quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Segundo Campeonato de Xadrez em Tangará ...


 Fonte: Assessoria de Imprensa

Abrigo Institucional de Tangará participa de treinamento de Primeiros Socorros com o Corpo de Bombeiros Militar de Tangará


No último dia 14 de dezembro, a equipe do Abrigo Institucional do município participou de treinamento de Primeiros Socorros com o Corpo de Bombeiros Militar de Tangará. A atividade foi conduzida pelos soldados Anderson e Serafini. Inicialmente houve explanação teórica sobre noções básicas de primeiros socorros em situações de hemorragia, obstrução das vias aéreas, mal súbito e convulsão. Em um segundo momento, foram realizadas oficinas práticas de reanimação cardiopulmonar, imobilização e curativos.
O objetivo do treinamento foi qualificar o trabalho das profissionais que atuam diretamente no cuidado com as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, instrumentalizando-as com práticas que contribuam com uma resposta adequada diante de situações de emergências.







Fonte: Assessoria de Imprensa

TSE decidiu na terça-feira (14) unificar o horário de votação nas eleições de 2022


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na terça-feira (14) unificar o horário de votação nas eleições de 2022. Com a decisão, todos os estados deverão seguir o horário de Brasília, e não o horário local. A votação será realizada das 8h às 17h em todo o país.

Dessa forma, a votação será das 7h às 16h no Amazonas, em Rondônia, em Roraima, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde o fuso é uma hora a menos em relação à capital federal. No Acre, o pleito começará às 6h e terminará às 15h, pois o fuso horário é duas horas a menos que o horário de Brasília. Em Fernando de Noronha, que está uma hora à frente, a votação será das 9h às 18h.

Ao comentar a mudança, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a medida foi tomada para que as eleições possam transcorrer com tranquilidade e não ocorra dúvidas sobre a lisura na divulgação de resultados.

“No registro histórico que tivemos nas eleições de 2014, a diferença no horário de encerramento da votação, em quase todo o país e no estado do Acre, produziu interpretações, teorias conspiratórias e problemas que nós gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro”, argumentou.

Em 2014, durante o processo de totalização dos votos, os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff se alternaram na liderança da contagem de votos. O fato ocorreu em função do andamento dos dados que chegavam da Justiça Eleitoral do estados. No entanto, a disputa acirrada foi apontada como suposta fraude na contabilização eletrônica dos votos, fato que nunca ocorreu.


Resoluções

Na mesma sessão, o TSE aprovou mais três resoluções para as eleições do ano que vem e liberou o impulsionamento de conteúdo político na internet durante o período de pré-campanha, criou procedimentos para pedidos de direito de resposta e sobre fiscalização das contas de partidos que vão se unir em federações.

Fonte: Agência Brasil

Saiba quais os dias e horários em que as vacinas contra a Covid estão disponíveis em Tangará


A secretaria de Saúde de Tangará reforça a importância de receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, pois é necessário completar o esquema vacinal para estar imunizado.

A vacinação é uma das medidas para prevenir formas graves da doença, o reforço também está disponível para aqueles que já tomaram a segunda dose a mais de 5 meses.

Quem recebeu o imunizante da Janssen a mais de 2 meses já pode tomar o reforço.

Confira os momentos em que cada vacina está disponível:






Fonte: Jornalismo Rádio Tangará
Foto: Divulgação

Previsão do Tempo para este Final de Semana

                

Sexta-feira (17/12):
Tempo: as nuvens seguem predominando no Litoral e áreas próximas com chance de chuva fraca especialmente no início e fim do dia. No restante do estado, sol e algumas nuvens.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: baixa pressão no oceano, favorecendo a circulação marítima no Litoral de SC.

Sábado (18/12):
Tempo: no Litoral e norte do estado, nebulosidade variável e chuva ocasional durante o dia devido a circulação marítima. Nas demais regiões, sol entre nuvens. Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Domingo (19/12):
Tempo: madrugada e início da manhã, mais nuvens e chuva isolada no Litoral e norte do estado. No decorrer do dia, o sol predomina em todas as regiões de SC.
Temperatura: segue em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Fonte: Epagri/Ciram

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Confira as fotos da oficina - Sabores para Família!









A oficina, conduzida pela  facilitadora Gislaine Biasiolo foi realizada nos dias 20 e 27/11/21 e teve como objetivo proporcionar um momento de troca de saberes e aprendizados relacionados ao preparo de alimentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ômicron propaga-se pelo mundo em ritmo sem precedentes, alerta OMS


A nova variante do coronavírus, a Ômicron, já está presente em 77 países e a alastrar-se a um ritmo sem precedentes. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vários países começam a adotar medidas mais restritivas para conter o aumento de infecções.
Centro Europeu

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) considerou hoje que a Ômicron, nova variante do vírus SARS-CoV-2, representa risco "muito elevado" e exige medidas "urgentes e fortes", de modo a proteger os sistemas de saúde.

Numa avaliação de risco atualizada e divulgada nesta quarta-feira, o ECDC diz que a Ômicron deverá suceder a Delta como a variante dominante na União Europeia (UE) no início de 2022. Já se assiste à transmissão comunitária dentro da Europa, e os dados preliminares disponíveis não descartam "uma redução significativa da eficácia das vacinas" contra essa estirpe.

Desse modo, e porque os países da UE ainda enfrentam o impacto severo da variante Delta, "um novo aumento das hospitalizações poderá rapidamente sobrecarregar os sistemas de saúde".

"Com base nas provas limitadas atualmente disponíveis, e dado o elevado nível de incerteza, o nível global de risco para a saúde pública, associado à emergência e propagação da Ômicron, é avaliado como muito elevado", diz o centro europeu, que recomenda uma "ação urgente e forte" para reduzir a transmissão do vírus, "a fim de aliviar a já pesada carga sobre os sistemas de saúde e proteger os mais vulneráveis nos próximos meses".

Segundo o ECDC, é necessária "a rápida reintrodução e o reforço das intervenções não farmacêuticas" para reduzir a transmissão da Delta e retardar a propagação da Ômicron, mantendo sob controle a carga sobre os cuidados de saúde.

Fonte: Agência Brasil

MPF aponta omissão da Celesc no apagão no Meio-Oeste


O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para responsabilizar a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pelos prejuízos gerados pela suspensão do fornecimento de energia elétrica a 22 municípios do meio-oeste de Santa Catarina. A região sofreu um apagão entre 28 de maio e 1º de junho deste ano, após fortes ventos de um ciclone causarem a queda de quatro torres de transmissão de alta tensão.

O MPF apresentou à Justiça Federal vários pedidos, tanto visando a reparação dos danos patrimoniais e morais, quanto visando evitar situações semelhantes no futuro. Para evitar situações semelhantes, o MPF pediu a condenação da Aneel e da Celesc para aprovarem um plano de contingência que contemple as medidas (com equipamentos, recursos humanos e econômicos), a serem adotadas para garantir o imediato restabelecimento do fornecimento de energia elétrica a todas as unidades consumidoras, bem como formas de assistência e auxílio material aos consumidores, em caso de futuros eventos como o ocorrido.

Outros pedidos são de indenização, tanto patrimonial quanto moral, a todos os atingidos pela má prestação do serviço da Celesc. Na ação, há pedido para a indenização de todos os prejuízos sofridos pelos consumidores, sejam residenciais ou que desenvolvam atividade de indústria, comércio, serviços, filantropia ou cooperativismo, em razão da suspensão do serviço, abrangendo os municípios de Caçador, Matos Costa, Calmon e Timbó Grande, Macieira, Lebon Regis, Bela Vista do Toldo, Santa Cecília, Canoinhas, Rio das Antas, Porto União, Major Vieira, Fraiburgo, Videira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Pinheiro Preto, Iomerê, Tangará, Ibiam, Água Doce e Treze Tílias.

A ação busca o arbitramento de uma indenização dos pequenos consumidores residenciais, que são a grande maioria, independente de prova de perda, por presunção. “Para estes consumidores, como os danos patrimoniais em si são pequenos comparados ao custo de um processo, há necessidade de uma definição de danos mínimos, feito pelo juiz já na sentença, como medida de garantia da efetiva indenização, na forma do Código de Defesa do Consumidor”, afirma o procurador da República Anderson Lodetti de Oliveira. “O consumidor residencial não vai pagar advogado, juntar documentação e ingressar com uma ação, porque esses custos, somados ao tempo de um processo, são mais onerosas que o próprio dano sofrido. Negar o arbitramento de dano mínimo é negar a efetiva defesa dos seus direitos”, arremata o procurador da República.

O MPF fez uma sugestão de valores mínimos a serem indenizados aos consumidores dessas cidades, tanto em dano patrimonial como dano moral decorrentes do apagão. A indenização em danos patrimoniais levou em consideração os componentes perecíveis da cesta básica, os dias sem energia elétrica e a faixa de renda dos consumidores. Os valores variam entre R$ 86,25 e R$ 345,00. Para os danos morais o pedido é de dez vezes o valor de quatro dias de consumo referente à fatura do mês de abril de 2021. Esses valores virarão créditos do consumidor e serão descontados nas faturas mensais de energia, caso a Justiça Federal acate o pedido.

“Esses são valores mínimos”, alerta o Procurador da República. Aqueles consumidores residenciais que sofreram danos maiores poderão buscar a indenização completa.

Omissão e violação de regras – A investigação revelou que a Celesc se omitiu na recuperação de uma rede de distribuição que poderia ter garantido o fornecimento de energia e evitado o apagão, a Linha de Distribuição LD 138 kV Videira/Tangará e Videira/Herval D’ Oeste. Essa rede, que servia de segurança para a distribuição na região, foi danificada por um ciclone em agosto de 2020, e a Celesc deixou-a sem reparo. Só providenciou o conserto após o apagão de maio/junho de 2021, em razão da pressão social e a possível responsabilização pela sua inércia.

Na ação, o MPF afirma que “a Celesc violou as regras legais e contratuais. A prova do descumprimento dessas obrigações contratuais são os fatos em si: caíram quatro torres de transmissão e a Celesc não dispunha da rede de distribuição de redundância (afetada em evento climático semelhante, oito meses antes) e nem de um plano de emergência, para garantir operatividade de equipamentos como geradores e outros equipamentos para minorar a quebra de continuidade da prestação do serviço. A Aneel, por seu turno, adotou a inércia como padrão de conduta. Sabedora da existência de linha de distribuição danificada em agosto de 2020, não adotou nenhuma medida fiscalizatória sobre a restauração da linha de distribuição afetada”.

O resultado de tal omissão foi que o meio-oeste de Santa Catarina ficou sem o serviço de distribuição adequado de energia elétrica por 95 horas em razão de um evento climático comum na região, que já tinha causado a mesma queda de torres oito meses antes.

Ação Civil Pública: 5001929-94.2021.4.04.7211

Fonte: Secom/MPF
Foto: Ilustração

IBGE abre inscrição para seleção de 207 mil trabalhadores para o Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, na quarta-feira (15), no Diário Oficial da União, o edital para seleção de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022. Serão 206.891 vagas temporárias para todo o país.

Antes deste edital, o IBGE já tinha aberto dois processos seletivos, que foram cancelados, devido a adiamentos do censo. O primeiro cancelamento foi em março de 2020 e, o segundo, em outubro deste ano.

Das vagas, 183.021 serão para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. As inscrições serão abertas às 16h de hoje (15) e terminam às 16h de 29 de dezembro deste ano.

As inscrições serão feitas pelo site da FGV Conhecimento, onde também poderão ser encontradas informações sobre as provas.
Salários

Os recenseadores, que são os responsáveis pela aplicação do questionário do Censo nos domicílios, terão salário variável de acordo com a produção. A carga horária semanal recomendável é de 25 horas. A taxa de inscrição custa R$ 57,50.

Os agentes censitários supervisores supervisionam o trabalho dos recenseadores. Eles têm a carga horária semanal de 40 horas e salário de R$ 1.700.

Já os agentes censitários municipais têm, entre suas atribuições, garantir a cobertura de sua área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas. A carga horária é de 40 horas e o salário, de R$ 2.100. O valor da taxa de inscrição para ambos os cargos é de R$ 60,50.

Fonte: Agência Brasil

Previsão do Tempo para esta Quinta-feira

               

Quinta-feira (16/12):

Tempo: do Oeste ao Planalto Sul, sol entre nuvens. Nas outras regiões catarinenses, maior nebulosidade e condição de chuva isolada devido a circulação marítima em função do sistema de baixa pressão.

Temperatura: mais amena na faixa leste do estado, com maior elevação no Oeste.

Vento: sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: cavados (áreas de baixa pressão) um no RS e formação de sistema de baixa pressão em alto mar.


Fonte: Epagri/Ciram

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Divulgado Horário e o local de realização da prova do processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário (ACTs), marcada para o dia 19 de dezembro


Foram divulgados nesta segunda-feira, 13, os Cartões de Convocação de Etapa (CCEs) dos candidatos inscritos no  em Santa Catarina. Nos documentos estão disponíveis o horário e o local de realização da prova, marcada para o dia 19 de dezembro.

Para conferir os CCEs, os candidatos devem acessar o sistema disponível neste site. As solicitações de correção das informações no cartão podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 15, no mesmo sistema.

Acesse todos os editais retificados do processo neste link, e clique aqui para assistir a um vídeo com o passo a passo de como confirmar suas informações de inscrição. Abaixo estão listadas as respostas para as principais dúvidas dos candidatos, e se você ainda tiver algum questionamento específico sobre o seu caso, é possível encaminhá-lo através do e-mail processoseletivoact@sed.sc.gov.br

- Até quando é possível confirmar as informações de inscrição para o processo seletivo?
O prazo para confirmação dos dados foi prorrogado para o dia 19 de dezembro, mesmo dia de aplicação da prova, até às 12h30. Essas informações podem ser confirmadas neste site, seguindo o passo a passo disponível aqui.

- Houve mudança na ordem de preferência das disciplinas na inscrição?
A ordem de preferência das disciplinas era válida somente para o sistema de inscrições da SELECON, não alterando a inscrição e classificação para o processo seletivo, que agora será conduzido pela Acafe. Ou seja, a ordem não altera a inscrição ou classificação do processo seletivo. Para conferir o passo a passo de como confirmar suas inscrições, acesse o link.

- A inscrição feita pelo site da Selecon continua válida?
Sim. Todos os candidatos que estavam inscritos com a SELECON estão automaticamente inscritos com a ACAFE, bastando apenas confirmar seus dados cadastrais no link.

- Não poderei fazer a prova na nova data. É possível solicitar reembolso da taxa de inscrição?
O prazo para solicitação de pedido de reembolso foi encerrado no dia 26 de novembro.

- Como faço para enviar a documentação necessária para a prova de títulos?
O prazo para envio dos títulos e/ou substituição de arquivos enviados foi encerrado no dia 26 de novembro.

- É possível solicitar ou alterar a condição especial para realizar a prova?
O prazo para solicitação/alteração de condição especial para a realização da prova foi encerrado no dia 26 de novembro.

- É possível alterar a cidade onde o candidato vai fazer a prova ou a Coordenadoria de classificação?
Tendo em vista que o período de inscrições já havia encerrado no cronograma original, e que a ACAFE irá operacionalizar o processo seletivo do ponto de onde ele foi suspenso, não serão realizadas novas inscrições ou mudanças nas inscrições dos candidatos (transferência de cidade de realização de provas, mudança de Coordenadoria de classificação, alteração das disciplinas escolhidas). Serão feitas apenas as confirmações de dados cadastrais – através do link (até às 12h30 do dia 19 de dezembro).

- É um único processo seletivo, mas existem quatro editais diferentes. Por que ele foi organizado dessa forma?
O mesmo processo seletivo foi dividido em quatro editais, pois cada um tem as suas especificidades. Assim, o processo seletivo é dividido em: Professores do Ensino Regular, Professores de Educação Profissionalizante, Professores de Educação Escolar Indígena e Professores para atuação em projetos especiais no Instituto Estadual de Educação (IEE).

- A Secretaria de Educação consegue precisar quantos professores serão chamados neste processo seletivo?
Esse processo seletivo é composto por vagas itinerantes. Logo, as chamadas servem para substituir professores ativos que, por algum motivo, tiveram que se afastar da sala de aula.
Dessa forma, não temos como definir um número, pois depende da movimentação dos professores (processos de afastamentos, licenças, entre outros), que é um processo dinâmico e que acontece ao longo de todo o ano letivo.

- Um dos principais atrativos para este concurso é a nova remuneração mínima para professores do estado aprovada recentemente pelo Governo. Todos os candidatos selecionados vão receber essa remuneração?
Os professores que tiverem a habilitação para a disciplina da vaga e tiverem uma carga horária de 40 horas semanais vão receber a remuneração anunciada pelo Governo (R$ 5 mil). Já os professores que tiverem carga horária menor irão receber proporcionalmente a esse valor.

- As provas serão aplicadas de forma presencial em 20 cidades do Estado. Quais são elas?
As provas serão aplicadas nos municípios de Araranguá, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Videira.

- A prova teórica será composta de quantas questões?
A prova objetiva será composta de 10 questões de conhecimentos gerais e 10 questões de conhecimentos específicos para cada disciplina em que o candidato se inscreveu, sendo eliminatória para os que não alcançarem 50% de acertos.

- Uma das novidades deste processo é a prova de Redação. Como ela vai funcionar?
A redação tem caráter classificatório, sendo eliminatório apenas para os candidatos que obtiverem nota zero. A redação dissertativo-argumentativa deverá ter entre 10 e 20 linhas e ser escrita de acordo com a Norma Culta da Língua Portuguesa, com tema relacionado à Educação.

- Como funciona a análise da titulação dos candidatos?
A titulação compõe a média final do candidato e é de caráter classificatório, conforme a escolaridade. Há uma pontuação para cada um dos níveis de escolaridade que forem apresentados. Veja mais detalhes em cada um dos editais.

- Para as vagas que exigem habilitação em Libras, como os professores serão avaliados?
Esses professores, que fazem parte de dois editais (Educação Básica e Indígena), passam por mais uma etapa de avaliação. Após a prova teórica e a redação, os classificados participam de uma prova prática de caráter eliminatório, por meio da qual devem comprovar a proficiência em Língua Brasileira de Sinais.

Fonte: SED SC

0303: Se receber ligação com esse código em 2022, já saiba que é telemarketing

Para aqueles que se incomodam com ligações de telemarketing diárias, uma nova regulamentação da Anatel está buscando mudar esse cenário.

Uma nova regra, que entrará em vigor a partir de 2022, vai exigir que empresas de telemarketing acrescentem 0303 em seu número de telefone, para que fique visível ao consumidor quem está ligando no visor de chamadas.

Com a identificação mais clara de que se trata de uma ligação de telemarketing, fica a critério do receptor decidir se quer atender ou não.

O consumidor também tem a opção de pedir às operadoras que façam o bloqueio preventivo das chamadas de telemarketing. Ou seja, o consumidor não receberá mais esse tipo de ligação.

O prazo para a implementação dessas regras é de até 90 dias para as prestadoras de serviço móvel, e até 180 dias para as operadoras de serviço fixo.


Punição em caso de descumprimento

A Anatel já estuda medidas mais “enérgicas” para forçar empresas não reguladas pelo órgão a adotarem o código criado para serviços de telemarketing ativo.

“Essa é uma preocupação que já temos. Estamos avaliando como utilizar mecanismo de sancionamento não só para as prestadoras, mas também para os que se utilizam do recurso. Apesar de não serem reguladas diretamente pela agência, o dever de utilizar o recurso de numeração se estende a todos os usuários. Não poderíamos simplesmente acreditar na boa vontade à essa altura”, disse o conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo. “O desrespeito à numeração que está sendo criada não ficará impune de maneira nenhuma”, afirmou.

O especialista em regulação da Anatel Secundino Lemos ressaltou ainda que, na norma editada pela agência, está previsto que compete às teles o emprego de ações para coibir o uso indevido das regras. Se a operadora, que é regulada pela Anatel não proceder dessa forma, poderá ficar sujeita a sanções.

“A operadora de serviços de telecomunicação atuará como longa manus (auxiliar) da Anatel na fiscalização do bom uso dos recursos de numeração. Se assim não fizer, nós poderemos atuar em face dessa prestadora”, disse o especialista.

Além de avaliar ações para tornar a regra mais aderente, o órgão também já analise a possibilidade de avançar com tal identificação para SMS e outras plataformas de mensagens, como WhatsApp.


Fonte: CNN | Terra
Foto: Divulgação

Secretaria de Estado da Educação inscrições para cursos técnicos da rede estadual de ensino


A Secretaria de Estado da Educação (SED) abre nos dias 14 e 15 de dezembro as inscrições para o ingresso de alunos nos cursos técnicos da rede estadual de ensino. São 3.455 vagas para os Centros de Educação Profissional (Cedups) e escolas estaduais localizadas em 18 cidades de Santa Catarina.

As vagas são diversos cursos técnicos de nível médio, incluindo as modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio, em 27 instituições de ensino profissional do estado. Os cursos serão ofertados na modalidade presencial, são gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

Os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa o ensino técnico e deve, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Médio da mesma ou em outra instituição de ensino, a partir da 2ª série do Ensino Médio.

Já os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico. Logo, ele deve obrigatoriamente, já ter concluído o Ensino Médio no ato da inscrição.


Saiba como se inscrever

O processo de ingresso acontecerá em uma única etapa, por sorteio, exclusivamente por este link nos dias 14 de dezembro (terça-feira), a partir das 8h, até 23h59min do dia 15 de dezembro (quarta-feira). O sorteio será eletrônico e realizado no dia 21 de dezembro de 2021 após 14 horas, sob a coordenação do Ciasc e supervisão da SED.

Quando a quantidade de vagas do curso/turma não for preenchida durante o sorteio com ao menos 25 alunos, não haverá a oferta da turma no primeiro semestre letivo de 2022. Nesse caso, o candidato pode ir até a unidade escolar nas datas estabelecidas no edital para ocupar uma vaga remanescente, se houver, de outro curso/turma.

É necessário que o estudante já possua o cadastro no site gov.br, que pode ser realizado antes do momento da matrícula. (veja mais detalhes abaixo)

O candidato (a) autodeclarado (a) Preto, Pardo e Indígena no Programa de Ações Afirmativas e pessoas com deficiência, concorrerá à reserva de vagas (Lei Federal nº. 12.711 de 29 de agosto de 2012 e Lei Federal nº. 13.409 de 28 de dezembro de 2016).

A efetivação da matrícula será feita com a entrega dos documentos necessários, incluindo comprovação da condição declarada (para o candidato preto, pardo e indígena e pessoas com deficiência) validados pela respectiva unidade escolar.

Os interessados que precisarem de auxílio no preenchimento da inscrição poderão utilizar um computador da respectiva unidade escolar, a partir das 8h do dia 14 de dezembro. Esse apoio será realizado no horário funcionamento das unidades escolares e nos dias de inscrição.


Lista de cursos disponíveis

As 27 instituições de ensino estaduais ofertam cursos técnicos em: administração, análises clínicas, contabilidade, edificações, informática, eletrotécnica, qualidade, mecânica, segurança do trabalho, logística, enfermagem, transações imobiliárias, recursos humanos, estética, saúde bucal, dança e farmácia.

As vagas disponíveis, com os respectivos turnos e locais, constam no edital, que pode ser acessado neste link.


Cadastro no site gov.br

Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o familiar ou o candidato (se maior de 18 anos) deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada por cada aluno ou familiar com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.


Documentação

O envio da documentação comprobatória para matrícula e preenchimento da vaga pode ser feito no ato da inscrição neste site. Também é possível entregar os documentos presencialmente na instituição de ensino nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022.


Os documentos exigidos para a matrícula são:

Atestado de frequência no Ensino Médio, para a modalidade concomitante;
Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, para a modalidade subsequente;
Documento de Identidade;
CPF;
Comprovante de Residência;
Documento de Identidade e CPF do Responsável Legal, em caso de menores de 18 anos.
Título de Eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos.
Dispensa do serviço militar, para maiores de 18 anos do sexo masculino.
Os documentos acessórios para matrícula são:
Carteira de Trabalho - número do PIS;
Cartão do SUS;
Declaração das Vacinas.

Todos os documentos apresentados devem ser comprovados com o original OU com cópia autenticada.

Candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência devem apresentar documentos adicionais, conforme o item 7 do edital.

Quer ficar por dentro de todas as notícias da Secretaria de Estado da Educação? Acesse este link para participar da nossa lista de transmissão no Telegram.

Fonte: SED SC

Previsão do Tempo para esta Quarta-feira

              

Quarta-feira (15/12):

Tempo: instável com bastante nebulosidade em SC e condição de chuva isolada d Planalto ao Litoral. Nas demais regiões, sol entre nuvens.

Temperatura: mais amena, com maior elevação no Oeste do estado.

Vento: sul asudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: cavados (áreas de baixa pressão) um no RS e formação de sistema de baixa pressão em alto mar.

Fonte: Epagri/Ciram

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

1ª Festa do Moranguinho, realizada pelo Instituto Bios, aconteceu em Tangará


Durante o domingo 12 de dezembro, aconteceu a 1ª Festa do Moranguinho de Tangará/SC. A festa têm por objetivo divulgar e valorizar a produção de Moranguinhos do município, além disso, debater maneiras saudáveis de produzir o fruto.

A Festa do Moranguinho de Tangará foi idealizada pelo Instituto Bios, com apoio do Jornal Vitória, Cresol Meio Oeste e produtores da fruta no município, essa primeira edição aconteceu no Parque Natural Fritzen.

O deputado Estadual Pedro Baldissera, esteve presente e outras lideranças políticas e comunitárias da Região Vale do Contestado também. O evento contou com farta gastronomia. As cucas, licores e geleias a base de morango foram algumas das iguarias servidas durante todo o dia do evento. Durante a tarde os convidados/as foram agraciados/as com boa música de artistas locais.

O Instituto Bios, foi criado recentemente e têm por objetivos promover e incentivar ações, projetos e atividades que visem fortalecer a agricultura camponesa e familiar, além debater a Preservação da Natureza promovendo outro jeito de produzir, sem a utilização de agrotóxicos evitando assim a contaminação das fontes de águas, pois a Terra e nossa mãe e as águas são seu sangue.










Fonte: Assessoria de imprensa

Alunos da Escola Zummer do Passo da Felicidade, em Tangará, participam de gincana


N última quarta e quinta-feira, dias 08 e 09 de dezembro, foi promovida uma gincana social, esportiva e interativa na Escola Maria Luiza Ozorio Zummer, do Passo da Felicidade -Tangará. Participaram da atividade as turmas de 6°, 7°, 8°, 9° anos do ensino fundamental.

As provas foram selecionadas e organizadas com o objetivo de contemplar as mais variadas áreas do conhecimento, buscando a participação e desenvolvimento integral dos educandos.

Iniciou-se com uma conversa motivacional com um ícone do esporte, jogador de futsal Sandro Zanetti -“Seco”. Na sequência os alunos, com as equipes já organizadas compostas por 2 ou 3 alunos de cada ano escolar, realizaram a entrega de alimentos não perecíveis, os quais serão destinados a famílias com baixo índice econômico do município. A tarde foram praticados jogos de vôlei e de futsal.

Na tarde de quinta-feira (09) foram realizadas diversas atividades recreativas objetivando a participação, socialização, organização e inter-relação das equipes.





Clique na imagem para ampliar

As equipes com maior pontuação foram contempladas com as seguintes premiações:

1º lugar: Cinema- Videira
2º lugar: Piquenique- Morro agudo.
3º lugar: Cinema na escola

Fonte: Jornalismo Rádio Tangará 
com informações Escola Zummer
Foto: Divulgação

Primeira pessoa morre infectada pela variante Ômicron no Reino Unido


Ao menos um paciente morreu no Reino Unido depois de contrair a variante Ômicron do coronavírus, disse o primeiro-ministro Boris Johnson nesta segunda-feira (13).

"Infelizmente, foi confirmado agora que ao menos um paciente morreu com Ômicron", informou Johnson aos repórteres.

"Então, acho que a ideia de que esta é, de alguma maneira, uma versão mais branda do vírus é algo que precisamos deixar de lado e, simplesmente, reconhecer o ritmo intenso com que ela se dissemina entre a população."

Johnson impôs restrições mais duras desde que os primeiros casos da Ômicron foram detectados no país em 27 de novembro e, nesse domingo (12), pediu às pessoas que recebam vacinas de reforço para evitar sobrecarregar o sistema de saúde.

O secretário britânico da Saúde, Sajid Javid, disse que a Ômicron está se disseminando em um "ritmo fenomenal" e que, no momento, representa cerca de 40% das infecções em Londres.

Fonte: Agência Brasil

TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica para eleições de 2022


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou hoje (13) o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. O lançamento foi feito em Manaus, na fábrica da Positivo Tecnologia, empresa responsável pela produção dos equipamentos.

Conforme a licitação feita pelo TSE, serão fabricadas 225 mil urnas do novo modelo. No total, 577 mil serão utilizadas nas eleições. A entrega está prevista para maio do ano que vem. A vida útil do equipamento é de dez anos.

Entre as novas funcionalidades, está a maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (tela touch). Segundo o TSE, essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral. Enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar os próximos que vão votar, diminuindo o tempo de espera nas filas.

Durante o evento, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, reforçou que a urna eletrônica e o sistema de votação são seguros.

“Estamos trabalhando para proteger os sistemas do TSE quase por uma questão de imagem, porque, quanto ao conteúdo, não tem como fraudar as eleições. Nós todos estamos nos aperfeiçoando com os mecanismos de proteção. Isso se tornou um problema relevante nos últimos dois, três anos. Na verdade, ataques cibernéticos do porte que temos visto são fenômenos recentes”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Previsão do Tempo para esta Terça-feira

             

Terça-feira (14/12):
Tempo: nebulosidade variável em SC. Do Oeste ao Litoral Sul (divisa com o RS), pancadas de chuva com trovoadas no decorrer do dia, e nas demais regiões a partir da tarde. Risco de temporais localizados com granizo, especialmente no Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no RS, influenciando SC.

Fonte: Epagri/Ciram

domingo, 12 de dezembro de 2021

Alunos da Escolinha de Xadrez de Tangará participam de evento a convite da Associação de Xadrez de Joaçaba






Na última quinta, os alunos da Escolinha de Xadrez do município de Tangará estiveram participando de um evento da modalidade, a convite da Associação de Xadrez de Joaçaba. Além de algumas medalhas e um troféu, eles tiveram a oportunidade de enfrentar enxadristas de um bom nível. Na oportunidade, os atletas tangaraenses tiveram a honra de conhecer o grande mestre paraguaio José Fernando Cubas conhecido mundialmente, e que no momento está representando Joaçaba em competições estaduais e nacionais. Mesmo que o projeto de Tangará ser voltado para iniciantes, esses encontros favorecem em uma aprendizagem mais acelerada, além de incentivar nossos praticantes na continuidade do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa