quinta-feira, 3 de maio de 2018

Maio deve ter chuva dentro da regularidade em SC


Foto:Imagem ilustrativa


A Epagri/Ciram divulgou a previsão climática trimestral para Santa Catarina. De acordo com o órgão, o tempo muda, em relação a abril, e a chuva volta a ocorrer com regularidade em maio no Estado, por vezes com acumulados significativos, deixando a média do mês próxima a acima da média histórica. No entanto, a partir de junho a previsão é diminuição de chuva novamente. Desta forma, o trimestre (maio, junho e julho) deve fechar com chuva próxima a abaixo da média climatológica.
Em maio, os valores esperados de chuva variam de 110 a 200 mm em média do Oeste ao Planalto e 70 a 130 mm nas demais regiões.  Nos meses de junho e julho, a média climatológica é de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral, sendo o mês de julho menos chuvoso em relação a junho.
As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos (área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície). Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.
Temperatura
Previsão de temperatura próxima a acima da média climatológica, no trimestre. No decorrer do mês de maio, as massas de ar frio devem chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, por vezes com formação de geada ampla em Santa Catarina. Especialmente nos meses de junho e julho episódios de neve podem ocorrer, sobretudo no Planalto Sul.
São caraterísticas do outono/inverno: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 25°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima) e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Com informações - Epagri/Caco da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário