quarta-feira, 2 de maio de 2018

REGIÃO: Casal de Caçador completa prova do Ironman

“A sensação de completar uma prova dessa magnitude é inexplicável”


Quando iniciou uma vida atlética mais intensa, em 2016, o casal Josiane Nava, 34, e Marcos Teixeira, 40, não imaginava chegar tão longe. Dois anos depois, eles disputaram o Ironman, o sonho de todo triatleta. A prova reuniu milhares de competidores no último dia 22 de abril, em Florianópolis.

Resumidamente, o Ironman é uma prova que reúne três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. Neste caso, a prova em questão foi o Iroman 70.3, com 1,9km no mar, 90 km de bike e 21km de corrida. Maior que essa prova apenas o Ironman Full em que o percurso é o dobro.
Segundo Josiane e Marcos, completar uma prova dessa magnitude não é tarefa fácil. Para vencer o desafio, o casal adotou uma rotina de treinos intensos em Caçador. Desde 2016, eles já haviam disputado algumas provas de triathlon, mas nada comparado ao Iroman.
“Nossa rotina de treinos mudou por completo quando decidimos realizar esse sonho. Contratamos um treinador de Florianópolis que nos passava o treinamento por aplicativo de celular. Foram atividades intensas de quatro e cinco horas quase que diárias. A superação de limites começou já na preparação, meses antes da prova”, conta Marcos.
Auxiliados por um técnico de Florianópolis, que passava a rotina de treinos por aplicativo de celular, o casal conseguiu chegar a um bom nível de preparo físico, além do equilíbrio emocional para resistir ao Ironman.
A prova
Em Florianópolis, a prova largou na praia dos Ingleses com a natação. O mar agitado foi um desafio ainda maior para Josiane, que precisou superar o medo dessa etapa da prova. Depois, no ciclismo, foi a hora de pedalar forte, mas também para admirar as belas paisagens da Ilha de Santa Catarina.
Por fim a corrida até cruzar a linha de chegada. Marcos finalizou a prova com o tempo de 5h05. Josiane cravou 5h46. Outro caçadorense que venceu o Ironman foi Jackson Bernardi com o tempo de 5h55.
“ir além de seus limites é algo divino”
“O dia estava lindo, com sol forte, mas nada que toda a adrenalina não ajudasse a superar mais essa dificuldade. A sensação de completar uma prova dessa magnitude é inexplicável, a sensação de superação é indescritível e saber que você pode ir além de seus limites é algo divino”, avalia Josiane.

Mais desafios
Agora, o objetivo do casal é continuar treinando as três modalidades, melhorar o tempo no triathlon olímpico e quem sabe realizar um segundo meio Ironman no próximo ano.

“E almejamos também completar um Ironman Full, mas isso será futuramente, com tempo suficiente para treinamento, visto que a distancia é nada mais nada menos que o dobro do que acabamos de fazer”, finaliza Marcos.  
Vale lembrar que o casal concilia os treinos com o trabalho na rede de panificadoras da família.

Caçador Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário