terça-feira, 9 de novembro de 2021

Bombeiros de Tangará já capturaram 12 cobras próximo a residências neste ano


Elevação da temperatura, construções próximas à região de mata e destruição do habitat natural são fatores que ajudam a explicar, segundo especialistas, as aparições de serpentes em áreas urbanas das cidades de Santa Catarina.






Em Tangará neste ano de 2021, os bombeiros já capturaram 12 cobras, entre elas, espécies como cascavel e jararaca. No ano passado foram cerca de 6 serpentes, porém nos últimos tempos observa-se que as pessoas estão acionando mais o socorro para a captura de certos animais, que surgem nas residências.

Nos últimos dias, uma jararaca albina e outra serpente da mesma espécie, mas de tamanho raro, foram capturadas dentro de casas em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. Uma cobra-coral verdadeira também foi encontrada próximo de um gato de estimação em uma casa em Ibirama, no Vale do Itajaí. Um dia depois, na mesma região, outra coral foi capturada no pátio de uma residência em Timbó.

Segundo o biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Christian Raboch, no Brasil há cerca de 400 espécies de serpentes e 15% delas são peçonhentas.

De acordo com o biólogo e professor universitário Jackson Preuss, quando o encontro entre serpentes e seres humanos acontece, pode trazer impacto negativo para ambos. Ele afirma que as serpentes normalmente não atacam, elas se defendem.


O que fazer em caso de picada?

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

• Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
• O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
• A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
• É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.


Onde ligar

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental (190);

Em caso de acidente com serpente, entre em contato com os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.


Importância das serpentes no ecossistema

As cobras são importantes predadores no ecossistema e fazem o controle de roedores. A eliminação deste tipo de animal, segundo os biólogos, causaria um impacto muito negativo na dinâmica dos ecossistemas.

Além disso, as serpentes também são reconhecidas como importantes fontes de pesquisa.

“Foi criada do veneno das jararacas o remédio mais utilizado no mundo de combate à hipertensão. A partir do veneno da cascavel foi criada uma cola biológica usada em cirurgia e um anestésico dez vezes mais potente que a morfina”, disse Raboch.


Fonte: Jornalismo Rádio Tangará, 
com informações do G1
Foto: Divulgação Bombeiros de Tangará

Nenhum comentário:

Postar um comentário