quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coletivo feminista denuncia ‘institucionalização’ do FST 2013 e está fora do evento


O coletivo feminino Marcha Mundial das Mulheres no Rio Grande do Sul (MMM/RS) divulgou nota denunciando a tramitação de um projeto de lei para ‘institucionalizar o Fórum Social Mundial’ em Porto Alegre.
 
Convocando as militantes a não participarem da edição de 2013 do Fórum Social Temático, a versão descentralizada do evento global que ocorre na Tunísia, o movimento feminista repudia a ausência de uma agenda política internacional no fórum.
 
Na nota, a MMM/RS diz que o evento está sendo organizado pela Prefeitura de Porto Alegre e algumas entidades interessadas em capitanear o Fórum Social Mundial. “Orientamos a todas as militantes feministas a não participarem deste evento, por entender que ele fere a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial, uma vez que não apresenta uma agenda política internacional de contraponto à Davos, ao imperialismo, ao neoliberalismo e ao capital.
 
Nossa luta é de resistência ao modelo capitalista patriarcal, representado pelos setores que apoiam este evento de janeiro em Porto Alegre”, diz a nota.
As militantes destacam ainda que uma tentativa de institucionalizar o evento está em curso em Porto Alegre, por meio de um projeto de lei do Executivo que tramita na Câmara Municipal de Vereadores para estabelecer a anuidade do evento. “Isto agrada apenas à indústria Fórum e, claro, ao capital, ao oportunismo e a despolitização. Não vamos compactuar com esta manobra política e queremos contribuir para o restabelecimento de uma efetiva agenda política de crítica global do sistema”, afirma a nota.

Fonte: Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário