terça-feira, 30 de novembro de 2021
Nesta quarta-feira (01), Tangará realiza a última coleta de lixo eletrônico deste ano de 2021
Rede Estadual de Santa Catarina inicia período de matrículas para novos estudantes e para quem deseja trocar de escola próxima quarta-feira (01/12)
Pix Saque e Pix Troco já estão disponíveis
Previsão do Tempo para esta Quarta-feira
Quarta-feira (01/12):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens do Planalto ao Litoral. À tarde ocorrem pancadas de chuva no Litoral Sul e à noite na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Temperatura: em elevação.
Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.
Fonte: Epagri/Ciram
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Experiência Financeira é promovida em agência Cresol em Tangará
Secretaria de Saúde de Tangará reforça importância da 2ª dose da vacina contra a Covid
REGIÃO: Rodovia entre Videira e Rio das Antas terá bloqueio nesta terça (30); VEJA O HORÁRIO
Réus por incêndio na boate Kiss começam a ser julgados na quarta-feira
Resultado do Enem será divulgado em 11 de fevereiro
Previsão do Tempo para esta Terça-feira
Terça-feira (30/11):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No Litoral Norte, chuva fraca no início do dia.
Temperatura: em elevação à tarde.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no sul de SC.
Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.
Fonte: Epagri/Ciram
domingo, 28 de novembro de 2021
Tangará está entre as cidades com escolas da Rede Estadual de Ensino que receberão Tablets
Temporal causou estragos no interior de Tangará na última quinta-feira (25)
Covid-19: o que se sabe até agora da variante Ômicron
Previsão do Tempo para esta Segunda-feira
Segunda-feira (29/11):
Tempo: muitas nuvens a encoberto, com chuva no decorrer da madrugada e manhã devido à passagem de uma frente fria. Entre a tarde e noite o tempo melhora com aberturas de sol. Risco de temporais na madrugada a manhã no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
Temperatura: com pouca variação devido à cobertura de nuvens.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC.
Fonte: Epagri/Ciram
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Projeto “Um Sonho de Natal” terá início neste domingo em Tangará
Prefeitura de Tangará oferece transporte para provas do Enem neste domingo (28)
SINTE/SC garante na justiça o 1/3 de hora-atividade para todos/as os/as professores
Em mais uma vitória histórica do SINTE/SC, depois de uma longa luta jurídica iniciada em 2011 via ação coletiva ingressada pelo Jurídico do Sindicato, finalmente temos assegurado o 1/3 de hora-atividade como direito de todos/as os/as professores/as vinculados à Secretaria de Educação Estadual - SED/SC e à Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC deu ganho de causa em definitivo ao SINTE/SC, reconhecendo “que a disposição do art. 2º, § 4º da Lei 11.738/2008 (o cumprimento de hora-atividade ao percentual mínimo de 1/3 da carga horária de trabalho) é aplicável a todos os professores/as da Rede Estadual de Ensino, seja para qual turno ou série lecionem, em atenção ao princípio da isonomia que deve imperar no caso” (decisão do e. TJSC).
Saiba mais detalhes sobre a conquista:
?? Qual o impacto imediato dessa decisão?
Com a referida decisão, tanto a SED/SC como a FCEE passam a ter que garantir a todos/as os/as professores/as, inclusive e especialmente àqueles que lecionam por exemplo na educação especial e séries iniciais do ensino fundamental, o direito ao 1/3 de hora-atividade – situação que nunca foi regularmente observada em nosso Estado. E, no entendimento preliminar do SINTE/SC e da Assessoria Jurídica, esse direito também deverá ser assegurado a diversas outras situações, como os docentes que atuam como 2º Professor, Professores de Laboratórios (informática, química, física etc.), Professores do CEDUP e CEJA (inclusive nos CASEPs e unidades prisionais), Professores de Escolas Agrícolas, Educação Indígena e Educação Quilombola e Professores que atuam em outros Projetos/Programas especiais da SED/SC (PENOA etc.).
?? Como o SINTE/SC fará valer essa decisão?
Considerando que a ação coletiva do SINTE/SC já teve o chamado trânsito em julgado, ou seja, está decidida em definitivo e não cabe mais recurso, o Sindicato buscará o imediato cumprimento da decisão, via procedimento judicial próprio, a fim de ver determinado que tanto a SED/SC como a FCEE tomem todas as providências cabíveis para a mais rápida efetivação desse direito.
Inclusive, e até como desdobramento dessa importante vitória, o SINTE/SC também pretende discutir com a SED/SC a necessidade de ampliação do quadro de professores efetivos, por meio de novas chamadas e concursos para o Magistério Público Estadual, bem como procedimentos de ampliação definitiva de carga-horária, até porque o cumprimento da hora-atividade de 1/3 para todos os docentes trará o necessário aumento do quadro de professores e também a reorganização do quadro de pessoal nas escolas.
?? E como fica a questão dos períodos pretéritos, ou seja, do tempo em que esses/as professores/as trabalharam sem 1/3 de hora-atividade? Há direito a valores atrasados?
No caso, a ação coletiva do SINTE/SC também buscava que todo esse período trabalhado a maior fosse pago, retroativamente, na forma de aulas excedentes até dezembro de 2015 (LC nº 1.139/92) e, depois de janeiro de 2016, como aulas complementares (LC 668/15); isso também foi expressamente assegurado pela decisão judicial. Ou seja, todos os/as professores/as que trabalharam sem 1/3 de hora-atividade, isso desde quando esta parte da Lei do Piso passou a ser aplicada (27.04.2011), terão direito ao recebimento de valores atrasados, inclusive com a revisão de proventos para aqueles/as já aposentados/as (incorporação da média das aulas excedentes).
Portanto, essa ação pode assegurar o direito a valores retroativos tanto para os professores que ainda não têm regularmente assegurado o direito ao 1/3 de hora-atividade (aqueles já acima referidos), com o retroativo de todo o período pretérito, como também àqueles professores que até 31.12.2015 somente faziam jus a 20% do período para hora-atividade (séries finais do ensino fundamental e ensino médio), o que somente foi alterado para estes casos pela LC 668/15.
Ainda, importante ressaltar que ficou também assegurada a revisão de proventos, para os professores aposentados durante esse período (desde 27.04.2011 até a LC 668/15), no sentido do eventual direito à incorporação das médias de aulas excedentes devidas e que foram sonegadas nos respectivos períodos.
IMPORTANTE: Por outro lado, até pela sua complexidade, essa medida não poderá ser efetuada de forma imediata, sendo que a decisão judicial prevê uma fase preliminar de liquidação de sentença, porque no presente caso há diversas peculiaridades e questões que devem ser apuradas. Por isso, o SINTE/SC iniciará imediatamente o processo de levantamento de dados e apuração dos valores/cálculo-base de cada um dos/as filiados/as beneficiários/as da ação, a partir de documentação e dados que deverão ser fornecidos pela SED/SC, FCEE e IPREV.
Desdobramentos imediatos dessa nova vitória do SINTE/SC são os seguintes:
- Sobre os efeitos futuros, o SINTE/SC buscará assegurar imediatamente o cumprimento do 1/3 de hora-atividade para todos os/as professores/as da Rede Pública Estadual), já para o próximo ano letivo;
- Para os valores atrasados, haverá uma prévia fase de liquidação (apuração dos valores devidos a cada trabalhador/a), desde o início da aplicação da Lei do Piso (27.04.2011) até sua efetiva implantação. Todas as medidas cabíveis serão tomadas pela Assessoria Jurídica do SINTE/SC. Por enquanto, necessário apenas o envio dos seguintes documentos:
1 - Procuração assinada pelo filiado/a ou herdeiros/as (disponível https://www.sinte-sc.org.br/Default/Central_Conteudo), bem como cópia do RG, CPF, comprovante de residência e certidão de óbito do servidor/a falecido/a, sendo o caso;
2 - Pedido de assistência judiciária assinado pelo filiado/a ou herdeiros/as as (disponível https://www.sinte-sc.org.br/Default/Central_Conteudo).
Reafirmamos que o SINTE/SC continua firme a atuante em defesa de todos/as os/as trabalhadores/as da educação, e permanecemos à disposição para quaisquer outras informações e encaminhamentos.
Fonte: Sinte SC
Previsão do Tempo para este Final de Semana
Sexta-feira (26/11):
Tempo: encoberto com chuva no período da madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol a partir da divisa com o RS.
Temperatura: em elevação e com diminuição mais acentuada à noite.
Vento: noroeste passando a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sábado (27/11):
Tempo: mais nuvens com chuva isolada no início do dia no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, mais nebulosidade nas primeiras horas do dia com sol no decorrer do período.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.
Domingo (28/11):
Tempo: mais estável com sol entre nuvens no decorrer do período.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado..
Fonte: Epagri/Ciram
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Inscrições para os concursos para decoração natalina de casa e comércio terminam dia 28 de novembro
SINTE/SC realiza avaliação e planejamento sobre a saúde do trabalhador e trabalhadora para 2022
Na noite da última sexta-feira, (19/11), o SINTE/SC, juntamente com o seu Grupo de Trabalho (GT) da Saúde do Docente, realizou uma importante avaliação e planejamento para 2022. A avaliação contou com a presença de representantes das regionais sindicais do SINTE/SC, que através de atividades relataram como está a saúde dos/as trabalhadores/as.
O Secretário de Saúde do Trabalhador/a do SINTE/SC, Evandro Accadrolli, destacou os desafios. “As nossas pesquisas e processos de escutas realizados na área da saúde, revelaram a gravidade em relação ao adoecimento dos nossos docentes. Os números apresentam uma realidade dura e que temos muitas coisas para lutar, dentre elas, exigir do governo responsabilidade com as condições de trabalho, políticas públicas e políticas de saúde, inclusive os planos de saúde, especialmente para nossos ACTs”, destaca Evandro.
O SINTE/SC vai acompanhar e exigir dos órgãos competentes providências e que seja garantido o direito a saúde e melhores condições de trabalho. Sabemos que com valorização e condições adequadas de trabalho podemos prevenir muitas doenças ligadas diretamente a profissão de docente.
“Elaboramos a proposta dos RASTRAS e iniciamos a escolha desses representantes em cada escola, ou seja, demos a arrancada de um novo processo que esperamos traga bons resultados no curto, médio e longo prazo”, explica Evandro as ações desenvolvidas pelo sindicato.
A apresentação da pesquisa está disponível no Facebook e YouTube do SINTE/SC, em que foi debatido sobre os resultados da pesquisa e as consequências do adoecimento dos profissionais para a qualidade da educação.
O SINTE/SC segue em luta na defesa da vida, na busca de melhores condições de trabalho para toda categoria.
Fonte: Sinte SC
OMS teme covid no carnaval, reforça o uso de máscaras e receia força da ‘quarta onda’
Previsão do Tempo para esta Quinta-feira
Tempo: sol com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, a chuva ocorre à noite. No Planalto Norte e Litoral Norte, a condição de chuva é menor.
Temperatura: mais elevada.
Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema: alta pressão com centro sobre o oceano, e aproximação de uma nova frente fria ao Sul do Brasil.
Fonte: Epagri/Ciram
terça-feira, 23 de novembro de 2021
Polícia Militar e Prefeitura de Tangará informam que trânsito será interditado a partir desta quarta-feira ... veja quando e onde:
SINTE/SC conclui Seminário de Formação de 2021
No último final de semana (20 e 21/11), foi encerrado o Seminário de Formação do SINTE/SC de 2021. A atividade envolveu os participantes da formação deste ano e diretores das regionais do SINTE/SC que encerraram esta etapa de formação marcado pelo debate de educação, desafios e resistência.
O Secretário de Formação do SINTE/SC, Aldoir Kraemer, destacou que o seminário foi um momento muito importante para todos os formandos/as. “Quem esteve presente em todas as etapas participou das atividades em oito sábados, dedicados à formação política sindical e pedagógica desse projeto de formação do SINTE/SC. Nós superamos todos os obstáculos e conseguimos chegar juntos no dia da formatura, este momento foi muito importante para todos nós”, destaca o secretário.
Na atividade do Seminário de Encerramento uma palestra do Anderson Lima - “Desafios Políticos, Educacionais e Pedagógicos para uma formação crítica emancipatória que humaniza, em um mundo cada vez mais desumano”. A atividade foi aplaudida por todos os trabalhadores e trabalhadoras que estavam presentes, abrindo espaço para outros debates no futuro.
O Coordenador Estadual do SINTE/SC, Luiz Carlos Vieira, avaliou que o Seminário foi positivo. “Nós sabíamos que seria um desafio estar presentes em todos os sábados e ainda entregar um trabalho final, mas nós conseguimos cumprir mais essa etapa de formação do SINTE/SC. O desafio agora é multiplicar esses conhecimentos, que foram adquiridos na formação, para outras pessoas. O SINTE/SC continua na luta, pois ela é o que nos move”, finalizou Vieira.
No domingo a atividade foi encerrada com a formatura e entrega dos certificados aos participantes da Formação do SINTE/SC, que contou com a presença de algumas lideranças políticas e sindicais.
Fonte: Sinte SC