Enquanto o mundo fala em Corona Vírus e procura apontar os culpados pela nova doença, nota-se que, no quintal de nossas casas, ainda existem descuidos básicos para evitar a proliferação de outros vírus de alto risco, como Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Em Campos Novos, Agentes de Endemias encontraram o primeiro foco deste ano do mosquito Aedes Aegypti. O caso foi detectado na última terça-feira, 04/02.
Além da Dengue, o mosquito Aedes Aegypti é capaz de transmitir doenças como Chikungunya e Zika vírus. O foco foi identificado em uma armadilha implantada no bairro Boa Vista. A partir da identificação, foi iniciado imediatamente o processo de delimitação de foco, que compreende um raio de 300 metros a partir do local.
É o primeiro registro de foco do mosquito encontrado em 2020. Dentro desta área, as Agentes de Endemias estão realizando inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais com o objetivo de localizar e acabar com possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possua acúmulo de água.
De acordo com o Gerente de Vigilância de Campos Novos, Ricardo Silva, ao todo, 113 armadilhas estão instaladas na cidade, além de outros Pontos Estratégicos (PE), distantes 200 metros umas das outras e monitoradas semanalmente para detectar novos focos com larvas do transmissor. Não há motivo para pânico e a população também pode denunciar a existência de terrenos baldios ou áreas que possam contribuir com a proliferação do mosquito, de maneira presencial junto ao Agiliza Campos Novos, com total sigilo de identificação.
O Vice-prefeito Gilmar Marco Pereira acompanhou o trabalho das Agentes de Endemias em visita a domicílios dentro do Raio de Ação, conversando com os moradores sobre os cuidados que cada um deve ter dentro da sua propriedade. Marco não descartou a possibilidade de o município adotar medidas para conter o avanço do mosquito com ações preventivas e até mesmo a aplicação de multas a moradores e empresas que não colaborarem.
Campos Novos é considerado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), município em estado de Infestação, quando foram encontrados em 2019, 38 focos do mosquito. O último registro foi em setembro de 2019, no bairro Boa Vista. Não houve registro de pessoas contaminadas com a doença em Campos Novos.
Tendo em vista que o bairro Boa Vista se encontra em estado de infestação há mais de dois anos, a equipe de Endemias reforça que caso seja realizada uma vistoria em residências, empresas ou terrenos baldios e identificados casos da não colaboração, os proprietários serão notificados e posteriormente multados.
Orientações para evitar a proliferação do Aedes Aegypti:
* Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
* Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
* Mantenha lixeiras tampadas;
* Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
* Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
* Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
* Mantenha ralos fechados e desentupidos;
* Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
* Retire a água acumulada em lajes;
* Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
* Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
* Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
* Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
* Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para o Atendimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário