quarta-feira, 16 de maio de 2018

Tangará se mobiliza no combate a violência e exploração sexual infanto-juvenil



No mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, toda sociedade tangaraense está mobilizada em uma campanha de conscientização sobre o tema.
As ações estão sendo desenvolvidas através de uma parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Assistência Social e Habitação, Secretaria de Educação, Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), de Videira, Ministério Público e Associação Comercial e Industrial de Tangará (ACITA).
O desenho da flor, símbolo da campanha, lembra os desenhos da primeira infância e, ao mesmo tempo, remete à fragilidade das crianças. Com base nisso, os espaços públicos da cidade foram ornamentados com flores amarelas, em uma ação que integrou as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), profissionais envolvidos na promoção e organização da campanha e comunidade em geral. Durante esta semana, o comércio também está aderindo ao movimento, expondo o símbolo da campanha em suas vitrines.
O objetivo da iniciativa, de acordo com os organizadores, é destacar o Dia Nacional de Combate a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, no cenário municipal, instigando a comunidade a participar cada vez mais dessa luta tão importante que é a proteção das crianças e dos adolescentes.
Programação completa:
06 de abril – Palestra “Abuso Sexual Infantil” para pais dos alunos do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto (CETA);
03 a 21 de maio – Atividades grupais sobre o tema com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
10 a 17 de maio – Ornamentação de espaços públicos (Praça Municipal, Centro de Referência de Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde, Secretaria de Saúde, Assistência Social e Habitação, Secretaria de Educação).
14 a 18 de maio – Ornamentação de vitrines por parte dos lojistas que aderiram à campanha.
17 de maio – Peças teatrais “Quando o segredo gritar” para os alunos a partir do 5º Ano das escolas municipais e estaduais.
18 de maio – Capacitação para os profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública e Conselho Tutelar. Profissional convidada: Claudiana Cruz da Silva, psicóloga da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), de Videira.
A data
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, situações como essa ainda se repetem nos dias de hoje.
Em 18 de maio de 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se para um evento que foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedeca), na Bahia surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, o qual ganhou legalidade no ano de 2000, instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000.
Desde então, a sociedade e o Poder público promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e a importância de denunciar esses crimes.
 assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário