segunda-feira, 21 de maio de 2018

IBIAM: Festa na Comunidade de São Pascoal




Realizada no último domingo (20) a grandiosa festa da Comunidade de São Pascoal (Ibiam). A festa organizada pela diretoria da Capela contou com a presença de antigos moradores que prestigiaram o evento com início logo pela manhã com a Santa Missa, seguindo ao meio dia com o Almoço com venda de churrascos. A tarde com grandioso matinê animado pelo grupo Safira.
A comunidade contou também com a presença ilustre do Padre Pedro Baldissera, antigo pároco da capela de São Pascoal.
completando 75 anos de fundação a comunidade é conhecida por realizar as maiores festas de comunidade do município de Ibiam.


Histórico 
A comunidade de São Pascoal, limita-se ao sul com Bela Vista (Campos Novos) e Cerro Azul; ao leste com leãozinho (Tangará); ao norte com São Sebastião e a Oeste com a comunidade de linha Gaúcha.
Estando ao Sul, 8 km da sede, município de (Ibian); a 25 Km de Campos Novos a 22 km da Paróquia Santo Antônio de Tangará e a 62 Km da diocese de Joaçaba.


Por volta de 1930 os primeiros moradores vindos do Rio Grande do Sul, aqui nesta localidade fixaram residência. Como primeiros moradores as famílias Strehl Wolff, Jacoby e Pelentir.
As terras daqui por serem cobertas de Pinhal (Araucárias), logo montaram uma Serraria, com isto em breve espaço de tempo, vieram várias famílias assim formando Nossa comunidade. 
Como bons católicos e sentindo a necessidade de proteção de Deus, ouve a primeira Santa Missa celebrada nesta comunidade no dia 9 de fevereiro de 1943, pelo Padre Agostinho Rombaldi, vindo a cavalo de Campos Novos. Houve 14 confissões, 14 comunhões e 2 batizados. Por não haver igreja a Santa Missa foi celebrada na Serraria dos senhores Beno Strehl e Arnoldo Congler. Durante todo o ano de 1943 mais 8 santas missas foram celebrada nesta Serraria pelos padres Frederico Peters e Agostinho Rombaldi.
Sendo que a família Strehl veio da comunidade de São Pascoal no Rio Grande do Sul por isso foi dado o mesmo nome para nossa comunidade no dia 28 de julho de 1943 foi escolhido o local da futura Capela e o senhor Martiminiano Pelentir doou o terreno. Estava presente o Vigário de Campos Novos Frederico Peters e Nesta mesma data 28 do sete de 1943, esta comunidade teve o primeiro livro de registro de atas (o qual está no Arquivo Morto da Capela), iniciado e assinado pelo Padre Frederico. No dia 25 de agosto de 1943, foi nomeada a primeira Diretoria da ainda futura Capela. No início de 1944 foi construída a primeira Capela desta comunidade e no dia 15 de abril de 1944 o padre Agostinho, vindo a cavalo para a benção solene e festa de inauguração da primeira Capela, ainda sem padroeiro. Mesma data foi fundada a obras das vocações sacerdotais ficando com o zelador o senhor Beno Strehl.
Primeira Capela da comunidade construída em 1944 por iniciativa de Beno Strehl, Aloísio Strehl e Leopoldo Jacoby.
As primeiras santas missões aconteceram nos dias 01 a 11 de janeiro de 1945 pelos padres missionários Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Durante as missões houve 584 confissões 11 batizados, 34 Primeiras Eucaristias de adultos e 11 casamentos.
No dia 7 de setembro de 1945 numa procissão a pé levando a imagem de São Pascoal de Ponte Alta (hoje ibian) a esta comunidade.
No dia seguinte houve a festa e bênção da imagem do Padroeiro São Pascoal pelo Padre Agostinho Rombaldi. A primeira visita do bispo a nossa comunidade foi nos dias 9 e 10 de Março de 1948 rezando duas missas, duas novenas, três sermões, 5 batizados 93 confissões e 174 crismas.
O Bispo D. Henrique Barison de Lages, no mesmo dia deu a benção ao novo cemitério. No dia 8 de Junho de 1952 a capela foi desmembrada da paróquia da paróquia de Campos Novos, para Nova paróquia de Marari. Nesta visita esteve presente ao padre Vigário Alfredo Trinchero, primeiro Vigário de Marari. Dia 26 de abril de 1955 criação da sociedade organizada a com algumas normas a serem seguidas, bem frisou o Vigário Padre Alfredo Trinchero, "Quem recusa os deveres não Esperasse direitos"
No dia 25 de outubro de 1955 com vinte cinco sócios foi nomeada a primeira diretoria legal da Capela, Presidente senhor Manoel Padilha, vice-presidente João Maria de Oliveira, secretário senhor Primo Tibola, tesoureiro senhor Afonso Odorizzi, Conselheiro senhores Dardanello Ceron e João Gomes. O senhor João Thibs de Barros (João do carpio) por muitos anos, foi o responsável fazer os balancetes (livro caixa) anotações e registros da Capela. Em 1961 foi construída uma capela maior e melhor, também de madeira a qual foi inaugurada em maio. Faziam parte da diretoria Frederico Miorelli, Generoso Pelentir, João Thibs de Barros, Dardanello Ceron e Henrique Antunes Moreira.
Em outubro de 1974, fizeram curso de formação para Ministro extraordinários da comunhão, os senhores Olívio Ceron e João Antônio Odorizzi, onde teve início a celebração do culto dominical, pois até esta data era rezado somente o terço. No ano de 1976 novos ministros iniciaram, senhores Adelino Antunes Moreira e Geraldo Ceron.
Dia 19 de novembro de 1976 ouvir a extinção da paróquia de Marari sendo transferida para Monte Carlo, onde pertencemos até 1980.
Dia 18 de dezembro de 1980, Nossa Capela foi transferida de Monte Carlo para a paróquia Santo Antônio de Tangará, a qual pertencemos até hoje. Em 1988 foi construído todo de alvenaria o novo salão com 352 m, o qual foi inaugurado no dia 29 de outubro, com muita coragem e apoio da comunidade e o incentivo do Padre Pedro Baldissera. No ano seguinte (1989) foi construída a Nova Capela que teve sua inauguração também em 29 de outubro, com a presença de mais de mil pessoas, houve uma grande e maravilhosa festa, onde com muito orgulho pudermos constatar com nossos próprios olhos Essa realidade: Nossa Nova Capela. Faziam parte da diretoria: Adelino Antunes Moreira, Olivo Ceron, José Roque da Silva Mattos, José Luiz Lizot.
Em 1992, mais uma nova ministra da Eucaristia iniciou Esta função: senhora Eliane Dessegna,e no ano de 2003, também assumiu a função de ministra da comunhão senhora :Terezinha da Costa Schneider. Hoje maio de 2018, 40 são as famílias que formam esta comunidade de São Pascoal. Temos três ministros extraordinários da comunhão e da Esperança: Olivo Ceron, Adelino Antunes Moreira e Terezinha da Costa Schneider temos três catequistas: Maria Olinda Pelentir Ceron, Vanice Schneider Moreira e dona Raizel. Comissão da Capela atual: Marciano Pelentir Moreira, Luciano Pelentir Ceron, Altamir Teske e João Carlos Teske.
fotos:



Mais fotos acesso: o facebook do Jornal Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário