


A despeito do cenário de aumento de casos de covid-19 no Brasil e de escassez de testes de detecção do vírus nas farmácias e até mesmo em alguns hospitais, as empresas operadoras de saúde estão parcialmente isentas de cobrir a testagem de antígeno. Somente em uma ocasião, os planos devem garantir os testes rápidos de antígeno.

No último dia 19, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu que as operadoras devem cobrir os exames acompanhados de pedidos médicos de pacientes que estejam entre o primeiro e sétimo dia de sintomas.

Assintomáticos, no entanto, não têm direito à cobertura, bem como os usuários que tenham realizado o teste, com resultado positivo, nos últimos 30 dias, coberto pela operadora.

Segundo Ana Carolina Navarrete, coordenadora do Programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a ANS “chega com uma solução insuficiente”. Para a especialista, “desde o início da crise as operadoras foram covardemente poupadas de contribuírem com o controle e o monitoramento do vírus. Agora, dois anos depois, terão de cobrir os testes rápidos apenas para os pacientes com sintomas - o que claramente ignora a realidade da pandemia e a urgência de prevenir novos contágios”, afimou Navarrete em reportagem publicada pelo Idec.

“A ampla testagem é decisiva para o controle da pandemia, e as operadoras de planos de saúde perderam uma grande oportunidade de passarem à história como parte da solução. Ao contrário: se esse atraso aconteceu, e se a diretriz de utilização dos testes rápidos é tão restritiva, isso é resultado da pressão destas empresas”.

Fonte: Brasil de Fato

Previsão do Tempo para esta Segunda-feira

        

Segunda-feira (31/01):

Tempo: no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, sol com mais nuvens. Do Planalto ao Litoral com presença de nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer do período.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Sistema: alta pressão no litoral do RS e baixa pressão no litoral de SP, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.


Fonte: Epagri/Ciram

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Escola profissionalizante está com inscrições abertas para vários cursos

 



Mais um ano iniciando e a escola profissionalizante Sybila Aurélia Fornazzari de Tangará está com inscrições abertas para vários cursos.

São aulas de violão, ukulele, violino, fanfarra, desenho e moda, costura, tricô e crochê. Os interessados devem comparecer no setor de Cultura, que fica junto a Secretaria de Educação.


Fonte: Jornalismo Rádio Tangará
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Oficina Cor & Arte Tangará até 07/02/22




Estão abertas as inscrições para a Oficina Cor & Arte Tangará
Trata-se de uma oficina que, através do uso de técnicas de arte urbana, dentre elas o grafite, tem como objetivo contribuir com a socialização e o desenvolvimento de habilidades artísticas por parte dos participantes.
Para se inscrever, basta acessar o link https://forms.gle/XbFyBoewkAaGfuns7 até o dia 07/02/2022.
Em caso de dúvidas, favor procurar o CRAS ou entrar em contato através do telefones 3532-7475 ou 9 9200-7956 (WhatsApp).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Conheça o CADASTUR



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo destaca a importância de os empreendimentos ligados ao segmento turístico do município incluírem a sua empresa no CADASTUR. O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), é o cadastro de pessoas físicas (MEI) e jurídicas que atuam no segmento do Turismo, permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.


Como é feito o Cadastro:

Para fazer o cadastro basta acessar o site do Cadastur (https://cadastur.turismo.gov.br/), preencher um formulário e assinar o Termo de Responsabilidade Eletrônico. Após análise e aprovação do cadastro, pelo Ministério do Turismo, o certificado que atesta a regularidade do cadastro ficará disponível na plataforma. A validade do certificado de formalização é de até cinco anos sendo possível sua renovação 90 dias antes do vencimento. O Cadastramento é eletrônico, rápido e gratuito.


Quem Deve se Cadastrar

Restaurantes, bares e similares, vinícolas, hotéis e pousadas, organizadoras de eventos, agências de turismo, guias de turismo, transportadoras turísticas, empresas de entretenimento, parque aquático, campings, clubes e outros, cujas atividades CNAE estejam relacionadas no setor do turismo.


Benefícios

O Cadastur é uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha de prestadores de serviços turísticos. A iniciativa também traz benefícios para a empresa e para os profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas e projetos da Setur e do Ministério do Turismo (Mtur), incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Mtur e, ainda, acesso a financiamento por meio das linhas de crédito FUNGETUR. Informações sobre o Fungetur:https://www.gov.br/.../acesso.../acoes-e-programas/fungetur.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está à disposição para auxiliar no seu cadastramento.
Informações: Site CADASTUR

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS


A ocupação de leitos públicos de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos com covid-19 está piorando com a rápida disseminação da variante Ômicron, avaliaram pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no boletim do Observatório Covid-19 divulgado hoje (26).

"Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos", diz o boletim, que pondera que pessoas totalmente imunizadas são pouco suscetíveis a essas internações, mas comorbidades graves ou idade avançada podem deixá-las vulneráveis.

Os pesquisadores explicam que, mesmo com uma proporção menor de casos gerando internações em UTI, os números se tornam expressivos por causa da grande transmissibilidade da variante Ômicron, que é mais contagiosa.

O aumento no número de internações já levou 12 estados à zona de alerta intermediário, em que entre 60% e 80% dos leitos de UTI estão ocupados. Além disso, as internações chegaram à zona crítica, com ao menos 80% de leitos ocupados, em Pernambuco (81%), Espírito Santo (80%), Goiás (82%), Piauí (82%), Rio Grande do Norte (83%), Mato Grosso do Sul (80%) e Distrito Federal (98%).

O boletim informa que, entre as 25 capitais com taxas divulgadas, nove estão na zona de alerta crítico: Porto Velho (89%), Rio Branco (80%), Macapá (82%), Fortaleza (93%), Natal (percentual estimado de 89%), Belo Horizonte (95%), Rio de Janeiro (98%), Cuiabá (89%) e Brasília (98%).

"É fundamental empreender esforços para avançar na vacinação e controlar a disseminação da Covid-19, com o endurecimento da obrigatoriedade de uso de máscaras e de passaporte vacinal em locais públicos, e deflagrar campanhas para orientar a população sobre o autoisolamento ao aparecimento de sintomas, evitando, inclusive, a transmissão intradomiciliar", destaca o boletim.


Fonte: Agência Brasil

Previsão do Tempo para este Final de Semana

       

Sexta-feira (28/01):

Tempo: nebulosidade variável com chuva ocasional do Planalto ao Litoral. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, sol e pancadas de verão com trovoadas (isoladas e passageiras) à tarde.  

Temperatura: mais amena em todas as regiões.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai e baixa pressão no litoral de SP, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.

Sábado (29/01):

Tempo: nebulosidade variável em SC, com condição de chuva a qualquer hora no Litoral e norte do estado devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens. 

Temperatura: mais amena em todas as regiões.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (30/01):

Tempo: sol especialmente do Extremo Oeste ao Planalto Sul. No Litoral e norte do estado, nebulosidade variável com condição de chuva, alternando com períodos de melhoria, devido à circulação marítima.

Temperatura: em elevação, especialmente em direção ao oeste do estado.

Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (31/01):

Tempo: sol entre algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado.


Fonte: Epagri/Ciram

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Cooperado de Tangará ganha Lavadora Brastemp em campanha da Cresol


O associado Cilsomar Panceri, passou retirar a lavadora Brastemp 12kg, prêmio que ganhou no sorteio da Campanha Vem Junto Cooperar.

A campanha continua e você ainda pode ganhar 01 Veículo Jeep Renegade.
Certificado de autorização SECAP/ME n.° 06.012640/2021



Fonte: Cresol Meio Oeste

Buscas por filho de vereador de Caçador seguem pelo 13° dia após naufrágio que matou político em SC: 'Pequena chance'




O Corpo de Bombeiros Militar e a Delegacia da Capitania dos Portos vão iniciar nesta quarta-feira (26) o 13º dia de buscas por Michel Ricardo Barbosa, de 25 anos, que está desaparecido desde o naufrágio de uma lancha ocorrido em 14 de janeiro em Laguna, no Sul catarinense. O comandante do Batalhão dos Bombeiros da cidade afirmou que ainda há chance de encontrá-lo.


O pai de Michel, o verador Ricardo de Moraes Barbosa (PSDB), de 48 anos, e o amigo do político Deyvid Fernandes, de 29, morreram no naufrágio. Outros quatro homens foram resgatados com vida. Ricardo Barbosa atuava como vereador em Caçador, no Oeste catarinense.

Michel Barbosa durante trilha em Laguna em 10 de janeiro — Foto: Reprodução/Redes sociais

O comandante Corpo de Bombeiros Militar, Henrique Schuelter, disse que por enquanto não há previsão para encerrar a procura por Michel.

"As buscas seguem porque, pelo cenário-base que a gente tem instaurado aqui, ainda tem uma pequena chance. Cada dia ela está ficando menor, mas ainda tem uma pequena chance de ele vir para superfície, se é o caso. Se ele estiver ainda pela região", afirmou o comandante.

Também não foram encontrados objetos que possam servir de pistas. "Nem um chinelo, nem um banco, nada. E a gente procurou, conversou com bastante gente da região, não apareceu nada da embarcação", relatou o comandante.

Nas redes sociais, a mãe do desaparecido fez agradecimentos às orações feitas para ele.

"Eu preciso agradecer cada um de vocês que estão orando para o Michel aparecer! Agradeço de coração pelas mensagens de carinho e conforto", escreveu Andréia Pirolli no sábado (2).

Fonte: G1 SC

Cresol, reinaugura nova agência de relacionamento em Joaçaba


A Cresol, reinaugurou no dia 24 de janeiro, em Joaçaba (SC), nova agência de relacionamento. A nova estrutura conta com um amplo espaço que proporcionará mais conforto  para seus cooperados.

Localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 143, no centro de Joaçaba (SC), a agência oferece serviços tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, urbanas ou rurais.





Fonte: Cresol Meio Oeste

Previsão do Tempo para esta Quinta-feira

      

Quinta-feira (27/01):

Tempo: instável com muitas nuvens em SC e condição de chuva e trovoadas no decorrer do dia. Previsão de totais mais elevados de chuva no Litoral e norte do estado. Risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura: alta no início do dia e em declínio a partir da tarde.

Vento: noroeste asudeste, moderado com rajadas.

Sistema: frente fria avança em SC, seguida de uma massa de ar mais frio.


Fonte: Epagri/Ciram

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Estiagem: Prejuízo chega a cerca de R$ 17 milhões em Tangará



A Defesa Civil de Tangará fez um levantamento junto a Epagri para saber quais foram os prejuízos da estiagem no município. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Lurdes Zanella, a agricultura teve uma perda de aproximadamente R$ 17 milhões na safra 2021. Além disso, na última semana o município teve temporais isolados com vento e granizo, gerando estragos e um impacto negativo de aproximadamente R$ 100 mil.

Com apoio da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal faz o abastecimento de água para famílias do interior, tanto de água potável, como para animais e demais necessidades.

Quando necessário a população pode entrar em contato com a equipe da Defesa Civil pelo fone/WhatsApp 49 9150-4658.


Fonte: Rádio Tangará 
com informações da Defesa Civil
Foto: Divulgação

Temporal derruba árvores, causa estragos em barracões e na agricultura em Ibiam


Os últimos dias tem sido de temporais na região, na última semana Tangará teve várias comunidades afetadas por granizo e vendavais e na tarde desta segunda-feira (24) o município de Ibiam que registrou estragos. As localidades mais atingidas foram Linha Nova, Gueno, Linha Gaúcha e São Sebastião.

Várias árvores caíram, algumas sobre a rede elétrica e uma chegou a atingir um animal. Estruturas do telhado de barracões foram arrancadas e causaram estragos em máquinas agrícolas.

Não houve registro de feridos e a Defesa Civil realiza levantamento.




Fonte: Jornalismo Rádio Tangará
Foto: Divulgação / Redes Sociais

Regularize o título e fique apto a votar


Prazo para atualização ou emissão do documento coincide com fechamento do cadastro eleitoral.

Em menos de quatro meses, no dia 4 de maio, termina o prazo para regularizar o título eleitoral, ou mesmo solicitar a primeira via do documento, em tempo para votar nas Eleições 2022. O procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet, com o sistema Título Net.

Devido a pandemia, a chefe do Cartório da 6ª Zona Eleitoral de Caçador, Gerusa Raquel Paese, explica que a coleta dos dados biométricos está suspensa em todo país, sem prazo para retorno, e que provavelmente não será exigido para as eleições deste ano. Inclusive o atendimento presencial no cartório está suspenso até dia 31 de janeiro.

“Mas todo serviço prestado ao eleitor pode ser feito via internet. Qualquer dúvida, o número de contato do cartório é o 49 988001815, sendo também WhatsApp. Os eleitores podem entrar em contato conosco para orientarmos em todos os sentidos, inclusive em como preencher os formulários digitais”, declara Gerusa. O atendimento via ligação ou WhatsApp em Caçador acontece das 12h às 19h de segunda a sexta-feira.


4 de maio é o prazo limite

A data é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Durante esse período, o cidadão poderá resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Portanto, para evitar contratempos, é importante se antecipar (nos últimos dias, é alta a procura pelo serviço) para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.


Como proceder

Tanto o alistamento (primeira via do título) quanto a regularização podem ser solicitados pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para tirar a primeira via, após informar a Unidade Federativa em que reside, você será informado sobre os documentos necessários (selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos). Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o acompanhamento pode ser feito aqui.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link. Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento.


e-Título

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Androide iOS).

Fonte: ExtraSC

Epagri/Ciram atualiza Aviso Meteorológico




Fonte: Epagri/Ciram

Previsão do Tempo para esta Quarta-feira

      

Quarta-feira (26/01):

Tempo: sol entre nuvens, forte calor e pancadas de chuva com temporais localizados e granizo na tarde e noite.

Temperatura: alta, com predomínio de onda de calor no estado.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul nas áreas próximas ao RS no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: massa de ar quente e aproximação de uma frente fria que chega ao RS.



Fonte: Epagri/Ciram

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Congresso Técnico do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2022 em Tangará já tem data definida


Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Segundo período de matrículas para Rede estadual de Ensino começa nesta quarta-feira (26)

50957319177 49682444c6 c


Os pais e responsáveis terão mais um período para fazer a matrícula dos estudantes na rede estadual para o ano letivo de 2022. Começa na próxima quarta-feira, 26, o segundo período de pré-matrículas on-line de novos estudantes ou de alunos que estão mudando de escola. O processo é feito de forma virtual pela 
plataforma Matrícula on-line.

O sistema abre 8h de quarta-feira e segue disponível até 23h59 de sexta-feira, 28. As vagas disponíveis são remanescentes do primeiro período de matrículas, realizado em dezembro de 2021. Para efetivar a matrícula do estudante, é necessário entregar a documentação exigida na escola (saiba mais abaixo).

Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar os responsáveis no cadastro dos estudantes. Nesse caso, a inscrição será realizada no horário de atendimento da respectiva escola durante os mesmos dias: de 26 a 28 de janeiro de 2022.

Conheça o processo de matrícula

O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita pela plataforma Matrícula on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. Caso tenha dúvidas sobre como proceder, assista a esse vídeo tutorial.

O zoneamento deve ser considerado para efetivação da matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Se não houver mais vagas nesse perímetro, os pais devem fazer a matrícula dos alunos na escola mais próxima.

A segunda etapa do processo é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola). A entrega da documentação deve ser realizada na respectiva escola.

O responsável pelo estudante deverá apresentar-se na Unidade Escolar até o dia 31 de janeiro, com os seguintes documentos originais e em cópia:

Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante está frequentando em 2021;
Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
1 foto 3x4;
Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacinas emitido pela Unidade Básica de Saúde.

A diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Maria Tereza Hermes Cobra, destaca que essa é mais uma oportunidade para as famílias que ainda não fizeram a matrícula de seus filhos na educação básica: “Fiquem atentos e acessem o site com antecedência para estar cientes de como funciona o processo on-line de matrículas".

Como se inscrever no site gov.br

Antes de acessar a plataforma Matrícula On-line é preciso criar um cadastro único no gov.br. Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.

Volta às aulas 2022

Está marcado para o dia 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de 2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo. O calendário completo divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: Secom SC

Aviso Meteorológico para esta Terça e Quarta-feira

 




Fonte: Epagri/Ciram

Previsão do Tempo para esta Terça-feira

     

Terça-feira (25/01):


Tempo: ensolarado com forte calor em SC. A partir da tarde aumento de nuvens e pancadas de chuva de verão, com trovoadas, e temporais localizados especialmente no Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

Temperatura: alta, com predomínio de onda de calor no estado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas mais persistentes no Litoral.

Sistema: massa de ar quente e seco em SC, com convecção bem isolada à tarde.


Fonte: Epagri/Ciram

domingo, 23 de janeiro de 2022

Hospital Municipal Frei Rogério cancela visitas por tempo indeterminado

 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Tangará realiza encomendas de alevinos



A Secretaria Municipal da Agricultura de Tangará está realizando encomenda de alevinos, com entrega programada para o próximo dia 08 de fevereiro, às 09h.

As espécies disponíveis poderão ser consultadas no ato da encomenda, e serão disponibilizadas pela Psicultura Nossa Senhora Aparecida, de Ijuí-RS. As encomendas poderão ser realizadas na Secretaria até o dia 4 de fevereiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Veja como vai funcionar o Novo Ensino Médio em Santa Catarina

IMG 0853 site

A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas, além dos estudantes que estão nas 120 escolas-piloto, que iniciaram o Novo Ensino Médio em 2020.

Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais articulada. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.

Entenda as principais mudanças
O Novo Ensino Médio divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). Ambos são fundamentados pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os direitos e objetivos de aprendizagem.

A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em Santa Catarina, todos os componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por exemplo, estão mantidos na matriz.

Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento.

Como foi a construção do currículo em SC
O Novo Ensino Médio em Santa Catarina foi um trabalho de construção coletiva iniciado ainda em 2018, com a adesão das 120 escolas-piloto. No ano passado, Santa Catarina foi o primeiro estado a ter o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense - incluindo o Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento - homologado pelo Conselho Estadual de Educação, além de ter sido o primeiro estado a entregar o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio ao Ministério da Educação (MEC).

“Queremos que a sala de aula seja um ambiente desejável para o aluno. Estamos preparando espaços para que nossos estudantes se sintam à vontade, com uma carga horária superior àquela existente, para prepará-los para o mundo real. Na escola, ele poderá fazer escolhas alinhadas com seus interesses, junto com os seus professores”, destaca o secretário Luiz Fernando Vampiro.

Para a diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, o Novo Ensino Médio busca atender às necessidades e expectativas dos jovens estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo. “Com o Novo Ensino Médio, os estudantes podem mobilizar conhecimentos, habilidades e valores que permitem que eles estejam mais aptos a lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, considerando a quantidade de transformações que marcam a atualidade”.

Como será a distribuição das aulas
IMG 0829 siteAntes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana.

Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino). Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de 1000 horas anuais. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas:

Matriz A integral (31 horas/aula - 5 aulas diárias + 1 dia em período integral

Matriz A estendida (31 horas/aula - 4 dias com 6 aulas cada + 1 dia com 7 aulas

Matriz B (35 horas/aula - 3 dias com 5 aulas cada + 2 dias em período integral)

Matriz C (44 horas/aula - 3 dias de 10 aulas cada + 2 dias de 7 aulas ou 4 dias de 10 aulas + 1 dia de 4 aulas)

Projeto de Vida
O componente curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar vivências e experiências que refletem interesses dos estudantes, desenvolvendo o protagonismo e a responsabilidade sobre suas escolhas futuras. A ideia primordial é a participação dos jovens na construção de um percurso formativo que considere os seus próprios projetos de vida.

De julho a dezembro de 2021, a SED realizou o curso de formação continuada para elaboração dos Roteiros Pedagógicos do Componente Projeto de Vida, com a participação de aproximadamente 150 professores da rede. Esses roteiros estarão disponíveis para a rede em fevereiro deste ano.

Acompanhe relatos de professores e estudantes da rede estadual sobre os resultados alcançados com o Projeto de Vida

Segunda Língua Estrangeira

Em Santa Catarina, além da Língua Inglesa, que se torna obrigatória na Formação Geral Básica do Ensino Médio, a parte flexível do currículo terá uma segunda língua estrangeira: espanhola, alemã ou italiana. O objetivo é ampliar o atendimento de línguas estrangeiras na escola, valorizando a diversidade que constitui a sociedade catarinense. Essa escolha foi feita com base na realidade do contexto da unidade escolar, na disponibilidade de profissionais e no processo de escuta da comunidade. A novidade será oferecida com carga horária de duas horas semanais.

O que são os Componentes Curriculares Eletivos

IMG 0842 siteOs Componentes Curriculares Eletivos buscam tornar a escola um espaço para discussão e vivências sobre os temas atuais e que interessam aos estudantes. Estão divididos entre investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Os estudantes podem escolher os componentes eletivos ofertados pela escola que estiverem mais relacionados ao seu projeto de vida.

Alguns exemplos de Componentes Eletivos que estarão disponíveis nas escolas são: Cultura Digital, Pensamento Computacional, Educação Empreendedora, Matemática Financeira, Educação Fiscal, Prática em Libras, Jogos de Raciocínio Lógico Matemático, entre outros.

O documento com os 25 Componentes Curriculares Eletivos, que já estão nas matrizes curriculares das 120 escolas-piloto de Santa Catarina, pode ser acessado no site da SED. Esse portfólio foi construído com a participação de 363 profissionais da rede, envolvendo professores, coordenadores e técnicos. O objetivo foi reunir um grupo multissetorial para construir temáticas e roteiros pedagógicos que sejam inovadores e coloquem os nossos estudantes como protagonistas do seu futuro.
Saiba mais detalhes sobre a criação do portfólio em SC aqui.

Para definir o percurso formativo que será ofertado pela escola, incluindo Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento, foi considerada a estrutura física da unidade, o quadro de professores e a garantia de escolha dos estudantes. Dessa forma, a escuta diagnóstica da comunidade escolar (professores, estudantes, pais e responsáveis) identificou, além das condições de oferta da escola, o que os estudantes querem aprender.

Acompanhe relatos de alunos das escolas-piloto da rede sobre a experiência bem-sucedida com os componentes curriculares eletivos

Aqui você pode ler os depoimentos de professores das escolas-piloto da rede estadual sobre os resultados e conquistas alcançadas com os componentes curriculares eletivos

Entenda as Trilhas de Aprofundamento

As Trilhas de Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.

Ao todo, são 25 possibilidades, sendo que 14 estão em uma área do conhecimento específica e 11 são integradas entre duas ou mais áreas do conhecimento. Ainda há possibilidade de trilhas ligadas aos 13 Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Como explica a gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da SED, Letícia Vieira, as trilhas permitem que o estudante aprofunde seus conhecimentos conforme o seu interesse. “Por exemplo, na 2ª e 3ª série, o estudante poderá aprofundar seus conhecimentos em uma área de conhecimento com a qual se identifica mais, ou ainda, poderá mudar para outra área de conhecimento durante seu processo formativo, caso não se identifique com a área escolhida no primeiro momento”.

Entre os exemplos de Trilhas que serão ofertadas nas escolas da rede estão:

Área de Matemática e suas Tecnologias: A MATEMÁTICA E O MUNDO DO TRABALHO;
Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: OBSERVATÓRIO DA SAÚDE PÚBLICA;
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: DIÁLOGOS COM NOSSAS CIDADES - MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE;
Área de Linguagens e suas Tecnologias: CORPOS QUE EXPRESSAM SUAS VOZES;
Trilha integrada: O CAMPO COMO LUGAR DE VIDAS, DE RELAÇÕES HUMANAS, DE DIREITOS HUMANOS, DE CULTURAS E DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.


Fonte: Secom SC