segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Bandeira de escassez hídrica deve ir até abril, diz ministro
REGIÃO: Buscas por filho de vereador desaparecido após naufrágio que matou político em SC são encerradas
Novas regras para tirar ou renovar CNH geram dúvidas
Previsão do Tempo para esta Terça-feira
Terça-feira (01/02):
Tempo: do Planalto ao Litoral, sol com pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste o sol predomina.
Temperatura: elevada, mais alta no Extremo Oeste e Oeste.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: convecção isolada à tarde na faixa leste do estado, associada ao aquecimento e aproximação de uma nova frente fria.
domingo, 30 de janeiro de 2022
Mortes pela covid-19 seguem em alta e país acumula recorde de casos
Professores da educação básica terão um reajuste de 33,24% do piso salarial
Quem tem direito ao teste rápido de detecção de covid-19 pelo plano de saúde?
Previsão do Tempo para esta Segunda-feira
Segunda-feira (31/01):
Tempo: no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, sol com mais nuvens. Do Planalto ao Litoral com presença de nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer do período.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Sistema: alta pressão no litoral do RS e baixa pressão no litoral de SP, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Escola profissionalizante está com inscrições abertas para vários cursos
Mais um ano iniciando e a escola profissionalizante Sybila Aurélia Fornazzari de Tangará está com inscrições abertas para vários cursos.
São aulas de violão, ukulele, violino, fanfarra, desenho e moda, costura, tricô e crochê. Os interessados devem comparecer no setor de Cultura, que fica junto a Secretaria de Educação.
Estão abertas as inscrições para a Oficina Cor & Arte Tangará até 07/02/22
Conheça o CADASTUR
Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS
Previsão do Tempo para este Final de Semana
Sexta-feira (28/01):
Tempo: nebulosidade variável com chuva ocasional do Planalto ao Litoral. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, sol e pancadas de verão com trovoadas (isoladas e passageiras) à tarde.
Temperatura: mais amena em todas as regiões.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai e baixa pressão no litoral de SP, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.
Sábado (29/01):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com condição de chuva a qualquer hora no Litoral e norte do estado devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens.
Temperatura: mais amena em todas as regiões.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Domingo (30/01):
Tempo: sol especialmente do Extremo Oeste ao Planalto Sul. No Litoral e norte do estado, nebulosidade variável com condição de chuva, alternando com períodos de melhoria, devido à circulação marítima.
Temperatura: em elevação, especialmente em direção ao oeste do estado.
Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado.
Segunda-feira (31/01):
Tempo: sol entre algumas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
Cooperado de Tangará ganha Lavadora Brastemp em campanha da Cresol
Buscas por filho de vereador de Caçador seguem pelo 13° dia após naufrágio que matou político em SC: 'Pequena chance'
Cresol, reinaugura nova agência de relacionamento em Joaçaba
Previsão do Tempo para esta Quinta-feira
Quinta-feira (27/01):
Tempo: instável com muitas nuvens em SC e condição de chuva e trovoadas no decorrer do dia. Previsão de totais mais elevados de chuva no Litoral e norte do estado. Risco de temporais localizados com granizo.
Temperatura: alta no início do dia e em declínio a partir da tarde.
Vento: noroeste asudeste, moderado com rajadas.
Sistema: frente fria avança em SC, seguida de uma massa de ar mais frio.
terça-feira, 25 de janeiro de 2022
Estiagem: Prejuízo chega a cerca de R$ 17 milhões em Tangará
Temporal derruba árvores, causa estragos em barracões e na agricultura em Ibiam
Regularize o título e fique apto a votar
Previsão do Tempo para esta Quarta-feira
Quarta-feira (26/01):
Tempo: sol entre nuvens, forte calor e pancadas de chuva com temporais localizados e granizo na tarde e noite.
Temperatura: alta, com predomínio de onda de calor no estado.
Vento: nordeste a noroeste, passando a sul nas áreas próximas ao RS no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: massa de ar quente e aproximação de uma frente fria que chega ao RS.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
Segundo período de matrículas para Rede estadual de Ensino começa nesta quarta-feira (26)
Os pais e responsáveis terão mais um período para fazer a matrícula dos estudantes na rede estadual para o ano letivo de 2022. Começa na próxima quarta-feira, 26, o segundo período de pré-matrículas on-line de novos estudantes ou de alunos que estão mudando de escola. O processo é feito de forma virtual pela plataforma Matrícula on-line.
O sistema abre 8h de quarta-feira e segue disponível até 23h59 de sexta-feira, 28. As vagas disponíveis são remanescentes do primeiro período de matrículas, realizado em dezembro de 2021. Para efetivar a matrícula do estudante, é necessário entregar a documentação exigida na escola (saiba mais abaixo).
Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar os responsáveis no cadastro dos estudantes. Nesse caso, a inscrição será realizada no horário de atendimento da respectiva escola durante os mesmos dias: de 26 a 28 de janeiro de 2022.
Conheça o processo de matrícula
O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita pela plataforma Matrícula on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. Caso tenha dúvidas sobre como proceder, assista a esse vídeo tutorial.
O zoneamento deve ser considerado para efetivação da matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Se não houver mais vagas nesse perímetro, os pais devem fazer a matrícula dos alunos na escola mais próxima.
A segunda etapa do processo é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola). A entrega da documentação deve ser realizada na respectiva escola.
O responsável pelo estudante deverá apresentar-se na Unidade Escolar até o dia 31 de janeiro, com os seguintes documentos originais e em cópia:
Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante está frequentando em 2021;
Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
1 foto 3x4;
Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacinas emitido pela Unidade Básica de Saúde.
A diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Maria Tereza Hermes Cobra, destaca que essa é mais uma oportunidade para as famílias que ainda não fizeram a matrícula de seus filhos na educação básica: “Fiquem atentos e acessem o site com antecedência para estar cientes de como funciona o processo on-line de matrículas".
Como se inscrever no site gov.br
Antes de acessar a plataforma Matrícula On-line é preciso criar um cadastro único no gov.br. Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.
Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.
Volta às aulas 2022
Está marcado para o dia 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de 2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo. O calendário completo divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) pode ser acessado clicando aqui.
Fonte: Secom SC
Previsão do Tempo para esta Terça-feira
domingo, 23 de janeiro de 2022
Tangará realiza encomendas de alevinos
Veja como vai funcionar o Novo Ensino Médio em Santa Catarina
A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas, além dos estudantes que estão nas 120 escolas-piloto, que iniciaram o Novo Ensino Médio em 2020.
Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais articulada. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.
Entenda as principais mudanças
O Novo Ensino Médio divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). Ambos são fundamentados pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os direitos e objetivos de aprendizagem.
A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em Santa Catarina, todos os componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por exemplo, estão mantidos na matriz.
Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento.
Como foi a construção do currículo em SC
O Novo Ensino Médio em Santa Catarina foi um trabalho de construção coletiva iniciado ainda em 2018, com a adesão das 120 escolas-piloto. No ano passado, Santa Catarina foi o primeiro estado a ter o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense - incluindo o Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento - homologado pelo Conselho Estadual de Educação, além de ter sido o primeiro estado a entregar o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio ao Ministério da Educação (MEC).
“Queremos que a sala de aula seja um ambiente desejável para o aluno. Estamos preparando espaços para que nossos estudantes se sintam à vontade, com uma carga horária superior àquela existente, para prepará-los para o mundo real. Na escola, ele poderá fazer escolhas alinhadas com seus interesses, junto com os seus professores”, destaca o secretário Luiz Fernando Vampiro.
Para a diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, o Novo Ensino Médio busca atender às necessidades e expectativas dos jovens estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo. “Com o Novo Ensino Médio, os estudantes podem mobilizar conhecimentos, habilidades e valores que permitem que eles estejam mais aptos a lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, considerando a quantidade de transformações que marcam a atualidade”.
Como será a distribuição das aulas
Antes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana.
Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino). Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de 1000 horas anuais. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas:
Matriz A integral (31 horas/aula - 5 aulas diárias + 1 dia em período integral
Matriz A estendida (31 horas/aula - 4 dias com 6 aulas cada + 1 dia com 7 aulas
Matriz B (35 horas/aula - 3 dias com 5 aulas cada + 2 dias em período integral)
Matriz C (44 horas/aula - 3 dias de 10 aulas cada + 2 dias de 7 aulas ou 4 dias de 10 aulas + 1 dia de 4 aulas)
Projeto de Vida
O componente curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar vivências e experiências que refletem interesses dos estudantes, desenvolvendo o protagonismo e a responsabilidade sobre suas escolhas futuras. A ideia primordial é a participação dos jovens na construção de um percurso formativo que considere os seus próprios projetos de vida.
De julho a dezembro de 2021, a SED realizou o curso de formação continuada para elaboração dos Roteiros Pedagógicos do Componente Projeto de Vida, com a participação de aproximadamente 150 professores da rede. Esses roteiros estarão disponíveis para a rede em fevereiro deste ano.
Segunda Língua Estrangeira
Em Santa Catarina, além da Língua Inglesa, que se torna obrigatória na Formação Geral Básica do Ensino Médio, a parte flexível do currículo terá uma segunda língua estrangeira: espanhola, alemã ou italiana. O objetivo é ampliar o atendimento de línguas estrangeiras na escola, valorizando a diversidade que constitui a sociedade catarinense. Essa escolha foi feita com base na realidade do contexto da unidade escolar, na disponibilidade de profissionais e no processo de escuta da comunidade. A novidade será oferecida com carga horária de duas horas semanais.
O que são os Componentes Curriculares Eletivos
Os Componentes Curriculares Eletivos buscam tornar a escola um espaço para discussão e vivências sobre os temas atuais e que interessam aos estudantes. Estão divididos entre investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Os estudantes podem escolher os componentes eletivos ofertados pela escola que estiverem mais relacionados ao seu projeto de vida.
Alguns exemplos de Componentes Eletivos que estarão disponíveis nas escolas são: Cultura Digital, Pensamento Computacional, Educação Empreendedora, Matemática Financeira, Educação Fiscal, Prática em Libras, Jogos de Raciocínio Lógico Matemático, entre outros.
O documento com os 25 Componentes Curriculares Eletivos, que já estão nas matrizes curriculares das 120 escolas-piloto de Santa Catarina, pode ser acessado no site da SED. Esse portfólio foi construído com a participação de 363 profissionais da rede, envolvendo professores, coordenadores e técnicos. O objetivo foi reunir um grupo multissetorial para construir temáticas e roteiros pedagógicos que sejam inovadores e coloquem os nossos estudantes como protagonistas do seu futuro.
Saiba mais detalhes sobre a criação do portfólio em SC aqui.
Para definir o percurso formativo que será ofertado pela escola, incluindo Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento, foi considerada a estrutura física da unidade, o quadro de professores e a garantia de escolha dos estudantes. Dessa forma, a escuta diagnóstica da comunidade escolar (professores, estudantes, pais e responsáveis) identificou, além das condições de oferta da escola, o que os estudantes querem aprender.
Entenda as Trilhas de Aprofundamento
As Trilhas de Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.
Ao todo, são 25 possibilidades, sendo que 14 estão em uma área do conhecimento específica e 11 são integradas entre duas ou mais áreas do conhecimento. Ainda há possibilidade de trilhas ligadas aos 13 Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Como explica a gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da SED, Letícia Vieira, as trilhas permitem que o estudante aprofunde seus conhecimentos conforme o seu interesse. “Por exemplo, na 2ª e 3ª série, o estudante poderá aprofundar seus conhecimentos em uma área de conhecimento com a qual se identifica mais, ou ainda, poderá mudar para outra área de conhecimento durante seu processo formativo, caso não se identifique com a área escolhida no primeiro momento”.
Entre os exemplos de Trilhas que serão ofertadas nas escolas da rede estão:
Área de Matemática e suas Tecnologias: A MATEMÁTICA E O MUNDO DO TRABALHO;
Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: OBSERVATÓRIO DA SAÚDE PÚBLICA;
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: DIÁLOGOS COM NOSSAS CIDADES - MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE;
Área de Linguagens e suas Tecnologias: CORPOS QUE EXPRESSAM SUAS VOZES;
Trilha integrada: O CAMPO COMO LUGAR DE VIDAS, DE RELAÇÕES HUMANAS, DE DIREITOS HUMANOS, DE CULTURAS E DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
Fonte: Secom SC