terça-feira, 24 de março de 2020

Campos Novos monta barreiras sanitárias no acesso à cidade

Servidores municipais já agilizam a montagem das barreiras
Mais uma ação preventiva no enfrentamento ao COVID-19, o novo Coronavírus, foi adotada pela Administração Municipal de Campos Novos em conjunto com o setor de Segurança Pública. Na manhã desta terça-feira, 24/03, com o objetivo de controlar a entrada no perímetro urbano do município, teve início o fechamento de três dos cinco trevos de acesso à cidade, em dois deles vão ser montadas barreiras sanitárias.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Vilmar Antônio Ferrão Júnior, os dois principais acessos, os trevos da Copercampos (na BR-282) e da Gerwal (na BR-470), contarão com a presença de um Policial Militar, um membro da Guarda Patrimonial e um Agente de Saúde. “Vai ser realizado um questionário rápido apenas para identificar e termos o controle das pessoas que estão circulando pela cidade”, afirma o Secretário.

Neste questionário, as perguntas buscam por informações que podem facilitar na detecção de casos suspeitos do COVID-19, e ainda orientar as pessoas nos cuidados neste período de quarentena. Perguntas como: quem é; quanto tempo irá permanecer; teve contato com alguém que esteve doente; apresenta algum sintoma; orientações para evitar contato com crianças e idosos; evitar aglomerações; além de outras recomendações do Ministério da Saúde.  

O direito de ir e vir está na Constituição Federal e nenhum município pode impedir que assim o faça. Esta medida que está sendo adotada em Campos Novos tem respaldo jurídico e busca dar mais tranquilidade à população. “A título de informação, ninguém está bloqueando o direito de ir e vir, é um direcionamento de fluxo, vindo ao encontro às exigências por parte do Ministério Público, que nos incumbiu de realizarmos iniciativas que detectem e controlem a contaminação do Coronavírus no município”, esclareceu Ferrão.

Outras cidades já adotaram essa medida, que preza pela segurança e conscientização das pessoas num momento de combate à pandemia do COVID-19 que assola a população mundial.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário