segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Conta de luz vai incluir cobrança de valores retroativos nas próximas faturas
Sementes recebidas por brasileiros contêm pragas
Renovação de CNH vencida em 2020 tem prazo definido
Agência Brasil explica: entenda o décimo terceiro salário
Receita libera restituições de lote residual do Imposto de Renda
Previsão do tempo para esta Terça-feira
Terça-feira (01/12):
Tempo: do Planalto ao Litoral, nebulosidade variável com chuva ocasional, alternando por períodos de melhoria. No Oeste e Meio-Oeste, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas à tarde.
Temperatura: mais amena, maior elevação no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.
Sistema: frente fria e cavado (área de baixa pressão) influenciando SC.
Fonte: Epagri/Ciram
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Famílias do interior de Tangará já estão com falta de água potável
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems-SC) alerta para ‘risco iminente de colapso’ no sistema de saúde de SC
No documento, enviado à Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta (25), o órgão cita a taxa de ocupação de leitos de UTI superior a 80%, a situação do mapa de risco, que aponta 13 das 16 regiões em alerta gravíssimo para a doença, e a recente autorização para retorno das aulas presencias.
“O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina vem informar sobre o risco iminente de colapso do Sistema de Saúde diante do aumento de casos de infectados e de mortes causadas pela pandemia da Covid-19 em nosso território”, diz a abertura do ofício, assinado pelo presidente o conselho, Alexandre Lencina Fagundes.
O documento ainda cobra ações de fiscalização das regras sanitárias e pede que o governo tome medidas imediatas que tenham como base as orientações da ciência, “sob pena de o Estado vivenciar situação catastrófica idêntica a outras regiões e alguns países, onde o resultado da negligência foi a contratação de caminhões câmaras frias para guardar vítimas da pandemia”.
Na manhã desta quinta (16), Alexandre Fagundes, presidente do conselho e secretário de Saúde de Cunha Porã, no Oeste catarinense, afirmou em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, que o órgão “cumpriu o papel de autoridade sanitária” ao alertar sobre a situação.
— O alerta foi no sentido de que o governo do Estado e as demais autoridades tomem medidas ágeis e imediatas para conter essa situação, ou pelo menos para que nós consigamos absorver esse impacto dentro do Sistema Único de Saúde sem levá-lo ao colapso — disse.
Segundo a assessoria do Cosems-SC, o conselho ainda não recebeu uma posição da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Na tarde desta quinta, a governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) falou sobre o agravamento da pandemia em um vídeo divulgado pelo governo. Daniela reconheceu que o Estado vive um “momento muito delicado”, e destacou a habilitação de mais leitos de UTI e a aquisição de insumos para atendimentos.
A governadora também afirmou que permanece “pessoalmente em diálogo com o Ministério da Saúde para a garantia de mais leitos”, voltou a falar sobre “tratamento precoce” e pediu que as pessoas procurem as unidades de saúde caso apresentem sintomas.
— O que eu quero é que todas as pessoas tenham a mesma oportunidade e que tenham acesso ao tratamento adequado da forma mais rápida possível — declarou.
Nova seção no site da Receita ajuda regularizar cadastro do CPF
IBGE: esperança de vida do brasileiro aumentou 31,1 anos desde 1940
Advocacia-Geral da União (AGU): nível superior vale como comprovação em concurso para nível médio
Previsão do Tempo para este Final de Semana
Sexta-feira (27/11):
Tempo: instável com variação de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas, devido ao deslocamento da frente fria no litoral de SC. Risco de temporais isolados especialmente na tarde e noite.
Temperatura: diminui devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: deslocamento de uma frente fria.
Sábado (28/11):
Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, condição de chuva e trovoadas a partir da tarde e á noite nas demais regiões devido a um cavado (área de baixa pressão). Persiste o risco de temporais isolados com granizo.
Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado, devido a umidade do ar alta.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Domingo (29/11):
Tempo: no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, condição de chuva e trovoadas a partir da manhã. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas de chuva na tarde e noite, devido a aproximação de uma nova frente fria. Persiste o risco de temporais isolados com granizo.
Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado, devido a umidade do ar alta.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Fonte: Epagri/Ciram
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Receita Federal lança “Meu CPF” online
Caçador tem primeiro caso suspeito de reinfecção por Covid-19
Celesc cobrará valores retroativos nas próximas faturas de energia
Caixa planeja abrir banco digital em seis meses
Morre Diego Maradona, aos 60 anos, após parada cardiorrespiratória
Previsão do Tempo para esta Quinta-feira
Quinta-feira (26/11):
Tempo: sol com aumento de nuvens e calor em SC. Na tarde e noite pancadas de chuva com trovoadas. Risco de temporais isolados com chuva localmente forte, ventania e granizo.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: uma frente fria se aproxima de SC, no fim do dia.
Fonte: Epagri/Ciram
terça-feira, 24 de novembro de 2020
TANGARÁ: Capitel de São Cristóvão, em Linha Duas Pontes, é alvo de vandalismo
REGIÃO: Família de Treze Tílias procura por homem desaparecido há uma semana
Ederson Tibes, de 31 anos, está desaparecido desde a última segunda-feira (16). Ele foi visto pela última vez, na Linha Caçador, interior de Treze Tílias.
Informações podem ser repassadas pelos telefones (49) 9 9827-9144 ou (49) 9 9980-3515.
SC será o primeiro estado do Sul a implantar biometria neonatal
A biometria neonatal está ganhando mercado no Brasil e Santa Catarina já é o quarto estado do país, e o primeiro do Sul, a adotar a tecnologia que foi lançada em agosto deste ano. A solução permite a identificação biométrica ainda na sala de parto e foi desenvolvida pela empresa brasileira Natosafe. No estado, a iniciativa será feita por uma parceria entre a empresa e o Instituto Geral de Perícias (IGP).
A plataforma criada pela empresa (INFANT.ID) faz captura, análise e exportação de digitais em alta definição desde o minuto zero de vida de uma criança.
As informações coletadas são enviadas para as autoridades públicas. Com isso, aumenta as chances de localizar a criança em caso de troca de bebês e de sequestro. O scanner utilizado pela plataforma foi certificado pelo norte-americano FBI (Federal Bureau of Investigation), a maior agência policial do mundo.
A digital em alta definição atende os requisitos de compatibilidade, rastreabilidade, unicidade e segurança da informação, capturando os dados automaticamente através de algoritmos inteligentes. A tecnologia foi desenvolvida para ser usada por maternidades, hospitais, postos de vacinação, clínicas médicas, centros e institutos de identificação, cartórios de registro civil e até no controle de fronteiras.
Segurança
Na opinião do perito-geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP), Giovani Eduardo Adriano, esta iniciativa inédita trará inúmeros benefícios. “Com certeza será um grande ganho para Santa Catarina. A biometria garantirá o primeiro passo para a cidadania do recém-nascido, além de dar maior segurança à família no momento do parto e posterior a ele também, evitando adoções ilegais, roubos e trocas de bebês”, afirma. Ele também ressalta que com esta iniciativa, o Estado poderá atuar de forma ainda mais preventiva e com eficiência, principalmente para prevenir sequestros e troca de bebês.
Em Santa Catarina, as primeiras impressões digitais com a tecnologia da Natosafe serão coletadas em Joinville na Maternidade Darci Vargas e na unidade do IGP. Em Florianópolis, as coletas serão feitas na Ilha Hospital e Maternidade, na Maternidade Carmela Dutra e no IGP.
“A plataforma tem alta resolução de imagem e ergonomia, o que permite precisão e facilidade na hora de usar. Essa biometria irá enriquecer um banco de imagens com padrões de alta qualidade, facilitando pesquisas com maior qualidade, contribuindo para a erradicação de sub-registro e garantindo a segurança das crianças brasileiras”, explica o CEO da Natosafe, Ismael Akyiama.
Dados de Santa Catarina
O número de carteiras de identidade emitido por ano pelo IGP catarinense, para crianças de até cinco anos de idade, corresponde a 10% da emissão total, o que soma entre 50 a 60 mil RGs por ano. Em 2020, com a pandemia, até o momento foram emitidos 25 mil documentos para este público.
Sobre a Natosafe
A Natosafe é uma empresa brasileira criada com o propósito de contribuir para um mundo mais seguro. Pioneira no segmento “INFANT ID”, ou solução de identificação infantil, a companhia se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de identificação biométrica para crianças de 0 a 5 anos. A plataforma INFANT.ID é a primeira no mundo capaz de coletar impressões digitais com alta qualidade desde as primeiras horas de vida de um bebê.
Fonte: Secom
Fiocruz: 130 milhões podem receber vacina de Oxford em 2021
Avaí-Kindermann e Corinthians começam final do Brasileiro Feminino com empate
Previsão do Tempo para esta Quarta-feira
Quarta-feira (25/11):
Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC. Na madrugada, mais nuvens e chuva isolada entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, devido a circulação marítima.
Temperatura: em elevação, mais alta no oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral sul do Brasil.
Fonte: Epagri/Ciram