quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

REGIÃO: Grupo de capoeira de Ibicaré conquista títulos mundiais




O grupo de capoeira Aborígene Brasil de Ibicaré conquistou excelentes resultados no último final de semana no 11° Campeonato Mundial Muzenza, realizado em Curitiba/PR.

A atleta Thaune Palvesck sagrou-se campeã mundial da categoria de 9 a 12 anos, Camili Vitória campeã mundial categoria de 12 a 15 anos e Peterson Martins vice-campeão categoria primeira e segunda graduação.


A competição reuniu atletas de países como Espanha, Costa Rica, Portugal, Austrália, França entre outros, com vários competidores em todas as categorias.

O grupo de capoeira Aborígene Brasil agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Ibicaré e o coordenador de esportes.




Fonte: Caco da Rosa

Galpão de empresa de eletrodomésticos pega fogo em SC



O Incêndio em galpão de 42 mil m² no Vale do Itajaí, começou em uma área reservada a produtos têxteis, que era alugada por outra empresa, de acordo com o Corpo de Bombeiros.


Até as 19h desta quarta-feira (1º), socorristas seguiam trabalhando para controlar o fogo. Cerca de 30 mil m² foram consumidos pelas chamas - mais de 70% da estrutura total. Não foram verificados feridos.

Além da Fischer, empresa que é proprietária do complexo, a estrutura era ocupada também por outros dois negócios. A nuvem de fumaça pode ser vista a quilômetros de distância (assista acima).

Fonte: G1 SC

Padre Pedro presidiu a posse dos deputados estaduais e eleição do presidente da ALESC




Os 40 deputados estaduais eleitos para o mandato 2023-2027 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram oficialmente empossados na manhã desta quarta-feira (1º), na Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura, realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
A solenidade foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas. A regra faz parte do Regime Interno do Parlamento estadual. Padre Pedro foi auxiliado na condução dos trabalhos pelos deputados Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB).
“Nós, parlamentares, estamos aqui por vontade soberana do povo catarinense. Por isso, somos legítimos representantes de um importante valor universal: a democracia. Os seres humanos inventaram a política para, de uma forma ou de outra, evitar a guerra e promover a justiça. Somos todos aqui guardiões da paz e construtores de pontes para o povo e com o povo”, discursou o presidente da sessão, deputado Padre Pedro Baldissera.
Após a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato, um a um, os 40 deputados e deputadas eleitos nas eleições de outubro do ano passado foram chamados para prestarem juramento. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.
O ato foi acompanhado por diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado, Jorginho Mello, a vice-governadora, Marilisa Boehm, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e representantes das presidências do Tribunal de Justiça (TJSC) e do Ministério Público do Estado (MPSC).
Logo após a posse, os deputados e deputadas elegeram o deputado Mauro de Nadal (MDB) como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2023-2025.
O processo eletivo transcorreu de forma aberta e nominal, sendo conduzido pelos deputados com mais idade entre os de maior número de legislaturas, com Padre Pedro Baldissera (PT) na presidência, e Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB) secretariando os trabalhos.
Na ocasião, foram definidos ainda os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo estadual, também com vigência para os próximos dois anos. Foram escolhidos Maurício Eskudlark (PL) como 1º vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) como 2º vice-presidente; Paulinha (Podemos) como 1ª secretária; Padre Pedro Baldissera (PT) como 2º secretário; Marcos da Rosa (União Brasil) como 3º secretário; e Delegado Egídio Ferrari (PTB) como 4º secretário.




Fonte: Com informações de Daniela Legas e AGÊNCIA AL
Fotos: Vicente Schmitt /Rodolfo Espínola / AgênciaAL

Previsão do Tempo para esta Quinta-feira

                                   

Quinta-feira (02/02):

Tempo: sol em todas as regiões de SC, com pancadas de chuva e trovoada bem isolada à tarde. Condição de temporais muito localizados.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (baixa pressão) em SC.

.Fonte: Epagri/Ciram

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Divulgado resultado final dos aprovados no Processo Seletivo 10/2022 de Tangará



Saiu o resultado final dos aprovados no Processo Seletivo 10/2022, a lista está disponível no site tangara.sc.gov.br – no ícone “Concursos”

Padre Pedro Baldissera presidirá Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura

 


Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele vai constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.

Fonte: Agência ALESC
Imagem: Arquivo pessoal facebook

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta-feira (1º)


Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, começa uma nova legislatura no Parlamento catarinense. É quando os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse e assumem efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos. A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, Rádio AL e das Redes Sociais da Alesc.

Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele vai constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.

O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.


Eleição do presidente e Mesa diretora

Com todos os deputados empossados, será aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que ficará no cargo por dois anos. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos.

As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples dos votos válidos. Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma nova sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.


Perspectivas para o mandato

A Agência AL conversou com cada um dos 40 deputados eleitos que assumem nesta quarta-feira sobre as perspectivas para o mandato e as principais demandas nas mais variadas áreas da economia catarinense e, em particular, em suas regiões. 
Fonte: AGÊNCIA AL

Previsão do Tempo para esta Quarta-feira

                                  

Quarta-feira (01/02):

Tempo: sol e algumas nuvens em SC. As chances de pancadas de chuva com trovoada são menores e podem ocorrer de forma rápida e bem isolada do Meio-Oeste ao Litoral.

Temperatura: elevada.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (baixa pressão) no Sul do Brasil.

.Fonte: Epagri/Ciram

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Fique por dentro dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Tangará



. A Carta de Serviços está no site tangara.sc.gov.br. Encontre informações, os locais e telefones para contato, em caso de dúvidas.



Fonte: Assessoria de Imprensa

MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies


O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos, a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

“Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.


Veja as datas

Sisu

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro

Resultado: 28 de fevereiro

Prouni

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados: 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada)

Fies

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultado: 14 de março.

Fonte: Agência Brasil

Por que a OMS continua considerando a covid-19 uma emergência global de saúde?



A propagação do coronavírus pelo planeta segue representando risco contínuo e a covid-19 ainda é uma doença infecciosa perigosa com capacidade de causar danos substanciais às pessoas e aos sistemas de Saúde das nações.

Frente a esse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta segunda-feira (30) que mantém o status de emergência de saúde pública de interesse internacional para a pandemia.

Na lista de preocupações globais estão as fake news, a falta de acesso à vacina - principalmente em países de menor poder econômico – a diminuição na testagem e até mesmo o relaxamento de vigilância e a diminuição no número de pesquisas de sequenciamento genético.

Todos esses fatores impossibilitam qualquer certeza de que a pandemia deixará representar uma ameaça para os sistemas de saúde das nações. Os desafios estão não apenas nas infecções, mas se estendem também a longo prazo para tratamentos de sequelas e sintomas persistentes.


'Fadiga' após três anos

A decisão de manter a condição de emergência global para a covid-19 foi informada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que participou de videoconferência com membros do comitê de emergências da OMS. O encontro virtual ocorreu na mesma data em que a declaração de que o planeta vive uma pandemia completou 3 anos.

No relato em texto sobre a reunião, a organização destacou preocupação com a evolução contínua do coronavírus e a diminuição expressiva da notificação de dados sobre infecções, internações e mortes por parte dos países. Sem o compartilhamento de dados não há como ter certeza sobre o real ritmo de propagação, o que prejudica as respostas.

Além disso, a entidade reconhece que a sociedade vive uma espécie de “fadiga pandêmica”. Somada à redução da percepção pública sobre os riscos do coronavírus, essa situação levou a um abandono de medidas essenciais, como o uso da máscara e o distanciamento social.


Vacinação total

Outro ponto crítico é a chamada hesitação vacinal, alimentada pela propagação de notícias falsas e teorias conspiratórias mentirosas sobre o imunizante contra a covid-19.

“A OMS está instando os países a permanecerem vigilantes e continuarem a relatar dados de vigilância e sequenciamento genômico; recomendar medidas de saúde pública e sociais com base nos riscos, vacinar as populações de maior risco para minimizar doenças graves e mortes e realizar comunicações regulares de risco, respondendo às preocupações da população e engajando as comunidades para melhorar o entendimento e a implementação de contramedidas”, diz o texto.

Ainda de acordo com as conclusões da organização, a doença pode estar se aproximando de um ponto de inflexão, mas não há dúvida de que o coronavírus continuará atingindo humanos e animais no futuro.

Por isso, é essencial que os países se empenhem em medidas de longo prazo. Mitigar os casos graves e os óbitos precisa continuar sendo a principal meta. O compromisso concentrado e articulado entras as nações é essencial para determinar o fim da condição de emergência global.

É preciso definir também mecanismos alternativos que mantenham foco permanente no controle e na prevenção da covid-19, mesmo quando ela deixar de representar uma emergência para todo o planeta.

Foram apresentadas sete recomendação à direção da OMS e aos estados membros da organização. Manter as campanhas de vacinação para atingir 100% de cobertura é a primeira delas. Os países precisam planejar a integração do imunizante contra a covid-19 ao calendário vacinal aplicado ao longo da vida.

Aumentar o acesso a testes e tratamentos também é considerado essencial, assim como incrementar a divulgação de dados sobre a propagação. Na lista está ainda a urgência de fortalecer a capacidade de resposta e de preparar os sistemas de saúde para eventuais novos surtos.

Fonte: Brasil de Fato

Previsão do Tempo para esta Terça-feira

                                 

Terça-feira (31/01):

Tempo: nebulosidade variável em SC, com pancadas de chuva e risco de temporais no norte de SC, nas regiões de divisa com o PR, e Vale do Itajaí, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde, devido a um cavado e passagem de frente fria no litoral.

Temperatura: elevada com ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas associadas aos temporais.

.Fonte: Epagri/Ciram

domingo, 29 de janeiro de 2023

Nota Fiscal Eletrônica será obrigatório para todos os produtores rurais. Orientações no Sindicato Rural de Tangará

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Nova lei muda regras sobre carteira do autista


Carteira de Identificação do Autista poderá ser emitida de forma virtual. FOTO: Governo de SC

Entrou em vigor na última semana, com a sanção do governador Jorginho Mello, nova lei propostas por deputados estaduais e aprovadas pela Assembleia Legislativa. A Nova lei permite a emissão eletrônica da Carteira de Identificação do Autista, 

A Carteira de Identificação do Autista foi criada em Santa Catarina em 2019, a partir de iniciativa do Parlamento. O documento assegura uma série de direitos a pessoas com autismo, como preferência no atendimento em instituições públicas estaduais e também gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros.

Agora, uma nova lei aprovada pelos deputados estaduais vai permitir que a Carteira de Identificação do Autista seja emitida de maneira virtual. A medida foi proposta pela deputada Paulinha (Podemos), com o argumento de que, até então, o beneficiário deveria ir a uma das centrais de atendimento da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para a confecção do documento, o que tornava inviável para pessoas que moram no interior do estado.

Fonte: Agência ALESC

Covid-19: Brasil começa a aplicar vacinas de segunda geração no próximo mês

Anvisa aprovou uso do imunizante em novembro, mas gestão de Bolsonaro não 
disponibilizou doses ao público - Pan American Health Organization -PAHO


O Brasil vai iniciar a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 a partir do dia 27 de fevereiro. Autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde o ano passado, o imunizante fabricado pela Pfizer chega com atraso à população.

Na gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Ministério da Saúde chegou a adquirir 18,7 milhões de doses, entregues pela farmacêutica no início de dezembro. Mas o material não foi repassado a estados e municípios. Frente à demora, a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou o tema como prioridade.

Inicialmente, o público alvo incluirá pessoas com mais de 70 anos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas e pessoas imunicomprometidas. A segunda fase da campanha ainda não tem data definida, mas será voltada a quem tem entre 60 e 69 anos.

Depois das etapas que atenderão à terceira idade, as aplicações serão disponibilizadas para gestantes e puérperas. Na quarta fase serão atendidos e atendidas profissionais da área da saúde. As vacinas de segunda geração aumentam a proteção tanto contra a cepa original do coronavírus quanto para a ômicron e suas subvariantes. Mais de 30 nações já estão aplicando doses.

Indicadas para reforço, as novas vacinas serão identificadas como Comirnaty® Bivalente BA.1 ou Comirnaty® Bivalente BA.4/BA.5, em embalagens específicas com tampa de cor cinza. Cada frasco conterá seis doses, que devem ser aplicadas a partir de três meses após a conclusão do esquema inicial.

O Brasil ainda não conseguiu alcançar a meta de mais de 90% da população vacinada com as duas primeiras doses e a terceira dose para reforço. As vacinas bivalentes vão melhorar a resposta imunológica contra as variantes, mas não substituem o esquema anterior de vacinação. Quem ainda não tomou todas as doses dessa etapa, portanto, precisa buscar os postos de saúde.


Risco de desabastecimento

O anúncio de que as aplicação das vacinas bivalentes vão começar no Brasil foi feito nesta quinta-feira (26), na primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

No evento, o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Éder Gatti, alertou que há risco de desabastecimento de imunizantes em território nacional, não só para a covid-19, mas também para outras doenças.

O cenário é consequência da inação do governo anterior. "Os estoques estão baixos também para vacinas BCG, hepatite B, vacina oral contra poliomielite e a triviral", alertou.

"Por estarem vencidas, mais de 370 mil doses da vacina AstraZeneca foram incineradas em dezembro passado. Encontramos estoque zerado de vacinas Pfizer Baby pediátrica e CoronaVac, o que impede a vacinação de nossas crianças. E o estoque de vacinas bivalente, para iniciar a estratégia de vacina de reforço, estava muito baixo, impedindo articulação e estruturação de uma política publica para a vacinação de nossa população", disse ainda.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a recomposição dos estoques é prioridade e essencial para o planejamento das próximas campanhas de vacinação. Ela informou que a pasta deve divulgar o calendário de imunização infantil em breve.

"Faremos ações de vacinação nas escolas, como uma das estratégias, e combinaremos múltiplas estratégias para que possamos dar esta proteção, pois a baixa cobertura vacinal das crianças não diz respeito apenas à covid-19. Infelizmente ela está em cerca de 40%, por exemplo, para sarampo e poliomielite, um dos índices mais baixos da nossa história, desde o início do Programa Nacional de Imunização", ressaltou a ministra.

Fonte: Brasil de Fato

Previsão do tempo para esta Segunda-feira

                                

Sexta-feira (27/01):


Segunda-feira (30/01):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva no decorrer do dia no Litoral e Vale do Itajaí e a partir da tarde nas demais regiões, devido a um sistema de baixa pressão.
Temperatura: mais amena, mas com ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

.Fonte: Epagri/Ciram

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Tangará comemorará 75 anos de emancipação



Tangará  completará 75 anos no mês de fevereiro e, para comemorar essa data, o município terá uma linda festa!

Dia 19 de fevereiro | A partir das 18h

Na Praça Darcy Casagrande

Apresentações culturais

Praça de alimentação
Shows com Os farrapos e Banda Legal

Tangará, 75 anos de história para celebrar!


Fonte: Assessoria de Imprensa

Está liberada desde Terça-feira (24) consulta a lote residual de restituição do IR

Cerca de 136 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 368 milhões. A Receita Federal abre hoje (24) consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física.

A consulta pode ser feita desde esta terça-feira, na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de janeiro, na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Ao todo, 136.565 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total, 3.069 têm mais de 80 anos de idade; 20.624 têm entre 60 e 79 anos; 2.349 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 6.568 têm o magistério como principal fonte de renda.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Fonte: Agência Brasil

Moisés é o primeiro governador a sair sem aposentadoria vitalícia

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) foi o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 03/2011) na Assembleia Legislativa (Alesc), que acabou com a mordomia aos ex-governadores catarinenses. A regalia era estendida às viúvas dos ex-governadores no valor de R$ 15 mil.

A PEC revogou o art. 195 da Constituição do Estado. Apesar de ser um tema extremamente importante para a sociedade catarinense, tramitou durante seis anos e nove meses, até finalmente ser aprovada em dezembro de 2017.

Graças ao parlamentar, a partir dos mandatos iniciados após a aprovação da norma, os governadores que deixam o cargo não receberão mais o subsídio. Mas aqueles que já recebiam o benefício, mesmo com a luta do deputado para extinguir a aposentadoria de todos os ex-mandatários do Executivo catarinense, foram poupados da mudança.

Antes da aprovação, todos os ex-governadores de Santa Catarina passavam a receber a regalia logo depois de deixar o cargo. Isso valia independente do tempo que o mandatário fosse efetivado no cargo, como é o caso do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que foi efetivado em duas oportunidades, com a renúncia de Luís Henrique da Silveira e Raimundo Colombo. E também de Leonel Pavan, vice de Luís Henrique em seu segundo mandato, e que assumiu quando o mesmo renunciou para ser candidato a senador.

A votação histórica na Assembleia Legislativa garantiu um passo importante para o Estado, que foi o primeiro a extinguir completamente o benefício a partir da iniciativa de um parlamentar. Na época o autor da PEC, deputado Padre Pedro, comemorou. “Para quem duvidava que era possível, conseguimos, com mobilização e luta, acabar com um privilégio que era inconstitucional e imoral”, disse.


Um abuso com a população

O principal argumento de Padre Pedro nas discussões é de que a Constituição proíbe aposentadorias diferenciadas a beneficiários do regime geral da previdência, caso que é também dos ex-governadores.

"A mais recente reforma da previdência, feita pelo governo Bolsonaro, dificulta muito a aposentadoria dos trabalhadores, que, no geral precisam trabalhar ao menos até os 65 anos e recebem benefícios cada vez mais reduzidos em relação às suas contribuições. Um ex-governador, eleito ou vice, que assumisse o cargo de forma definitiva, independente de tempo, saia recebendo mais de R$ 30 mil. A sociedade não pode aceitar esse tipo de imoralidade.", enfatiza Padre Pedro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Padre Pedro

UFSC lança concurso público com mais de 80 vagas para os cinco campi

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu concurso público para selecionar candidatos para provimento de cargos da carreira Técnico-Administrativa em Educação (TAE), para o quadro permanente dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. São mais de 80 vagas para diferentes cargos, com exigências de formação que variam de Ensino Médio a Nível Superior. Há vagas para ampla concorrência, para pessoas com deficiência e para negros.


As inscrições serão online no período das 10h de 1° de fevereiro às 23h59min de 2 de março, através do site do Edital n° 002/2023/DDP. As taxas de inscrição são de R$ 122,43, para candidatos a vagas de Ensino Médio; e de R$ 195,55, para candidatos a vagas de Nível Superior. Há casos em que é possível requerer a isenção da taxa. O benefício deve ser solicitado até 20 de fevereiro.

Outras informações no site do edital.

Fonte: UFSC

Previsão do Tempo para este Final de Semana

                               

Sexta-feira (27/01):


Tempo: sol e poucas nuvens em SC. À tarde pequena chance de pancadas de chuva e trovoada bem isolada.
Temperatura: alta, calor intenso com máximas de 35 a 39°C.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas à tarde associadas às trovoadas.
Sistema: alta pressão (massa de ar quente e seco) no Sul do Brasil.

Sábado (28/01):
Tempo: sol com algumas nuvens no decorrer do dia, em SC. A partir da tarde condição de pancadas de chuva e trovoada isolada. Risco de temporais com granizo, principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul devido a um cavado (área de baixa pressão) no RS.
Temperatura: alta, calor intenso com máximas de 35 a 39°C.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas a trovoadas.

Domingo (29/01):
Tempo: nebulosidade variável em SC, mais encoberto no Planalto Sul e Litoral Sul, com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde, devido a um sistema de baixa pressão. Risco de temporais localizados com granizo especialmente do Extremo Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí.
Temperatura: diminui um pouco, mas o ar permanece muito abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

.Fonte: Epagri/Ciram

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Transporte Intermunicipal de Estudantes de Tangará tem início nesta quarta-feira (25)




Inicia nesta quarta-feira (25) o transporte intermunicipal de estudantes de curso técnico e superior, que se deslocam aos municípios de Joaçaba e Videira.

A saída dos ônibus será em frente à Prefeitura. Confira os horários:

Joaçaba
Matutino: 6h15
Vespertino: 12h10
Noturno: 18h15

Videira
Matutino: 6h45
Vespertino: 12h20
Noturno: 18h15

Lembre-se de sempre estar portando a carteirinha
Em caso de dúvida procure o Setor de Transporte na Secretaria de Educação ou entre em contato: (49) 3532-7478 | (49) 99150-4369.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Segunda etapa de matrículas na rede estadual nesta quarta-feira, 25


O segundo período de matrículas para novos estudantes da rede estadual de Santa Catarina e para quem deseja trocar de escola começou nesta segunda-feira, 23, às 8h. Para se inscrever é preciso acessar o site Matrícula On-line. Após o cadastramento, os responsáveis devem levar a documentação até a unidade escolar (confira abaixo os documentos necessários).

Os responsáveis pelos alunos deverão fazer a solicitação no site Matrícula On-line. A reserva de vagas será conforme a ordem de acesso ao sistema, que ficará aberto até 17h do dia 25 de janeiro. Também é necessário que o estudante possua uma conta no sistema gov.br.

Além do sistema, as escolas contam com um posto de atendimento para auxiliar os responsáveis no preenchimento da matrícula no horário de funcionamento da unidade escolar. A documentação necessária precisa ser entregue obrigatoriamente na escola entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2023.

A rematrícula para o ano letivo de 2023 foi automática para os estudantes que já estão matriculados na rede estadual de ensino em 2022.


Documentação necessária

Além do cadastro on-line, o responsável pelo aluno precisa levar alguns documentos à unidade escolar para efetivação da matrícula.

Confira a lista de documentos (originais e com cópia):

- Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
- CPF;
-Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
- Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante frequentou em 2022;
- Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
- 1 foto 3×4;
- Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
- Carteira de Vacinação e Declaração de Regularidade de Vacina emitido pela Unidade Básica de Saúde.


Como se inscrever no site gov.br

O primeiro passo para a matrícula na rede estadual de ensino é criar um cadastro único no site gov.br clicando aqui, caso você ainda não tenha. Ao acessar o site, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o responsável deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o sistema pede a criação de uma senha.

A orientação da SED é que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de matrículas. Com a conta criada, é possível entrar na plataforma de matrícula on-line.

Fonte: Secom SC

Publicado edital do concurso público da Alesc

Foi publicado nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o edital do concurso público para o preenchimento de 29 vagas para cargos efetivos de nível superior no quadro de pessoal da Alesc. As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro, e seguem até 16 de março. As provas objetivas estão previstas para o dia 21 de maio.

As vagas são para Analista Legislativo nível três, nas especialidades Analista de Sistemas, Engenheiro Civil, Médico do Trabalho e para graduação em qualquer área. Também há oportunidades para Consultor Legislativo, com habilitação em Administração, Direito, Contabilidade e Economia.

Conforme determina a legislação estadual, 5% das vagas ofertadas ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso serão reservadas para pessoas com deficiência. O concurso tem validade de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital completo e demais informações estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso.

Quadro de Vagas

Fonte: Daniela Legas/AGÊNCIA AL

Previsão do tempo para esta Quarta-feira

                              

Quarta-feira (25/01):

Tempo: predomínio de sol com pancadas de chuva e trovoada isolada à tarde. A chuva será muito isolada, mal distribuída e de curta duração.

Temperatura: em rápida elevação durante o dia.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar quente e seco) no Sul do Brasil.

.Fonte: Epagri/Ciram